OKR: saiba onde quer chegar e como alcançar metas

mai. 29, 2020

OKR: saiba onde quer chegar e como alcançar metas

O que são? Como usá-los? Quando usá-los?



Adaptações, mudanças e atualizações são casos que, necessariamente, acontecem em um negócio de sucesso. Se você tem uma empresa e deseja vê-la prosperar, saiba que o melhor a se fazer é mantê-la em movimento e prezando por melhorias.


Assim ela terá uma ótima cultura de progresso e sempre estará com um time disposto a evoluir.


Dessa forma, em um mundo com uma rápida velocidade de transformação, as empresas não podem se limitar e se acomodar por estarem obtendo lucro.


Adaptações acontecem a todo momento, e são em momentos de transformação que a metodologia do OKR se aplica muito bem.


Seguiremos adiante falando sobre a importância de definir as metas e os objetivos dentro da empresa, a função do OKR e como implementá-lo.


Portanto, se você deseja obter um time mais engajado, agilidade nas adaptações às mudanças e reduzir seu tempo de decisão de metas, venha conferir!


A importância dos indicadores 


Sabemos que toda empresa deve possuir um propósito, é assim que ela se motiva a funcionar. Traçar os objetivos e metas e mantê-los claros é fundamental.


Sendo assim, é de extrema importância a utilização de indicadores para obter controle do andamento dessas metas. Pode-se até dizer que sem a presença deles a empresa não tem rumo, nem foco.


Ou seja, é preciso ter indicadores para ter certeza que o caminho que o levará ao objetivo desejado está sendo seguido.


Além disso, outro aspecto que requer indicadores é o tamanho da empresa e, consequentemente, o número de funcionários.


Quanto maior o time, maiores as falhas de comunicação de estratégia. Dessa forma, os desafios para os gestores também aumentam, certo?


Portanto, a compreensão dos colaboradores sobre as prioridades da empresa é uma forma de evitar que essas falhas ocorram.


Assim, guiando as métricas de uma forma prática e visual, é possível obter controle e melhorar os resultados da equipe.


O que é OKR?


Mas você deve estar se perguntando no que o OKR consiste exatamente. A questão é que com o crescimento absurdo do mercado competitivo, novos modelos de gestão empresarial são criados para acompanhar esse avanço.


O OKR foi criado por membros da Intel e implementado em uma empresa que, naquela época, era só um projeto de garagem. Hoje é nada mais nada menos que uma das três maiores empresas do mundo, a Google.


Foi por meio das ações relacionadas aos OKR’s, que a mesma aumentou seu número de 40 pessoas em 1999 para mais de 60 mil atualmente.


Nos primeiros anos de existência, eles usavam os OKR’s para controlarem suas métricas estratégicas. Se engana quem pensa que eles deixaram de lado essa metodologia.

Ainda nos dias atuais, esses indicadores são utilizados não só para alcançarem seus objetivos como também para fazer seus funcionários “saírem da caixa”.


Sua função é selecionar os principais objetivos que a empresa quer atingir ao longo de um determinado tempo. Para isso, são colocados parâmetros que servem de pilares para alcançar o que deseja.


Objetivo 


A letra O de OKR é o Objective, que representa o objetivo que você quer conquistar. É aquele número de seguidores que você quer pra sua conta empresarial, é ter uma melhor qualidade de leads. Ou é ter uma maior produtividade em sua empresa, e assim por diante.


Esses objetivos precisam ser poucos para que realmente haja um foco e fique mais fácil de traçar as ações que lhe manterão no caminho certo.


Além de deixar claro o que se quer alcançar, os objetivos funcionam como um meio de envolver todos os integrantes.


Resultado chave 


KR é o Key Result, ou seja, são os resultados chaves. Estes são algumas tarefas que precisam ser feitas para que o objetivo final seja alcançado.

Por exemplo:


Objetivo: alavancar as vendas


KR1: aumentar o número de leads semanalmente;

KR2: identificar seus interesses;

KR3: qualificá-los e enviá-los para o fundo do funil de vendas.

Objetivo: otimizar o SEO

KR1: Atualizar 80% das páginas mais acessadas;

KR2: Lançar materiais ricos relacionados;

KR3: Atribuir pelo menos 3 hiperlinks ao longo do texto.

 

Assim, sabe-se que seguindo essas tarefas, o objetivo final se torna mais próximo da realidade.

Os KR’s precisam ser bem traçados de modo que estejam relacionados com o Objetivo e que sejam discutidos entre os membros da empresa.


Dessa forma, todos estarão alinhados e compreenderão onde a empresa pretende chegar.

Vale ressaltar que cinco KR’s é o número máximo e dois o número mínimo recomendado para cada Objetivo, de modo que se tenha uma melhor perspectiva.


Qual o diferencial do OKR?


Já sabemos a importância de ter um time alinhado com as prioridades da empresa, certo? E como já vimos anteriormente, o OKR é uma metodologia direta e prática.


Sendo assim, fica mais fácil a compreensão das mesmas, o que não ocorre com tanta fluidez ao utilizar os métodos tradicionais.


Ou seja, com as metodologias sistemáticas, desalinhamentos acontecem com mais frequência dificultando ainda mais o alcance do objetivo inicial.


Desse modo, fazendo uma comparação entre os métodos tradicionais e OKR, podemos ver que:


Metas claras são mais fáceis de serem alcançadas, além da possibilidade de correção rápida de erro.

-Com reports semanais, é possível prever a situação dos objetivos até o final do trimestre, dando espaço para reconstituição e alcance das metas.

-Evidenciar e transparecer tudo que está sendo feito e as consequências que essas ações estão trazendo contribuem para uma estratégia bem sucedida.


OKR em cada setor 


Estudos confirmam que quanto mais detalhado for o seu objetivo, mais simples será de traçar suas tarefas para alcançá-lo.


Como uma empresa não é homogênea, é importante que suas subdivisões também possuam OKR’s, para que assim, cada setor tenha tarefas específicas, que no fim irão contribuir para o objetivo principal da organização. 


Por exemplo, se a empresa tem um objetivo de alcançar uma distribuição de 100 mil produtos ao ano, o setor comercial precisa ter um OKR para conquistar mais clientes por meio da prospecção ativa.


Já o setor de marketing, estratégias voltadas para aumentar o número de contatos que virão pelos seus canais de comunicação. Esses OKR’s ajudarão a empresa alcançar sua meta de distribuição.


Como toda empresa consciente, nós da Dinâmica também criamos OKR’s para cada setor. No Comercial, por exemplo, temos um OKR que visa a capacitação dos assessores, com as seguintes KR’s: 


-Reuniões semanais com os assessores e o diretor Comercial para troca de aprendizado;
-Treinamentos mensais com os consultores sobre a área de vendas e negociação. 

Note que Key Results se relacionam com o Objetivo, os quais proporcionam uma grande chance da empresa alcançar a qualificação dos integrantes.


Como aplicar na sua empresa? 


A princípio, é preciso que a empresa decida aonde quer chegar e o que quer conquistar em um determinado espaço de tempo.


Sendo assim, seus objetivos precisam ser poucos, priorizando no máximo cinco. Então comece a discutir com seu time o que vocês precisam fazer ao longo do ano para que isso se torne possível. 


Assim, você estará pensando nos seus KR’s, que também precisam ser poucos, para que se tenha afazeres melhores traçados. Estes seriam os OKR’s macros da sua empresa.


Além do mais, pode haver uma divisão entre os setores, como o setor de marketing ou o de comercial, e é importante que cada um deles também tenham seus OKR’s.


Os próprios líderes das tais áreas podem planejá-los, tendo como base os OKRs macros da empresa.


Como 5 OKR’s para uma empresa se sustentar ao longo do ano é muito amplo, sugere-se que sejam criados OKR’s trimestrais e que sejam revisados semanalmente.


Assim, é possível ter controle e uma melhor visão do caminho que está seguindo. Caso aconteça algum imprevisto, é possível criar OKR’s estratégicos para gerir a situação. 


Dicas de como aplicar


Sabemos que a metodologia é muito prática, entretanto é necessário seguir alguns passos fundamentais para o bom funcionamento da mesma e obter uma comunicação efetiva.

Listaremos aqui alguns passos úteis e suas respectivas importâncias:


1 – Estabeleça metas claras e desafiadoras


Como já dito, as metas precisam ser
nítidas e desafiadoras para alinhar a equipe e aumentar o engajamento e a motivação para a conquista do objetivo.


2- Defina prazos curtos


Para facilitar o processo, os prazos não podem ser muito longos. Assim, a dica é estabelecer
prazos trimestrais, sendo possível a realização do trabalho.

Além disso, também são possibilitados ajustes rápidos e implementação de novas táticas.


3 – Cheque os resultados regularmente


O
acompanhamento dos resultados é fundamental para garantir a boa performance do trabalho e da equipe.

A dica é realizar esse acompanhamento semanalmente pois mantém o grupo envolvido e permite ajustes caso seja necessário.


4 – Permita que os OKRs fiquem visíveis


Deixar os membros cientes dos resultados e da situação em que os objetivos e metas se encontram é fundamental.

O intuito aqui é apenas mantê-los informados, garantindo assim, uma estratégia bem sucedida.


Conclusão


Por fim, a função dos OKR’s é ajudar a sua empresa a definir e alcançar seus objetivos, com suportes que lhe mostrarão se está no caminho certo ou não. Dessa forma, ter uma boa conexão com os membros da empresa traz um grande suporte para alcançar o objetivo.


Se está pensando em começar algo novo na sua empresa, ou até mesmo em sua vida pessoal, uma ótima maneira de se planejar é por meio dessa metodologia.


Assim, a equipe deve sempre ter em mente quais são os objetivos, os resultados que desejam alcançar e como estão esses andamentos.


Além disso, analisamos quais as metas cabíveis a ela, adequando a melhor metodologia para suas necessidades. Portanto, se você busca uma visão estratégica a fim de obter crescimento sustentável, você pode baixar, também, nossa planilha gratuita que disponibilizamos para te auxiliar. 


Entre em contato e fale com um de nossos consultores para planejarmos juntos!


Por Enzo Rabassi 01 mai., 2024
"Descubra a importância do método DMAIC para a eficácia dos projetos empresariais e como suas etapas podem impulsionar a melhoria contínua."
Por Enzo Rabassi 17 abr., 2024
Criando um Ambiente de Trabalho Vibrante: Maximizando a Experiência do Colaborador pós-pandemia. A experiência do colaborador é um fator de suma importância para a prosperidade de uma empresa. Quando um funcionário tem uma boa experiência no trabalho, ele é mais produtivo, engajado e comprometido com os objetivos da organização. Com isso, a experiência do colaborador está diretamente relacionada à retenção de talentos , crescimento e prosperidade da empresa. O que é Resumidamente é como o colaborador enxerga a ambientação do local de trabalho, cultura da empresa , relacionamento com os colegas e dos benefícios oferecidos pela organização. Sendo assim cada colaborador possui sua visão particular desses fatores. Uma boa experiência do colaborador começa desde o processo de recrutamento e seleção. A empresa deve ser transparente sobre as expectativas do cargo , os benefícios oferecidos e as oportunidades de crescimento na organização. Durante o período de integração, é importante que o novo funcionário se sinta acolhido e que tenha acesso às informações necessárias para desempenhar suas funções. Outro fator crucial é o ambiente de trabalho , onde a empresa deve priorizar o conforto e proporcionar boas condições para seus colaboradores. Além disso, é essencial cultivar uma cultura inclusiva , que celebre a diversidade e respeite as diferenças individuais. A comunicação desempenha um papel fundamental na experiência do colaborador . A empresa deve manter canais abertos de diálogo, incentivando os funcionários a expressarem suas opiniões e sugestões. Além disso, é importante que haja um feedback constante sobre o desempenho dos funcionários, reconhecendo seus sucessos e apontando oportunidades de crescimento. Quais são as dores quanto as colaboradores pós pandemia No mundo pós pandêmico vimos que o trabalho híbrido veio para ficar, onde cada vez mais os empresários e colaboradores estão dispostos a realizar suas atividades e responsabilidades de forma online, seja uma reunião, processo seletivo, treinamento de uma equipe ou até celebrações, tudo à distância. Com isso veio uma necessidade de uma determinada autonomia do colaborador, ele entender que suas entregas são de sua responsabilidade, ter uma noção de um auto trabalho para com a equipe e devido a grande rotatividade de modalidades de trabalho a experiência do colaborador acaba ficando de lado o que faz com que o colaborador fique desmotivado para realizar suas tarefas fazendo com que o rendimento de tal fique defasado resultando em um impacto negativo para todo o ciclo da empresa desde a equipe ao produto final, sendo de suma importância o empregado analisar e cuidar minuciosamente do tratamento e treinamento desse colaborador por meio de uma experiência do colaborador Como funciona um projeto de Experiência do Colaborador da Dinâmica? No decorrer do projeto serão coletados indicadores como, por exemplo, o e-NPS ( Employee Net Promoter Score ) que exprime o grau de satisfação dos funcionários com a experiência proporcionada pela empresa. Assim, a partir dessas métricas e da pesquisa de clima organizacional, será possível entender quais aspectos da jornada do colaborador devem ser melhorados para que os funcionários desenvolvam as suas atividades com mais plenitude. Por fim, as melhorias levantadas serão padronizadas e documentadas para que se tornem um processo contínuo na cultura da empresa . Como exemplo uma entrega realizada pela dinâmica feito para uma organização que atua na área de saúde ocupacional realizando exames admissionais, periódicos e demissionais onde a insatisfação dos funcionários implicava diretamente na insatisfação dos clientes da empresa. Em um período de dois meses pós-projeto, o crescimento obtido no NPS foi de 10,45% quando comparado com a do início da consultoria, obtendo uma nota 74 de satisfação dos clientes. Além disso, ao comparar o desempenho da empresa inserido no cenário brasileiro, a organização está entre as melhores do seu setor, sendo 9,98% acima da média nacional. Portanto, o sonho inicial do cliente de se tornar uma empresa referência no ramo de saúde ocupacional está sendo concretizado graças a experiência do colaborador e o trabalho da equipe harmoniosa . As vantagens As vantagens de uma boa experiência do colaborador são diversas e podem ser observadas em diferentes áreas da empresa. As principais vantagens são: Maior produtividade Funcionários que têm uma boa experiência no trabalho tendem a ser mais produtivos . Eles se sentem motivados a fazer o melhor e se comprometem com os objetivos da empresa. Isso resulta em uma maior eficiência e qualidade na execução das tarefas. Engajamento Quando um funcionário tem uma boa experiência no trabalho , ele se sente mais conectado com a empresa. Ele se identifica com a cultura organizacional , a missão e os valores da organização . Esse engajamento é importante para a criação de um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo. Retenção de talentos Funcionários que têm uma boa experiência no trabalho tendem a permanecer mais tempo na empresa. Eles se sentem valorizados e reconhecidos e têm menos motivos para buscar outras oportunidades. Isso é importante para a estabilidade e crescimento da empresa . Redução de custos A retenção de talentos também tem um impacto positivo nos custos da empresa. Quando um funcionário deixa a empresa, é preciso investir tempo e recursos para contratar e treinar um novo colaborador. Além disso, a rotatividade pode afetar a qualidade do trabalho e a produtividade da equipe. Melhoria da imagem da empresa Empresas que investem na experiência do colaborador tendem a ser vistas como empregadores atraentes e responsáveis. Isso pode atrair novos talentos e contribuir para a construção de uma imagem positiva da empresa junto ao mercado. Por que fazer o projeto na empresa Além de proporcionar um ambiente de trabalho agradável , com isso a empresa atenderá melhor às necessidades dos seus colaboradores , retendo mais talentos e aumentando o nível produtividade de seus funcionários. Consequentemente, taxas como o de absenteísmo e de rotatividade de funcionários tendem a cair, trazendo mais estabilidade no quadro de funcionários que compõem a empresa. Além disso, com essas iniciativas, a satisfação dos colaboradores tende a aumentar. Isso tornará propício para que a empresa seja certificada como uma Great Place To Work , o que contribuirá para que a mesma tenha uma imagem positiva perante o mercado. Conclusão Em resumo, a experiência do colaborador é fundamental para o sucesso de uma empresa, ainda mais depois do processo conturbado após a pandemia. Uma boa experiência do colaborador está diretamente ligada à produtividade , ao engajamento e ao comprometimento com os objetivos da organização. Por isso, é importante que as empresas invistam em um ambiente de trabalho agradável , uma cultura inclusiva , comunicação efetiva e benefícios que valorizam seus funcionários. Entre em contato conosco para que possamos proporcionar o melhor para sua empresa!
Por Enzo Rabassi 04 abr., 2024
O Power BI da Microsoft é uma ferramenta de Business Intelligence que simplifica a análise de dados. Ele permite às empresas transformar dados brutos em insights valiosos para impulsionar o crescimento e a eficiência. Com recursos de visualização intuitiva, análises avançadas e colaboração em tempo real, o Power BI é essencial para a tomada de decisões informadas e estratégicas.
Por Enzo Rabassi 25 mar., 2024
Potencialize a Qualidade e Competitividade da sua Empresa: Descubra como a Análise de Modo e Efeito de Falha (FMEA) pode prevenir falhas, reduzir custos e promover uma cultura de melhoria contínua.
Por Enzo Rabassi 11 mar., 2024
Inovação é a chave para o sucesso nos negócios de hoje. Descubra como os projetos online oferecem flexibilidade, economia e agilidade, impulsionando melhorias tangíveis nos processos. Um estudo de caso real destaca os benefícios, provando que a abordagem online não só enfrenta desafios, mas também impulsiona o crescimento empresarial.
Por Thiago Silva 08 mar., 2024
Como uma empresa júnior, conseguiu por meio de uma assessoria, desenvolver uma planilha dinâmica de custos e gastos com a produção de seus produtos e rateio de contas e valores, a fim de redefinir da melhor forma os preços dentro da panificadora. Além do desenvolvimento de uma calculadora para que os clientes possam calcular os preços de novos produtos por conta própria
Por Ricardo Gonçalves 07 mar., 2024
Como uma empresa júnior conseguiu reduzir os tempos gastos com preparação de máquinas com sucesso, através da aplicação de ferramentas do Ciclo PDCA e SMED para atingir uma redução de 60% nos tempos de setup.
Por Ricardo Gonçalves 07 mar., 2024
Como uma empresa júnior conseguiu, através de uma assessoria, redesenhar o layout de uma empresa de atacado de produtos para a indústria, além de melhorar seus fluxos de processos e traçar um planejamento estratégico com sucesso.
Por Rafael Vieira 07 mar., 2024
Descubra como uma empresa júnior realizou uma análise de viabilidade surpreendente, revelando insights estratégicos e oportunidades de crescimento para um negócio em ascensão. Acompanhe esse case de sucesso e inspire-se na busca por uma vantagem competitiva!
Por Enzo Rabassi 28 fev., 2024
Plano de Negócios: Guiando o Sucesso Empresarial
Ver mais
Share by: