Unboss: E se você trabalhasse sem chefe?
Unboss: E se você trabalhasse sem chefe?
Você já ouviu falar sobre o conceito de “unboss”? Traduzindo ao português, o termo significa “sem chefe”. Ou seja, aborda a temática de empresas mudarem sua forma tradicional de trabalho, tornando a sua hierarquia mais horizontal.
Com ela, o nível dos cargos é igualado, e com isso, as relações aproximadas. Isso faz com que surja maior abertura entre todos para que se comuniquem, troquem ideias e experiências.
A imagem de um superior já não é mais de alguém que sabe de tudo e dá ordens a todos, mas sim de alguém humanizado, que também comete seus erros e tem suas vulnerabilidades e que está sempre disponível, trabalhando em conjunto com o time para que cresça juntamente a ele.
Não apenas estar disponível, é também papel desse gestor engajar e acompanhar os colaboradores. Assim, a estimula todos a seguirem um propósito compartilhado, para que juntos consigam atingi-lo.
E, mesmo não tendo a tradicional hierarquia vertical, pode-se também observar crescimento profissional nessa estrutura. Isso porque as oportunidades de crescimento nesse contexto são observadas no intercâmbio entre os setores da empresa.
Afinal, setores podem funcionar como universos diferentes. Ao navegar entre eles, são formados profissionais completos com uma grande diversidade de conhecimento adquirido, não apenas trocando de níveis numa mesma área de domínio.
Além disso, o conceito dá forte incentivo à autonomia de cada colaborador. Isso acaba fazendo com que seja desenvolvido ou até ressaltado em cada um a curiosidade de instigar e ir atrás de tomar atitudes buscando resultados.
Com isso, entende-se que é uma mudança de cultura que carrega também muita responsabilidade. Afinal, é depositada em cada um confiança por parte dos superiores.
É justamente essa responsabilidade e confiança que, além da própria motivação por parte do gestor, incentivam a proatividade e o empoderamento dos colaboradores. Isso porque é gerado um sentimento de pertencimento que desperta maior vontade e disposição para executarem suas atividades para que se alcancem os melhores resultados.
Essa autonomia também oferece a eles a possibilidade de trabalhar da que considerar ser a melhor forma, fazendo seus horários e realizando suas atividades como melhor se adaptar.
Assim, é ressaltada uma ideia muito presente no conceito de unboss: não importa o local ou o tempo trabalhado, o que realmente vale são a performance e rendimento do colaborador, e claro, os resultados alcançados. Porque afinal de contas, o que ficará é o objetivo atingido, não é mesmo?
Mas, é fato que a implantação dessa cultura não é tarefa fácil. Afinal, a mudança na estrutura organizacional e consequentemente no comportamento de cada colaborador não acontece de uma hora para a outra.
Para isso, é extremamente importante ter treinamentos e conversas, tanto com líderes quanto com colaboradores no geral, para que entendam o propósito dessa mudança. Além disso, para que tudo seja realizado de forma confortável, é essencial que também haja na empresa a cultura de feedbacks e avaliações por todos.
Assim, a imagem de chefe é desfeita e é entendido que estão situados em um ambiente de crescimento coletivo, onde todos têm pontos de melhoria e também de destaque, que são reconhecidos, seja pelo gestor ou pelo colega de trabalho.
Além disso, é essencial que seja construído um ambiente que dê muito incentivo à comunicação, deixando claro que há abertura para que todos deem opiniões e sugestões, de forma que se sintam seguros e sem receio de fazer isso.
Fica então claro que, com a implantação dessa cultura é desenvolvido um ambiente de trabalho saudável, que engaja e motiva os colaboradores a darem o melhor de si para que atinjam os melhores resultados. E também, faz com que a empresa seja um ambiente aberto e comunicativo, criando profissionais cada vez mais desenvolvidos.
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui para conferir outros deles que a Dinâmica oferece para você!
E claro, não deixe de conferir nossos serviços para juntos podermos encontrar uma solução para as necessidades de sua empresa. Entre em contato!
Por: Caroline Costa





