Plano de Negócios | De 6% de Prejuízo a 40% de Lucro

abr. 01, 2020

Plano de Negócios | De 6% de Prejuízo a 40% de Lucro

O projeto de Plano de Negócios consegue fornecer ao empreendedor o alicerce necessário para iniciar seus investimentos. Ele é dividido em três frentes: a Operacional, a Financeira e a de Marketing. Desse modo, cada uma dessas frentes tem papel fundamental durante todo o decorrer do processo de desenvolvimento do empreendimento.

No case que vamos apresentar, a cliente mantinha como um hobby a produção artesanal de cadernos básicos até planners e álbuns. Devido ao grande crescimento das vendas, esse hobby passou a tomar todo seu tempo, chegando ao ponto que decidiu começar a empreender em seu negócio. Porém, a rotina começou a ficar desgastante e a mesma sentiu a sobrecarga, já que realizava todos os processos, desde a produção até o financeiro.

Os problemas enfrentados pela cliente variavam desde o retrabalho na compra dos materiais necessários e na produção, até despesas geradas pela precificação incorreta do produto.

Dessa forma, ela nos contratou com o objetivo de organizar toda a sua parte processual e financeira. Assim, foi desenvolvido o projeto de plano de negócios que atuou em duas das três frentes existentes no plano de negócio: a frente operacional e a financeira.


Vídeo “Case de Sucesso - Mbô | Papelaria criativa":



Frente Operacional



Usando a metodologia do Design Thinking, a qual o foco é totalmente voltado ao cliente, a primeira etapa consistiu em entender os desejos da nossa cliente. Sendo assim, foi definida a melhor forma de atender suas expectativas com as entregas do projeto.

Com isso, iniciou-se a realização do plano operacional. Com o design dos processos, foram desenhadas as atividades produtivas de forma a otimizar e organizar as operações e eliminar etapas que não agregavam valor. Utilizou-se ferramentas como o fluxograma e o SIPOC para auxiliar no detalhamento do processo e visualização das entradas e saídas de forma clara.

Após o detalhamento do processo, uma ordem de produção foi estruturada para que seus processos pudessem estar organizados. Logo em seguida, foi entregue um quadro Kanban adaptado ao estilo e gosto da cliente. Com ele, pode-se obter o controle dos seus pedidos, o que facilitou a visualização do andamento do mesmo.

Finalizando a etapa do plano operacional elaboramos uma planilha de lista de compras automatizada com a metodologia de checklist. Dessa forma, possibilitando o planejamento da cliente em relação a compra de materiais, o que era um problema enfrentado anteriormente.


Frente Financeira


Partindo para a frente financeira, pensando no controle de gastos com a compra de materiais, adicionamos, na mesma planilha de lista de compras citada anteriormente, uma aba onde a cliente conseguisse parametrizar e controlar todos os seus gastos. A partir do momento que é dado um  “check”, já é calculado, automaticamente, o valor que será gasto em determinada compra, gerando um PDF e possibilitando a impressão da lista.

Logo após, foi realizado o cálculo do custeio, o que tornou possível a elaboração da precificação dos produtos. Esta precificação foi realizada através do custo da produção, das taxas de venda e da taxa de markup. Com isso, todos esses cálculos foram elaborados em uma planilha específica para a etapa, automatizando a precificação e possibilitando a definição da margem de lucro que a cliente gostaria de obter.

Ainda no desenvolvimento da frente, percebeu-se que a cliente precisava de uma solução para auxiliar no controle de fluxo de caixa da empresa. Para isso, foi sugerido o uso de um sistema financeiro que, além de oferecer esse controle, gera relatórios e análises de resultados.


Resultados obtidos


As padronizações e otimizações realizadas nos processos e atividades da empresa resultaram na diminuição dos retrabalhos e tempos de produção. Dessa forma, a produtividade foi elevada e o tempo de envio dos pedidos reduzido. Isto resultou no aumento do grau de satisfação dos clientes com a empresa.

Satisfeita com as ferramentas entregues a ela, a cliente passou a divulgar toda a sua forma de organização cotidiana nas redes sociais. Essas postagens, juntamente com as ferramentas desenvolvidas pela Dinâmica, fez com que o público de sua rede social passasse a enxergar a empresa como uma marca extremamente estruturada e confiável.

Em referência aos resultados do plano financeiro, por meio das entregas realizadas, a cliente é capaz de planejar os custos mensais das matérias primas necessárias para a produção e controlar o fluxo de caixa. Além disso, através do custeio dos produtos juntamente com as precificações, o empreendimento transformou o prejuízo de 6% diários que tinha em um lucro superior a 40% ao dia. Outros fatores que influenciaram nesse resultado foram as medidas adotadas no plano operacional que possibilitaram a diminuição do retrabalho e aumento da produtividade.

Diante dos resultados obtidos, o projeto da Dinâmica ainda se enquadra em um dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estruturados pela ONU, o objetivo número 8. Causamos impactos tanto para nossos clientes, quanto para o mundo.Parágrafo Novo

Por Enzo Rabassi 17 abr., 2024
Criando um Ambiente de Trabalho Vibrante: Maximizando a Experiência do Colaborador pós-pandemia. A experiência do colaborador é um fator de suma importância para a prosperidade de uma empresa. Quando um funcionário tem uma boa experiência no trabalho, ele é mais produtivo, engajado e comprometido com os objetivos da organização. Com isso, a experiência do colaborador está diretamente relacionada à retenção de talentos , crescimento e prosperidade da empresa. O que é Resumidamente é como o colaborador enxerga a ambientação do local de trabalho, cultura da empresa , relacionamento com os colegas e dos benefícios oferecidos pela organização. Sendo assim cada colaborador possui sua visão particular desses fatores. Uma boa experiência do colaborador começa desde o processo de recrutamento e seleção. A empresa deve ser transparente sobre as expectativas do cargo , os benefícios oferecidos e as oportunidades de crescimento na organização. Durante o período de integração, é importante que o novo funcionário se sinta acolhido e que tenha acesso às informações necessárias para desempenhar suas funções. Outro fator crucial é o ambiente de trabalho , onde a empresa deve priorizar o conforto e proporcionar boas condições para seus colaboradores. Além disso, é essencial cultivar uma cultura inclusiva , que celebre a diversidade e respeite as diferenças individuais. A comunicação desempenha um papel fundamental na experiência do colaborador . A empresa deve manter canais abertos de diálogo, incentivando os funcionários a expressarem suas opiniões e sugestões. Além disso, é importante que haja um feedback constante sobre o desempenho dos funcionários, reconhecendo seus sucessos e apontando oportunidades de crescimento. Quais são as dores quanto as colaboradores pós pandemia No mundo pós pandêmico vimos que o trabalho híbrido veio para ficar, onde cada vez mais os empresários e colaboradores estão dispostos a realizar suas atividades e responsabilidades de forma online, seja uma reunião, processo seletivo, treinamento de uma equipe ou até celebrações, tudo à distância. Com isso veio uma necessidade de uma determinada autonomia do colaborador, ele entender que suas entregas são de sua responsabilidade, ter uma noção de um auto trabalho para com a equipe e devido a grande rotatividade de modalidades de trabalho a experiência do colaborador acaba ficando de lado o que faz com que o colaborador fique desmotivado para realizar suas tarefas fazendo com que o rendimento de tal fique defasado resultando em um impacto negativo para todo o ciclo da empresa desde a equipe ao produto final, sendo de suma importância o empregado analisar e cuidar minuciosamente do tratamento e treinamento desse colaborador por meio de uma experiência do colaborador Como funciona um projeto de Experiência do Colaborador da Dinâmica? No decorrer do projeto serão coletados indicadores como, por exemplo, o e-NPS ( Employee Net Promoter Score ) que exprime o grau de satisfação dos funcionários com a experiência proporcionada pela empresa. Assim, a partir dessas métricas e da pesquisa de clima organizacional, será possível entender quais aspectos da jornada do colaborador devem ser melhorados para que os funcionários desenvolvam as suas atividades com mais plenitude. Por fim, as melhorias levantadas serão padronizadas e documentadas para que se tornem um processo contínuo na cultura da empresa . Como exemplo uma entrega realizada pela dinâmica feito para uma organização que atua na área de saúde ocupacional realizando exames admissionais, periódicos e demissionais onde a insatisfação dos funcionários implicava diretamente na insatisfação dos clientes da empresa. Em um período de dois meses pós-projeto, o crescimento obtido no NPS foi de 10,45% quando comparado com a do início da consultoria, obtendo uma nota 74 de satisfação dos clientes. Além disso, ao comparar o desempenho da empresa inserido no cenário brasileiro, a organização está entre as melhores do seu setor, sendo 9,98% acima da média nacional. Portanto, o sonho inicial do cliente de se tornar uma empresa referência no ramo de saúde ocupacional está sendo concretizado graças a experiência do colaborador e o trabalho da equipe harmoniosa . As vantagens As vantagens de uma boa experiência do colaborador são diversas e podem ser observadas em diferentes áreas da empresa. As principais vantagens são: Maior produtividade Funcionários que têm uma boa experiência no trabalho tendem a ser mais produtivos . Eles se sentem motivados a fazer o melhor e se comprometem com os objetivos da empresa. Isso resulta em uma maior eficiência e qualidade na execução das tarefas. Engajamento Quando um funcionário tem uma boa experiência no trabalho , ele se sente mais conectado com a empresa. Ele se identifica com a cultura organizacional , a missão e os valores da organização . Esse engajamento é importante para a criação de um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo. Retenção de talentos Funcionários que têm uma boa experiência no trabalho tendem a permanecer mais tempo na empresa. Eles se sentem valorizados e reconhecidos e têm menos motivos para buscar outras oportunidades. Isso é importante para a estabilidade e crescimento da empresa . Redução de custos A retenção de talentos também tem um impacto positivo nos custos da empresa. Quando um funcionário deixa a empresa, é preciso investir tempo e recursos para contratar e treinar um novo colaborador. Além disso, a rotatividade pode afetar a qualidade do trabalho e a produtividade da equipe. Melhoria da imagem da empresa Empresas que investem na experiência do colaborador tendem a ser vistas como empregadores atraentes e responsáveis. Isso pode atrair novos talentos e contribuir para a construção de uma imagem positiva da empresa junto ao mercado. Por que fazer o projeto na empresa Além de proporcionar um ambiente de trabalho agradável , com isso a empresa atenderá melhor às necessidades dos seus colaboradores , retendo mais talentos e aumentando o nível produtividade de seus funcionários. Consequentemente, taxas como o de absenteísmo e de rotatividade de funcionários tendem a cair, trazendo mais estabilidade no quadro de funcionários que compõem a empresa. Além disso, com essas iniciativas, a satisfação dos colaboradores tende a aumentar. Isso tornará propício para que a empresa seja certificada como uma Great Place To Work , o que contribuirá para que a mesma tenha uma imagem positiva perante o mercado. Conclusão Em resumo, a experiência do colaborador é fundamental para o sucesso de uma empresa, ainda mais depois do processo conturbado após a pandemia. Uma boa experiência do colaborador está diretamente ligada à produtividade , ao engajamento e ao comprometimento com os objetivos da organização. Por isso, é importante que as empresas invistam em um ambiente de trabalho agradável , uma cultura inclusiva , comunicação efetiva e benefícios que valorizam seus funcionários. Entre em contato conosco para que possamos proporcionar o melhor para sua empresa!
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