Mapeamento de Processos | Redução de 75% das dívidas em 3 semanas
Mapeamento de Processos | Redução de 75% das dívidas em 3 semanas
Uma empresa de zincagem, apesar de estar no mercado há mais de 23 anos, havia passado há pouco tempo por um processo sucessório e se encontrava com inúmeros problemas relacionados à gestão do negócio, que acarretavam em atrasos na entrega dos produtos e em dívidas com instituições financeiras e fornecedores. Em um primeiro contato com a Diretoria de Negócios da Dinâmica Consultoria, os empresários relataram que a empresa acumulava cerca de R $20.000,00 em dívidas mensais e que as entregas dos pedidos chegavam a atrasar em até 30 dias após os prazos definidos com os clientes. De acordo com os empresários, outras consultorias já haviam sido realizadas no local por empresas seniores, mas nenhuma delas havia trazido grandes resultados. Dessa forma, o projeto contratado pela Dinâmica Consultoria era voltado para a área de Mapeamento de Processos e envolvia três principais aspectos: mapeamento de processos da empresa, otimização e criação de instruções de trabalho.
Durante o mapeamento de processos dos setores produtivo e administrativo da empresa, a equipe do projeto percebeu que os principais problemas se encontravam neste último setor, já que grande parte dos processos do setor produtivo envolvia o manuseio de produtos químicos e, por este motivo, devem seguir normas específicas. Viu-se, primeiramente, a necessidade de criar métodos para a manutenção de um registro histórico das atividades da empresa, haja vista que os responsáveis dispunham de pouquíssimas informações para auxiliá-los em suas tomadas de decisão. Os consultores desenvolveram, portanto, com base em princípios da gestão à vista, ferramentas que possibilitaram um melhor controle e monitoramento da produtividade dos funcionários e um melhor controle do fluxo de caixa da empresa.
Uma das ferramentas criadas foi uma planilha de programação da produção e controle de pedidos. Antes do projeto, diversos pedidos eram executados ao mesmo tempo, o que causava um grande cruzamento de tarefas, divergindo o foco em alguma atividade e, consequentemente, muitos atrasos. Com a aplicação das melhorias propostas a empresa passou a manter um maior controle dos pedidos e conseguiu eliminar todos os atrasos nas entregas dos produtos finalizados.
O controle financeiro da empresa, por sua vez, foi aprimorado através da criação de uma planilha de fluxo de caixa. Aliando o uso da planilha de fluxo de caixa e a de controle da produção, os empresários conseguiram eliminar quase todas as suas dívidas em menos de três semanas após o término do projeto. De acordo com a responsável pelo setor administrativo, as pendências financeiras que antes alcançavam R$20.000,00 mensais, passaram a ser de aproximadamente R $5.000,00. Uma redução de cerca de 75% das dívidas da empresa em apenas três semanas após a finalização da consultoria.
Após a etapa de otimização, foi elaborada uma instrução de trabalho para cada cargo, já considerando as melhorias propostas. Através desta documentação de todos os processos, os novos funcionários poderão aprender suas funções mais rapidamente e a empresa conseguirá suprir a demanda de seus clientes.
Por fim, em cerca de vinte dias após a consultoria, a empresa de zincagem obteve um retorno quase seis vezes maior que o valor investido no projeto e passou a receber inúmeros elogios de seus clientes por conseguir entregar os pedidos no prazo correto. Além disso, de acordo com estimativas da responsável pelo setor administrativo, após muito tempo no vermelho, a empresa passará a dar lucro no mês seguinte à finalização do projeto. Fazendo uma projeção para o restante do ano, a empresa poderá ter um retorno de cerca de R $80.000,00.





