Ciclo PDCA e SMED | Redução de setup e aumento da eficiência no processo produtivo

Ricardo Gonçalves • mar. 07, 2024

Ciclo PDCA e SMED: Redução de setup e aumento da eficiência no processo produtivo

 

O projeto foi realizado numa empresa no ramo da indústria de produtos odontológicos que enfrentava problemas significativos com o lead time de produção e que afetavam diretamente a eficiência da produção como um todo. Dessa forma, os gestores da empresa buscaram a ajuda de uma consultoria especializada para identificar os principais gargalos e implementar melhorias no processo produtivo


Para solucionar esse problema, a equipe da Dinâmica Consultoria trabalhou em conjunto com a equipe da empresa a fim de identificar soluções para reduzir o tempo de setup. Foram realizados estudos detalhados sobre o processo de produção e implementadas mudanças para melhorar a eficiência do processo, incluindo a padronização das etapas de setup e a eliminação de atividades desnecessárias. 


DESENVOLVIMENTO


A primeira etapa do projeto consistiu em identificar os problemas existentes no negócio e definir as prioridades para cada solução. Ainda no período de entendimento dos fluxos e processos internos, foram feitos mapeamentos de todos os setores da empresa, incluindo os setores de Misturas, Embalagem, PCP e Laboratório


Em seguida, a equipe iniciou o processo de identificação de problemas, estudando os setores mapeados e seus desperdícios, com o objetivo de entender quais necessitavam de melhorias urgentes. Logo após, foram realizadas pesquisas com os próprios funcionários para entender quais eram os maiores problemas e possíveis soluções, priorizando-os com a Matriz GUT. 


Após a identificação dos gargalos em cada setor, os esforços foram concentrados no estudo das paradas de máquina, que foram apontadas como um problema crítico por vários funcionários. Durante essa etapa, o setup da máquina foi identificado como uma das principais causas de parada, o que permitiu à equipe focar-se em encontrar soluções para reduzir o tempo de setup e melhorar a eficiência do processo produtivo como um todo. 


Na segunda etapa do projeto, o objetivo era desenvolver meios para tornar possível a aplicação de soluções para os problemas encontrados anteriormente. Para isso, a equipe se prontificou a estudar a principal máquina utilizada pela empresa e entender como eram programados os setups para ela. 


Para solucionar a questão do tempo necessário para preparar a máquina, foi preciso compreender o fluxo de atividades envolvido na montagem, desmontagem e limpeza da máquina. Com isso em mente, o time filmou, mapeou e cronometrou todas as atividades que eram realizadas por um único colaborador. 


E então, baseada nessas informações, a equipe foi capaz de montar uma tabela mapeada de todas as atividades exigidas pelo processo de setup e determinar o tempo necessário para cada uma delas. Essa tabela forneceu uma visão clara do processo de setup como um todo, permitindo que fossem identificadas oportunidades para melhorar a eficiência do processo e reduzir o tempo necessário para completar algumas tarefas em específico. 


A partir dessas análises foi possível calcular o tempo gasto para cada parte do processo, resultando num tempo total de 4h49min para as atividades de setup e 7h24min incluindo horas ociosas dos operadores. 


Além disso, a equipe conseguiu identificar quais elementos internos poderiam ser transformados em externos. Isso significa que atividades que antes só podiam ser realizadas quando a máquina estava parada poderiam ser realizadas enquanto a máquina estava em funcionamento, reduzindo ainda mais o tempo necessário para completar o setup. 


Com os tempos e atividades em mãos, algumas melhorias foram apontadas para o processo, incluindo: 


  • Lavagem de todos os utensílios a serem utilizados antes de iniciar as atividades; 
  • Ter uma bancada com equipamentos extras próximos ao operador; 
  • Aumento no número de operadores para realizar o setup. 


Entre outras melhorias significativas. Assim, com as otimizações implementadas e o setup realizado com dois operadores em atividade, foi possível chegar em 2 horas e 7 minutos de tempo de operação em setup, somente em atividades não ociosas, totalizando uma redução de 56,4% em relação aos tempos anteriores, e que também foi responsável por proporcionar uma redução de custos com produtos perdidos de R$63.316,39 para R$15.268,79, uma redução expressiva de 75,8%. 


Para finalizar o projeto, todas as atividades realizadas nas etapas anteriores foram documentas na forma de um POP (Procedimento Operacional Padrão), para facilitar o entendimento dos processos caso algum operador novo entrasse na operação 


CONCLUSÃO 


Dessa forma, é evidente o contentamento da empresa com relação aos trabalhos executados pela Dinâmica Consultoria. Também é importante ressaltar que todas as entregas realizadas contribuíram para que o cliente entendesse a importância das melhorias e otimizações no seu processo produtivo e aproveitasse os resultados obtidos. 


Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco e faça um diagnóstico gratuito!


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Criando um Ambiente de Trabalho Vibrante: Maximizando a Experiência do Colaborador pós-pandemia. A experiência do colaborador é um fator de suma importância para a prosperidade de uma empresa. Quando um funcionário tem uma boa experiência no trabalho, ele é mais produtivo, engajado e comprometido com os objetivos da organização. Com isso, a experiência do colaborador está diretamente relacionada à retenção de talentos , crescimento e prosperidade da empresa. O que é Resumidamente é como o colaborador enxerga a ambientação do local de trabalho, cultura da empresa , relacionamento com os colegas e dos benefícios oferecidos pela organização. Sendo assim cada colaborador possui sua visão particular desses fatores. Uma boa experiência do colaborador começa desde o processo de recrutamento e seleção. A empresa deve ser transparente sobre as expectativas do cargo , os benefícios oferecidos e as oportunidades de crescimento na organização. Durante o período de integração, é importante que o novo funcionário se sinta acolhido e que tenha acesso às informações necessárias para desempenhar suas funções. Outro fator crucial é o ambiente de trabalho , onde a empresa deve priorizar o conforto e proporcionar boas condições para seus colaboradores. Além disso, é essencial cultivar uma cultura inclusiva , que celebre a diversidade e respeite as diferenças individuais. A comunicação desempenha um papel fundamental na experiência do colaborador . A empresa deve manter canais abertos de diálogo, incentivando os funcionários a expressarem suas opiniões e sugestões. Além disso, é importante que haja um feedback constante sobre o desempenho dos funcionários, reconhecendo seus sucessos e apontando oportunidades de crescimento. Quais são as dores quanto as colaboradores pós pandemia No mundo pós pandêmico vimos que o trabalho híbrido veio para ficar, onde cada vez mais os empresários e colaboradores estão dispostos a realizar suas atividades e responsabilidades de forma online, seja uma reunião, processo seletivo, treinamento de uma equipe ou até celebrações, tudo à distância. Com isso veio uma necessidade de uma determinada autonomia do colaborador, ele entender que suas entregas são de sua responsabilidade, ter uma noção de um auto trabalho para com a equipe e devido a grande rotatividade de modalidades de trabalho a experiência do colaborador acaba ficando de lado o que faz com que o colaborador fique desmotivado para realizar suas tarefas fazendo com que o rendimento de tal fique defasado resultando em um impacto negativo para todo o ciclo da empresa desde a equipe ao produto final, sendo de suma importância o empregado analisar e cuidar minuciosamente do tratamento e treinamento desse colaborador por meio de uma experiência do colaborador Como funciona um projeto de Experiência do Colaborador da Dinâmica? No decorrer do projeto serão coletados indicadores como, por exemplo, o e-NPS ( Employee Net Promoter Score ) que exprime o grau de satisfação dos funcionários com a experiência proporcionada pela empresa. Assim, a partir dessas métricas e da pesquisa de clima organizacional, será possível entender quais aspectos da jornada do colaborador devem ser melhorados para que os funcionários desenvolvam as suas atividades com mais plenitude. Por fim, as melhorias levantadas serão padronizadas e documentadas para que se tornem um processo contínuo na cultura da empresa . Como exemplo uma entrega realizada pela dinâmica feito para uma organização que atua na área de saúde ocupacional realizando exames admissionais, periódicos e demissionais onde a insatisfação dos funcionários implicava diretamente na insatisfação dos clientes da empresa. Em um período de dois meses pós-projeto, o crescimento obtido no NPS foi de 10,45% quando comparado com a do início da consultoria, obtendo uma nota 74 de satisfação dos clientes. Além disso, ao comparar o desempenho da empresa inserido no cenário brasileiro, a organização está entre as melhores do seu setor, sendo 9,98% acima da média nacional. Portanto, o sonho inicial do cliente de se tornar uma empresa referência no ramo de saúde ocupacional está sendo concretizado graças a experiência do colaborador e o trabalho da equipe harmoniosa . As vantagens As vantagens de uma boa experiência do colaborador são diversas e podem ser observadas em diferentes áreas da empresa. As principais vantagens são: Maior produtividade Funcionários que têm uma boa experiência no trabalho tendem a ser mais produtivos . Eles se sentem motivados a fazer o melhor e se comprometem com os objetivos da empresa. Isso resulta em uma maior eficiência e qualidade na execução das tarefas. Engajamento Quando um funcionário tem uma boa experiência no trabalho , ele se sente mais conectado com a empresa. Ele se identifica com a cultura organizacional , a missão e os valores da organização . Esse engajamento é importante para a criação de um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo. Retenção de talentos Funcionários que têm uma boa experiência no trabalho tendem a permanecer mais tempo na empresa. Eles se sentem valorizados e reconhecidos e têm menos motivos para buscar outras oportunidades. Isso é importante para a estabilidade e crescimento da empresa . Redução de custos A retenção de talentos também tem um impacto positivo nos custos da empresa. Quando um funcionário deixa a empresa, é preciso investir tempo e recursos para contratar e treinar um novo colaborador. Além disso, a rotatividade pode afetar a qualidade do trabalho e a produtividade da equipe. Melhoria da imagem da empresa Empresas que investem na experiência do colaborador tendem a ser vistas como empregadores atraentes e responsáveis. Isso pode atrair novos talentos e contribuir para a construção de uma imagem positiva da empresa junto ao mercado. 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