Planejamento Estratégico: Um guia de boas práticas para a sua empresa
Planejamento Estratégico: Um guia de boas práticas para a sua empresa
O mercado vive em constante crescimento, inovação e desenvolvimento. Dessa forma, empresas, produtos e serviços são inventados e reinventados a cada dia. Para sobreviver no meio dessa situação é importante saber se destacar, mas não somente isso.
Como em todo empreendimento, permanecer estagnado é se direcionar para o fim. Portanto é importante ter em uma empresa a cultura de desenvolvimento e melhoria, para criar um ambiente empenhado e ativo.
As metas são uma ótima solução para essa situação, mas além de tê-las é preciso saber como alcança-las, e se elas realmente irão valer a pena. Mas como se faz para descobrir isso?
Como para qualquer outra ação a ser realizada, é sempre importante que haja um preparo antes. Com isso, eestudar e entender a atual situação ajuda a se prevenir de imprevistos. Logo, é imprescindível um bom planejamento estratégico, para enxergar o melhor caminho para alcançar suas metas.
O mercado está em constante desenvolvimento e você não pode ficar parado, para isso é importante que metas sejam traçadas, e com um bom planejamento estratégico o caminho para alcança-las fica muito mais nítido.
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico funciona como um guia de viagem, que irá lhe proporcionar as melhores trilhas para alcançar seu destino. Tecnicamente falando, primeiramente você analisa onde quer ir e define suas metas, para meses ou para anos.
Então o planejamento vem para auxiliar e indicar o melhor caminho que deve ser seguido, por meio de análises e indicadores, que permitirão a criação de planos de ação, projetos e programas assertivos.
Ele é uma ferramenta muito poderosa para direcionar da melhor maneira seus recursos, evitar erros e dar constância e velocidade nas tarefas do dia-a-dia.
Quando se tem uma estratégia bem traçada e um Planejamento Estratégico sólido, é mais simples e fácil alcançar os resultados desejados para a organização. E, para isso, é também necessário um time forte e engajado.
Boas práticas!
É importante conhecer
Antes de traçar suas metas, é importante conhecer seus recursos disponíveis, tanto da parte operacional quanto a parte financeira. Dessa forma, é preciso definir metas alcançáveis e não metas impossíveis que possam desmotivar a empresa.
Saiba onde quer ir!
Primeiramente, o planejamento estratégico requer metas e objetivos que se pretendem obter. Portanto, sem saber onde você quer ir fica difícil para o guia abrir uma trilha.
Logo, assim que o destino é escolhido, o caminho que será preciso seguir fica muito mais claro. Imprevistos no percurso sempre acontecem e é importante reajustar a rota com o guia para seguir em frente.
Grandes objetivos requerem pequenas metas
Para facilitar, recomenda-se que estas metas sejam divididas em pequenas metas. Primeiro porque se tornam tarefas menores a serem realizadas e segundo porque servem como indicadores.
Ou seja, de acordo com o desenvolvimento é possível ver se a empresa está encaminhando para o lugar desejado e também o quanto já foi feito.
Seja direto
O planejamento estratégico precisa ser muito bem detalhado, contendo todas as análises, planos de ação e indicadores muito bem explicados.
Mas esses fatores precisam mostrar resultado. Portanto, faça análises do que realmente importam, assim você não perderá tempo olhando e estudando algo que nem trará algum resultado relevante. Concentre-se no que fará a diferença em sua empresa.
Converse
Converse com seu time. Pois todos os funcionários fazem parte de todas as etapas de um planejamento estratégico, e sem o suporte de toda empresa, se torna muito mais difícil de realiza-lo.
Por isso, entenda as dores dos colaboradores, escute suas opiniões e os deixe informados sobre o que for do encargo de cada um referente a organização.
Dessa maneira é possível ampliar a visão, entender melhor seus pontos fracos e fortes, além de deixar a equipe muito mais engajada, pois também estarão participando da melhoria.
Seja flexível
A flexibilidade é essencial para a execução da estratégia, pois existem variáveis que não podem ser previstas. Ser capaz de se adaptar a estas mudanças é essencial para não trombar com o problema, e sim, saber passar por cima dele e seguir em frente.
Revise seus dados
Estudar o ambiente interno (recursos disponíveis, processos, riscos de negócios) e externo (cenário econômico, político e social, mercado e concorrentes) no início do planejamento estratégico é um passo fundamental.
Porém, essa análise não pode acontecer somente uma vez, é preciso manter constância em relação a isso. Ir anotando e analisando resultados e todos os novos dados, facilitará a detecção de possíveis ameaças e oportunidades.
Conheça seu planejamento estratégico
Por fim é importante saber todos os pontos do seu planejamento e estar preparado para responder possíveis perguntas como: “o quê?”, “como?”, “quem?”, que pode facilitar na identificação de algum erro e lhe preparar para reajustá-lo.
Na Dinâmica Consultoria
Aqui na Dinâmica, realizamos algumas boas práticas que nos ajudam a fazer com que nosso planejamento estratégico dê certo. Além de todos os passos recomendados também seguimos alguns outros modos.
Além de ter o time motivado, é importante dividir bem as funções de cada membro e deixar com que eles também tenham suas decisões sobre suas áreas, o que aumenta o engajamento com o objetivo final.
Fazer reuniões sobre assuntos específicos e com menos pessoas torna a conversa mais rápida e direta.
Por isso, é importante ter o repasse do que estão fazendo, para que estes diálogos sejam aproveitadas ao máximo. Portanto, vale faze-las somente com quem terá algo a passar sobre aquele assunto.
Aqui na Dinâmica gostamos muito de utilizar as ferramentas visuais em nossas reuniões, para deixar ainda mais didático. Slides no PowerPoint ou no Canva sempre são utilizados, assim como apresentações de tabelas diretas no Excel. Também utilizamos muito a ferramenta do Design Sprint como planos de ação.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco para agendarmos um diagnóstico gratuito da sua empresa!





