Mapeamento de Processos | ROI de 1646%

abr. 02, 2020

Mapeamento de Processos | ROI de 1646%

Como impedir altos índices de retrabalho? Os membros da empresa estão alocados devidamente em suas atividades? Estas são realizadas de maneira padronizada? Estão atingindo os objetivos esperados? Essas e muitas outras dúvidas permeavam a gestão até o início da prática abordada neste caso. Resumidamente, não se sabia ao certo quais processos estavam sendo realizados, quando e nem quem eram os responsáveis pelo cumprimento. Diante dessa realidade, a solução encontrada foi a organização e mapeamento dos processos, além do desenvolvimento de uma metodologia onde fosse possível avaliar e mensurar o seu cumprimento e a estruturação da gestão interna.

Uma empresa que não tem seus métodos de trabalho bem definidos certamente estará sujeita a falhas durante a execução do processo. Isso ocorre devido à falta de conhecimento e padronização que podem se tornar cruciais em uma organização, podendo gerar altos índices de retrabalho e custos desnecessários.

Após várias dificuldades desde a sua fundação, buscou-se alcançar uma estruturação interna em relação a sua forma de gestão, entretanto, com o passar dos anos percebeu-se que apenas realizar as atividades não era suficiente. A falta de documentação e padronização passaram a prejudicar os processos. Sem estas práticas, percebeu-se que a empresa estava atingindo um ponto de descontrole, onde não havia conhecimento se o que estava sendo realizado era efetivo e agregava valor à organização.

Sem possuir registros da forma como os processos deveriam ser realizados, a empresa estava com vários problemas: altos níveis de retrabalho, alocação de membros de maneira inadequada, processos sem padronização e havia a incerteza se as atividades estavam atingindo os objetivos esperados. Muitas vezes, o diretor alocava um número aleatório de pessoas, sem embasamento, e isso prejudicava os membros e a qualidade da tarefa executada.

Além disso, era realizada uma rotatividade para que os membros conhecessem um pouco de cada atividade. Dessa forma, os colaboradores muitas vezes não tinham know how suficiente para executar uma atividade pela primeira vez. Acrescido à desorganização dos processos, essa falta de conhecimento contribui para essa “confusão processual”. Não havia nada que indicasse quais etapas seguir, o que era necessário para sua execução e até mesmo qual era a finalidade do processo.

Em linhas gerais, todas essas inconformidades prejudicavam o tempo de realização. Os maiores agravantes eram as falhas de planejamento da gestão para execução dos processos e a falta de conhecimento dos responsáveis pelas atividades, ocasionando uma grande centralização de informações e altos índices de dependência dos líderes para o desenvolvimento do processo.

Frente às dificuldades, percebeu-se a necessidade de organizar e padronizar os processos de todas as diretorias, de modo a auxiliar durante a execução e garantir que, independentemente de quem fosse o responsável, esta seria feita de forma padronizada. A diretoria de Qualidade foi a responsável por realizar esses mapeamentos dos principais processos de todas as diretorias. Em seguida, os assessores, com o auxílio dos diretores, descreveram como eram realizadas as principais práticas da diretoria. Cada processo tinha seu respectivo fluxograma, inputs e outputs e uma descrição geral para deixar bem claro a qualquer funcionário a sua respectiva função na empresa.

A proposta deste mapeamento era, além de melhorar a gestão do conhecimento sobre os processos, diminuir o tempo de execução dos mesmos e padronizá-los. A diretoria de Recursos Humanos da empresa passou a disponibilizar estes processos mapeados como instruções de trabalho para trainees e novos funcionários da empresa para que estes já ingressarem informados e capacitados. Além do mais, com o mapeamento foi possível identificar pontos de melhoria e gargalos no processo que, aplicando o ciclo PDCA, puderam ser melhorados e aperfeiçoados.

De modo a validar o cumprimento dos processos, começaram a ser realizados os monitoramentos, na qual, a diretoria de Qualidade enviava mensalmente um questionário online para cada diretor responder se estava cumprindo todos os requisitos, especificações e fluxogramas. Além disso, eram realizadas auditorias semestrais que verificavam se os mesmos estavam sendo totalmente cumpridos.

Por fim, os problemas com perdas de processos em trocas de gestão acabaram e os membros sabem exatamente como realizar cada atividade, diminuindo o retrabalho e poupando tempo de execução, tendo um maior aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, agregando valor econômico para organização.

O ROI que a empresa obteve sobre o projeto foi de 1646% e tiveram um retorno financeiro de R $59.258,31 acima da média dos meses anteriores.

Ter uma ferramenta que mensura estes processos estatisticamente e realizar auditorias possibilita à empresa controlar se todos os processos estão sendo cumpridos da maneira correta além de incentivar a melhoria contínua e aumentar a eficácia e eficiência dos processos. A trajetória dessa estruturação interna proporcionou à empresa evoluir de um estado de desordem a uma gestão interna sólida. No início, nenhum processo mapeado, ao final, uma estruturação, organização e avaliação dos processos.


Por Enzo Rabassi 17 abr., 2024
Criando um Ambiente de Trabalho Vibrante: Maximizando a Experiência do Colaborador pós-pandemia. A experiência do colaborador é um fator de suma importância para a prosperidade de uma empresa. Quando um funcionário tem uma boa experiência no trabalho, ele é mais produtivo, engajado e comprometido com os objetivos da organização. Com isso, a experiência do colaborador está diretamente relacionada à retenção de talentos , crescimento e prosperidade da empresa. O que é Resumidamente é como o colaborador enxerga a ambientação do local de trabalho, cultura da empresa , relacionamento com os colegas e dos benefícios oferecidos pela organização. Sendo assim cada colaborador possui sua visão particular desses fatores. Uma boa experiência do colaborador começa desde o processo de recrutamento e seleção. A empresa deve ser transparente sobre as expectativas do cargo , os benefícios oferecidos e as oportunidades de crescimento na organização. Durante o período de integração, é importante que o novo funcionário se sinta acolhido e que tenha acesso às informações necessárias para desempenhar suas funções. Outro fator crucial é o ambiente de trabalho , onde a empresa deve priorizar o conforto e proporcionar boas condições para seus colaboradores. Além disso, é essencial cultivar uma cultura inclusiva , que celebre a diversidade e respeite as diferenças individuais. A comunicação desempenha um papel fundamental na experiência do colaborador . A empresa deve manter canais abertos de diálogo, incentivando os funcionários a expressarem suas opiniões e sugestões. Além disso, é importante que haja um feedback constante sobre o desempenho dos funcionários, reconhecendo seus sucessos e apontando oportunidades de crescimento. Quais são as dores quanto as colaboradores pós pandemia No mundo pós pandêmico vimos que o trabalho híbrido veio para ficar, onde cada vez mais os empresários e colaboradores estão dispostos a realizar suas atividades e responsabilidades de forma online, seja uma reunião, processo seletivo, treinamento de uma equipe ou até celebrações, tudo à distância. Com isso veio uma necessidade de uma determinada autonomia do colaborador, ele entender que suas entregas são de sua responsabilidade, ter uma noção de um auto trabalho para com a equipe e devido a grande rotatividade de modalidades de trabalho a experiência do colaborador acaba ficando de lado o que faz com que o colaborador fique desmotivado para realizar suas tarefas fazendo com que o rendimento de tal fique defasado resultando em um impacto negativo para todo o ciclo da empresa desde a equipe ao produto final, sendo de suma importância o empregado analisar e cuidar minuciosamente do tratamento e treinamento desse colaborador por meio de uma experiência do colaborador Como funciona um projeto de Experiência do Colaborador da Dinâmica? No decorrer do projeto serão coletados indicadores como, por exemplo, o e-NPS ( Employee Net Promoter Score ) que exprime o grau de satisfação dos funcionários com a experiência proporcionada pela empresa. Assim, a partir dessas métricas e da pesquisa de clima organizacional, será possível entender quais aspectos da jornada do colaborador devem ser melhorados para que os funcionários desenvolvam as suas atividades com mais plenitude. Por fim, as melhorias levantadas serão padronizadas e documentadas para que se tornem um processo contínuo na cultura da empresa . Como exemplo uma entrega realizada pela dinâmica feito para uma organização que atua na área de saúde ocupacional realizando exames admissionais, periódicos e demissionais onde a insatisfação dos funcionários implicava diretamente na insatisfação dos clientes da empresa. Em um período de dois meses pós-projeto, o crescimento obtido no NPS foi de 10,45% quando comparado com a do início da consultoria, obtendo uma nota 74 de satisfação dos clientes. Além disso, ao comparar o desempenho da empresa inserido no cenário brasileiro, a organização está entre as melhores do seu setor, sendo 9,98% acima da média nacional. Portanto, o sonho inicial do cliente de se tornar uma empresa referência no ramo de saúde ocupacional está sendo concretizado graças a experiência do colaborador e o trabalho da equipe harmoniosa . As vantagens As vantagens de uma boa experiência do colaborador são diversas e podem ser observadas em diferentes áreas da empresa. As principais vantagens são: Maior produtividade Funcionários que têm uma boa experiência no trabalho tendem a ser mais produtivos . Eles se sentem motivados a fazer o melhor e se comprometem com os objetivos da empresa. Isso resulta em uma maior eficiência e qualidade na execução das tarefas. Engajamento Quando um funcionário tem uma boa experiência no trabalho , ele se sente mais conectado com a empresa. Ele se identifica com a cultura organizacional , a missão e os valores da organização . Esse engajamento é importante para a criação de um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo. Retenção de talentos Funcionários que têm uma boa experiência no trabalho tendem a permanecer mais tempo na empresa. Eles se sentem valorizados e reconhecidos e têm menos motivos para buscar outras oportunidades. Isso é importante para a estabilidade e crescimento da empresa . Redução de custos A retenção de talentos também tem um impacto positivo nos custos da empresa. Quando um funcionário deixa a empresa, é preciso investir tempo e recursos para contratar e treinar um novo colaborador. Além disso, a rotatividade pode afetar a qualidade do trabalho e a produtividade da equipe. Melhoria da imagem da empresa Empresas que investem na experiência do colaborador tendem a ser vistas como empregadores atraentes e responsáveis. Isso pode atrair novos talentos e contribuir para a construção de uma imagem positiva da empresa junto ao mercado. Por que fazer o projeto na empresa Além de proporcionar um ambiente de trabalho agradável , com isso a empresa atenderá melhor às necessidades dos seus colaboradores , retendo mais talentos e aumentando o nível produtividade de seus funcionários. Consequentemente, taxas como o de absenteísmo e de rotatividade de funcionários tendem a cair, trazendo mais estabilidade no quadro de funcionários que compõem a empresa. Além disso, com essas iniciativas, a satisfação dos colaboradores tende a aumentar. Isso tornará propício para que a empresa seja certificada como uma Great Place To Work , o que contribuirá para que a mesma tenha uma imagem positiva perante o mercado. Conclusão Em resumo, a experiência do colaborador é fundamental para o sucesso de uma empresa, ainda mais depois do processo conturbado após a pandemia. Uma boa experiência do colaborador está diretamente ligada à produtividade , ao engajamento e ao comprometimento com os objetivos da organização. Por isso, é importante que as empresas invistam em um ambiente de trabalho agradável , uma cultura inclusiva , comunicação efetiva e benefícios que valorizam seus funcionários. Entre em contato conosco para que possamos proporcionar o melhor para sua empresa!
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