Inteligência Artificial e Indústria 4.0: Revolucionando a Produção
Inteligência Artificial e Indústria 4.0: Revolucionando a Produção com Tecnologias Avançadas
A indústria 4.0, sendo a quarta revolução industrial, surge como um divisor de águas no processo de produção das indústrias. Com cada vez mais tecnologias digitais desenvolvidas e velozes, a indústria 4.0 tem como seus principais pontos a utilização de sistemas integrados, automação do trabalho, robótica, inteligência artificial, internet das coisas e inteligência de dados.

Com a globalização e a internet hoje, essas tecnologias e a necessidade de se atualizar se tornam quase uma regra, visto que a utilização desses tipos de tecnologia não só otimiza o processo, gerencia melhor o uso de recursos, otimiza a cadeia produtiva, mas também agrega valor ao produto.
Comparado a outras revoluções industriais, o processo de atualização não leva mais décadas. Hoje, em poucos anos, o processo se torna quase uma regra.
Principais conceitos e ferramentas da indústria 4.0
- Internet das coisas
Internet das coisas ou IoT, nada mais é que uma rede de sensores, softwares entre outros conectados em uma rede de internet para gerar dados e oferecer informações para um big data que será utilizado pelas tecnologias de IA como o Chat GPT.
- Computação em Nuvem
A computação em nuvem também se destaca pois se trata de uma arquitetura flexível que possibilita o armazenamento de dados e o processamento deles em larga escala. Os dados são armazenados virtualmente, o que faz com que sejam acessados pela internet de forma remota, o que oferece então maior flexibilidade, segurança e capacidade de desempenho.
- Realidade virtual
A Realidade Virtual (VR) consiste em fazer imersões em ambientes digitais por meio de dispositivos, de modo a proporcionar uma experiência simulada aos usuários. É uma tecnologia que está sendo bastante implementada na parte do mercado imobiliário pois permite que o cliente tenha uma experiência imersiva do produto ou serviço que está sendo adquirido.
- Manufatura digital
A manufatura digital emprega tecnologias avançadas de robótica, automação e análise de dados para aprimorar a eficiência dos processos de produção. Em setores como alimentos e bebidas, por exemplo, é utilizada para monitorar a cadeia de suprimentos em tempo real e até mesmo para personalizar produtos de acordo com as preferências dos consumidores.
- Cibersegurança
Cibersegurança, também conhecida como segurança cibernética, é uma disciplina dedicada à proteção de computadores, dados e dispositivos contra uma variedade de ameaças, incluindo vazamento de informações, roubo de fundos e outros ataques direcionados a indivíduos e organizações. Para alcançar esse objetivo, empresas e organizações investem em medidas de proteção contra vírus, malwares, ransomwares, phishing e outras formas de violações em sistemas tecnológicos.
Indústria 5.0
Já a indústria 5.0 é um conceito que surge como uma evolução da 4.0 caracterizada pela utilização de tecnologias de ponta para melhorar a eficiência e a produtividade das fábricas. A ideia principal da indústria 5.0 tem como objetivo principal unir o homem e a máquina, fazendo com que o homem não seja substituído pelo robô mas sim o homem trabalhando em conjunto com a máquina, com a máquina se tornando um assistente do ser humano auxiliando em tarefas que exigem mais esforço físico ou que são perigosas demais para os trabalhadores.
Em resumo, ela busca criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, seguro e sustentável, no qual as pessoas possam se concentrar em tarefas que exigem mais habilidades cognitivas e criativas, enquanto as máquinas atuam como assistentes.
Quais seus pontos principais:
- Maior personalização:
Produção de bens personalizados em larga escala, com o uso de ferramentas como impressão 3D, que permite a produção sob demanda e bem customizada sendo hoje possível de ser empregada desde na construção civil até no âmbito hospitalar.
- Maior eficiência:
A integração de sistemas de produção com sistemas de gestão permite uma maior eficiência na produção, reduzindo os custos e aumentando a produtividade.
- Maior sustentabilidade:
A indústria 5.0 busca reduzir o impacto ambiental da produção buscando materiais e meios de produção mais sustentáveis.
Inteligência artificial na produção
Tanto a indústria 4.0 e 5.0 possuem um ponto muito importante em comum que é a utilização das inteligências artificiais no processo industrial. A Inteligência artificial é um campo da ciência, cujo propósito é estudar, desenvolver e empregar sistemas ou máquinas que não necessitam da inteligência humana para executar tarefas que podem se aprimorar totalmente com base nas informações que eles coletam. Também está ligada à robótica, ao Machine Learning, ao reconhecimento de voz e de visão, entre outras tecnologias.
Inteligência artificial na engenharia de produção
Não é segredo que a inteligência veio para ficar, e hoje ela pode ser aplicada em qualquer âmbito de nossas vidas e profissão e a engenharia de produção não ficou fora disso. Por isso vale salientar alguns pontos importantes que as IAs podem auxiliar na área da engenharia de produção:
- Otimização de processos: A IA tem a capacidade de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões e tendências facilmente. Com base nas análises, algoritmos de IA podem otimizar os processos produtivos, identificando gargalos, reduzindo desperdícios e melhorando a eficiência geral. Isso pode levar a um aumento na produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade.
- Manutenção preditiva: Através da análise de dados em tempo real e do machine learning, a IA pode prever falhas e problemas em equipamentos e máquinas industriais. Com isso é possível marcar a manutenção preditiva das máquinas e equipamentos com exatidão otimizando os recursos para tais.
- Análise de dados e tomada de decisões: Com a grande capacidade de analisar dados, as IAs podem identificar padrões ocultos entre os dados auxiliando os engenheiros nas tomadas de decisões baseando-se em informações mais precisas e relevantes.
- Automação: As inteligências artificiais têm uma “intuição” muito mais eficaz que a dos seres humanos fazendo com que sejam extremamente eficientes em controlar máquinas e processos industriais de determinados tipos.
Com a alta das inteligências artificiais surgem infinitas possibilidades de atividades que você pode aplicar dentro de qualquer área do cotidiano seja para estudar ou até pesquisar uma receita de bolo, hoje temos muitas IAs que podem nos auxiliar como o Chat GPT que pode:
- Responder a perguntas: seja sobre fatos, conceitos, procedimentos ou qualquer outra coisa.
- Auxiliar em redações: desde a revisão gramatical até a elaboração de ideias.
- Gerar texto criativo: Pode criar histórias, poemas, diálogos.
- Fornecer suporte técnico: Se você tiver dúvidas sobre tecnologia, programação, ciência da computação ou qualquer outro tópico relacionado.
Ou seja, ele pode ajudar em qualquer dúvida que você tiver, em sua versão paga ele consegue ler textos e resolver problemas matemáticos com excelência, podendo também gerar imagens e vídeos a partir do comando que você fornecer.
Outra IA que tem um intuito semelhante é o Gemini do Google que fornece uma interface mais intuitiva, é também uma ferramenta muito interessante para o dia a dia.
Uma IA bastante utilizada também são os assistentes virtuais como Siri, Google Assistente, Cortana e Alexa sendo uma das ferramentas de inteligência artificial pioneira do mercado, porém com uma capacidade um pouco reduzida.
Conclusão:
A revolução da indústria 4.0, impulsionada por tecnologias como a internet das coisas e a inteligência artificial, trouxe consigo uma transformação profunda nos processos industriais, prometendo maior personalização, eficiência e sustentabilidade. Com a iminente chegada da indústria 5.0, que enfatiza a colaboração entre humanos e máquinas, testemunhamos um novo paradigma onde a tecnologia não apenas simplifica nossas vidas, mas também nos capacita a alcançar novos níveis de criatividade e produtividade.
Além de conteúdos como este do blog, disponibilizamos Ebooks gratuito para você se aprofundar mais! Não deixe de conferi-los!
Caso ainda permaneça com alguma dúvida, entre em contato conosco!





