Experiência do Cliente e do Colaborador | Aumento de 10,45% do NPS

abr. 02, 2020

A área de Experiência do Cliente (UX) tem como principal objetivo, desconstruir as percepções que as empresas possuem sobre os produtos e serviços que entregam. Dessa forma, a visão do cliente é colocada em foco, empregando os conceitos de Design Thinking como abordagem principal.

O projeto que vamos apresentar agora, foi feito para uma organização que atua na área de saúde ocupacional realizando exames admissionais, periódicos e demissionais. A mesma é composta por três sócios e cerca de cinco funcionários no setor de atendimento. O empreendimento cresceu exponencialmente ao longo dos anos e, na época, realizava consultas para cerca de 80 pacientes por dia.

Contudo, havia muitas reclamações sobre falhas no atendimento e no tempo de espera, o que comprometia a concretização do propósito, que era buscar pela excelência no atendimento no setor de medicina do trabalho. Previamente, já havíamos realizado uma consultoria para a empresa e os resultados foram muito satisfatórios. Frente a isso, fomos contratados novamente para a resolução desse novo problema. Dessa vez, atuando na área de experiência do cliente envolvendo conceitos do Design Thinking e UX.


Início do projeto


As análises do departamento em questão foram separadas em duas frentes: uma com um olhar interno e outra, com externo. Para o olhar interno, fizemos uma análise de satisfação com os pacientes durante três dias, com perguntas referentes ao atendimento. Também usamos a técnica do cliente oculto. Com isso, quatro membros nossos se passaram por pacientes e assim, compareceram anonimamente à empresa. Estes, tinham o objetivo de realizarem diversos exames, estarem atentos aos processos e aos detalhes cruciais. Já no olhar externo, realizamos clientes ocultos nos dois principais concorrentes da empresa. Dessa forma, promovemos insights através do benchmarking e comparação dos serviços ofertados.


Na sequência, organizamos as informações colhidas em um mapa da jornada do cliente. Logo em seguida, levantamos 24 planos de ação para iniciar as melhorias do setor.

Porém, no decorrer da implementação, percebemos que, além da insatisfação dos clientes, havia também a insatisfação dos funcionários. Esta implicava de forma direta na satisfação dos clientes. Dessa forma, antes de continuarmos com as melhorias no setor, sentimos a necessidade de trabalhar a gestão de pessoas. Fizemos um acompanhamento individual com cada colaborador. Essa prática é conhecida como EX (Employee Experience) e tem, por objetivo, focar no bem estar dos colaboradores.

Tomadas as medidas, os funcionários passaram a enxergar um propósito em seus esforços e a ter desejo de cooperar com a consultoria e com a empresa. Desta forma, com o objetivo de criar e integrar padrões de execução de processos com o atendimento, desenvolvemos uma “Matriz de Integração” para a empresa, baseada no livro “O jeito Disney de encantar os clientes”.

Resultados obtidos


Com o time de colaboradores envolvidos, a maioria das otimizações encontradas trouxeram resultados de imediato. Em um período de dois meses pós-projeto, o crescimento obtido no NPS foi de 10,45% quando comparado com a do início da consultoria, obtendo uma nota 74 de satisfação dos clientes. 

Além disso, ao  comparar o desempenho da empresa inserido no cenário brasileiro, a organização está entre as melhores do seu setor, sendo 9,98% acima da média nacional. Portanto, o sonho inicial do cliente de se tornar uma empresa referência no ramo de saúde ocupacional está sendo concretizado.

Como resultado, todo esse esforço comprovou que o “foco nas pessoas” reflete tanto em fatores externos quanto internos de uma empresa. Sendo necessário um time engajado para realizar um bom atendimento e promover o crescimento da instituição.


Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente e faça um diagnóstico gratuito!

Por Enzo Rabassi 17 abr., 2024
Criando um Ambiente de Trabalho Vibrante: Maximizando a Experiência do Colaborador pós-pandemia. A experiência do colaborador é um fator de suma importância para a prosperidade de uma empresa. Quando um funcionário tem uma boa experiência no trabalho, ele é mais produtivo, engajado e comprometido com os objetivos da organização. Com isso, a experiência do colaborador está diretamente relacionada à retenção de talentos , crescimento e prosperidade da empresa. O que é Resumidamente é como o colaborador enxerga a ambientação do local de trabalho, cultura da empresa , relacionamento com os colegas e dos benefícios oferecidos pela organização. Sendo assim cada colaborador possui sua visão particular desses fatores. Uma boa experiência do colaborador começa desde o processo de recrutamento e seleção. A empresa deve ser transparente sobre as expectativas do cargo , os benefícios oferecidos e as oportunidades de crescimento na organização. Durante o período de integração, é importante que o novo funcionário se sinta acolhido e que tenha acesso às informações necessárias para desempenhar suas funções. Outro fator crucial é o ambiente de trabalho , onde a empresa deve priorizar o conforto e proporcionar boas condições para seus colaboradores. Além disso, é essencial cultivar uma cultura inclusiva , que celebre a diversidade e respeite as diferenças individuais. A comunicação desempenha um papel fundamental na experiência do colaborador . A empresa deve manter canais abertos de diálogo, incentivando os funcionários a expressarem suas opiniões e sugestões. Além disso, é importante que haja um feedback constante sobre o desempenho dos funcionários, reconhecendo seus sucessos e apontando oportunidades de crescimento. Quais são as dores quanto as colaboradores pós pandemia No mundo pós pandêmico vimos que o trabalho híbrido veio para ficar, onde cada vez mais os empresários e colaboradores estão dispostos a realizar suas atividades e responsabilidades de forma online, seja uma reunião, processo seletivo, treinamento de uma equipe ou até celebrações, tudo à distância. Com isso veio uma necessidade de uma determinada autonomia do colaborador, ele entender que suas entregas são de sua responsabilidade, ter uma noção de um auto trabalho para com a equipe e devido a grande rotatividade de modalidades de trabalho a experiência do colaborador acaba ficando de lado o que faz com que o colaborador fique desmotivado para realizar suas tarefas fazendo com que o rendimento de tal fique defasado resultando em um impacto negativo para todo o ciclo da empresa desde a equipe ao produto final, sendo de suma importância o empregado analisar e cuidar minuciosamente do tratamento e treinamento desse colaborador por meio de uma experiência do colaborador Como funciona um projeto de Experiência do Colaborador da Dinâmica? No decorrer do projeto serão coletados indicadores como, por exemplo, o e-NPS ( Employee Net Promoter Score ) que exprime o grau de satisfação dos funcionários com a experiência proporcionada pela empresa. Assim, a partir dessas métricas e da pesquisa de clima organizacional, será possível entender quais aspectos da jornada do colaborador devem ser melhorados para que os funcionários desenvolvam as suas atividades com mais plenitude. Por fim, as melhorias levantadas serão padronizadas e documentadas para que se tornem um processo contínuo na cultura da empresa . Como exemplo uma entrega realizada pela dinâmica feito para uma organização que atua na área de saúde ocupacional realizando exames admissionais, periódicos e demissionais onde a insatisfação dos funcionários implicava diretamente na insatisfação dos clientes da empresa. Em um período de dois meses pós-projeto, o crescimento obtido no NPS foi de 10,45% quando comparado com a do início da consultoria, obtendo uma nota 74 de satisfação dos clientes. Além disso, ao comparar o desempenho da empresa inserido no cenário brasileiro, a organização está entre as melhores do seu setor, sendo 9,98% acima da média nacional. Portanto, o sonho inicial do cliente de se tornar uma empresa referência no ramo de saúde ocupacional está sendo concretizado graças a experiência do colaborador e o trabalho da equipe harmoniosa . As vantagens As vantagens de uma boa experiência do colaborador são diversas e podem ser observadas em diferentes áreas da empresa. As principais vantagens são: Maior produtividade Funcionários que têm uma boa experiência no trabalho tendem a ser mais produtivos . Eles se sentem motivados a fazer o melhor e se comprometem com os objetivos da empresa. Isso resulta em uma maior eficiência e qualidade na execução das tarefas. Engajamento Quando um funcionário tem uma boa experiência no trabalho , ele se sente mais conectado com a empresa. Ele se identifica com a cultura organizacional , a missão e os valores da organização . Esse engajamento é importante para a criação de um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo. Retenção de talentos Funcionários que têm uma boa experiência no trabalho tendem a permanecer mais tempo na empresa. Eles se sentem valorizados e reconhecidos e têm menos motivos para buscar outras oportunidades. Isso é importante para a estabilidade e crescimento da empresa . Redução de custos A retenção de talentos também tem um impacto positivo nos custos da empresa. Quando um funcionário deixa a empresa, é preciso investir tempo e recursos para contratar e treinar um novo colaborador. Além disso, a rotatividade pode afetar a qualidade do trabalho e a produtividade da equipe. Melhoria da imagem da empresa Empresas que investem na experiência do colaborador tendem a ser vistas como empregadores atraentes e responsáveis. Isso pode atrair novos talentos e contribuir para a construção de uma imagem positiva da empresa junto ao mercado. Por que fazer o projeto na empresa Além de proporcionar um ambiente de trabalho agradável , com isso a empresa atenderá melhor às necessidades dos seus colaboradores , retendo mais talentos e aumentando o nível produtividade de seus funcionários. Consequentemente, taxas como o de absenteísmo e de rotatividade de funcionários tendem a cair, trazendo mais estabilidade no quadro de funcionários que compõem a empresa. Além disso, com essas iniciativas, a satisfação dos colaboradores tende a aumentar. Isso tornará propício para que a empresa seja certificada como uma Great Place To Work , o que contribuirá para que a mesma tenha uma imagem positiva perante o mercado. Conclusão Em resumo, a experiência do colaborador é fundamental para o sucesso de uma empresa, ainda mais depois do processo conturbado após a pandemia. Uma boa experiência do colaborador está diretamente ligada à produtividade , ao engajamento e ao comprometimento com os objetivos da organização. Por isso, é importante que as empresas invistam em um ambiente de trabalho agradável , uma cultura inclusiva , comunicação efetiva e benefícios que valorizam seus funcionários. Entre em contato conosco para que possamos proporcionar o melhor para sua empresa!
Por Enzo Rabassi 04 abr., 2024
O Power BI da Microsoft é uma ferramenta de Business Intelligence que simplifica a análise de dados. Ele permite às empresas transformar dados brutos em insights valiosos para impulsionar o crescimento e a eficiência. Com recursos de visualização intuitiva, análises avançadas e colaboração em tempo real, o Power BI é essencial para a tomada de decisões informadas e estratégicas.
Por Enzo Rabassi 25 mar., 2024
Potencialize a Qualidade e Competitividade da sua Empresa: Descubra como a Análise de Modo e Efeito de Falha (FMEA) pode prevenir falhas, reduzir custos e promover uma cultura de melhoria contínua.
Por Enzo Rabassi 11 mar., 2024
Inovação é a chave para o sucesso nos negócios de hoje. Descubra como os projetos online oferecem flexibilidade, economia e agilidade, impulsionando melhorias tangíveis nos processos. Um estudo de caso real destaca os benefícios, provando que a abordagem online não só enfrenta desafios, mas também impulsiona o crescimento empresarial.
Por Thiago Silva 08 mar., 2024
Como uma empresa júnior, conseguiu por meio de uma assessoria, desenvolver uma planilha dinâmica de custos e gastos com a produção de seus produtos e rateio de contas e valores, a fim de redefinir da melhor forma os preços dentro da panificadora. Além do desenvolvimento de uma calculadora para que os clientes possam calcular os preços de novos produtos por conta própria
Por Ricardo Gonçalves 07 mar., 2024
Como uma empresa júnior conseguiu reduzir os tempos gastos com preparação de máquinas com sucesso, através da aplicação de ferramentas do Ciclo PDCA e SMED para atingir uma redução de 60% nos tempos de setup.
Por Ricardo Gonçalves 07 mar., 2024
Como uma empresa júnior conseguiu, através de uma assessoria, redesenhar o layout de uma empresa de atacado de produtos para a indústria, além de melhorar seus fluxos de processos e traçar um planejamento estratégico com sucesso.
Por Rafael Vieira 07 mar., 2024
Descubra como uma empresa júnior realizou uma análise de viabilidade surpreendente, revelando insights estratégicos e oportunidades de crescimento para um negócio em ascensão. Acompanhe esse case de sucesso e inspire-se na busca por uma vantagem competitiva!
Por Enzo Rabassi 28 fev., 2024
Plano de Negócios: Guiando o Sucesso Empresarial
Por Eduardo Martins 27 fev., 2024
Entrelaçando Futuros Profissionais e Empresariais: Uma Conexão Dinâmica.
Ver mais
Share by: