Como o Mapeamento de Processos pode mudar a qualidade do serviço da sua empresa
Como o Mapeamento de Processos pode mudar a qualidade da serviço de sua empresa
O Mapeamento de Processos tem como principal objetivo mapear as atividades desenvolvidas a fim de padronizar os processos e organizar a forma como a empresa trabalha. É uma das soluções inovadoras. Podendo traçar novas estratégias através de análise das suas atividades, analisando cada elemento que faz parte desse processo, como quem realiza a tarefa, como é realizada e em qual momento deve ser realizada.
O que é o mapeamento de processos?
O mapeamento de processos é uma técnica que tem como principal objetivo padronizar e organizar a forma como a empresa trabalha, tornando compreensível todas as etapas de um fluxo de trabalho. Possibilitando a identificação de possíveis gargalos e pontos de melhoria, além de ajudar a identificar oportunidades de automação.
Como funciona o mapeamento de processos?
Existem várias maneiras de realizar o mapeamento de processos, mas a ideia geral é documentar o fluxo de trabalho de uma atividade ou processo. Geralmente é feito por meio de diagramas de fluxo, que mostram cada etapa do processo, as decisões que precisam ser tomadas e as entradas e saídas em cada estágio, o mapeamento também determina responsáveis e pode levantar otimizações para eliminar atividades que não agregam valor (NVA's). Os diagramas de fluxo são geralmente criados com o uso de softwares especializados, como o Bizagi ou o Heflo, na linguagem BPM. Podem também ser criados em papel ou em quadros brancos. Uma vez que o fluxo de trabalho é documentado, ele pode ser analisado para identificar pontos problemáticos e oportunidades de melhoria. Aqui você pode ver mais sobre os cases de sucesso realizado em uma empresa voltado para o mapeamento de processos!
Quais são os benefícios do mapeamento de processos?
- Primeiramente, com os processos mapeados, será possível contribuir para uma melhor execução das atividades executadas.
- Identificação de gargalos e possíveis erros operacionais que podem gerar atrasos e comprometer o padrão qualidade esperado.
- Otimização de processos, ao entender como as atividades são realizadas, a empresa pode identificar oportunidades para reduzir o tempo necessário para concluir tarefas ou eliminar etapas desnecessárias.
- Elimina a falta de comunicação entre setores.
- Melhoria da qualidade, ao documentar e analisar os processos, a padronização ajuda a diminuir o gap de aprendizado dos colaboradores e auxiliar nos treinamentos.
- Redução de custos, ao otimizar os processos, a empresa pode reduzir os custos associados à realização de atividades e tarefas.
Conclusão
O mapeamento de processos é uma ferramenta valiosa para empresas que buscam melhorar sua eficiência e reduzir custos. Ao documentar e analisar os processos, a empresa pode identificar áreas de melhoria e desenvolver estratégias para otimizar seu fluxo de trabalho, com isso podendo eliminar os imprevistos, pois através desse mapeamento podemos passar para novos funcionários o verdadeiro fluxo e passo a passo das atividades. Se você ainda não está utilizando essa técnica em sua empresa, é hora de começar, entre em contato conosco.





