5S: Por que e como aplicar a metodologia na sua empresa

fev. 20, 2023

5S: Por que e como aplicar a metodologia na sua empresa

A metodologia 5S visa simplificar os procedimentos do ambiente de trabalho, de modo a organizá-lo e padronizá-lo, evitando o desperdício de recursos e aumentando a produtividade da empresa!

Manter o ambiente organizacional sempre organizado e arrumado pode até parecer fácil, mas sabemos que isso nem sempre acontece, não é mesmo?

Porém, manter todas as ferramentas, papéis, documentos e utensílios em ordem pode melhorar muito os resultados da sua empresa. E o melhor: existe uma ótima maneira de fazer com que isso aconteça através do 5S.

Sendo assim, se você deseja de fato organizar seu ambiente de trabalho e implementar bons hábitos na rotina da empresa, continue acompanhando o post!


Mas afinal, o que é o 5S?


A metodologia do 5S consiste em uma filosofia que surgiu no Japão pós-guerra para que o país aprendesse a lidar de forma mais eficiente com os poucos recursos que haviam restado.

Na época, a aplicação trouxe resultados muito bons ao país e não é atoa que atualmente é uma metodologia muito utilizada dentro das empresas ao redor do mundo inteiro.

Basicamente, o 5S visa reduzir ou até mesmo eliminar os desperdícios do negócio e criar uma mudança de hábito em todos os colaboradores e responsáveis pelas organizações.

Assim, a filosofia tem o objetivo de melhorar e aprimorar o ambiente de trabalho através da aplicação de 5 sensos, os quais, em japonês, se iniciam com a letra “S”. Desse modo, uma cultura de melhoria contínua é promovida.


Os 5 Sensos

Senso de Utilização (SEIRI)


O senso de utilização, também conhecido como Seiri, consiste no primeiro senso e passa a ideia de que os recursos devem estar disponíveis na quantidade ideal, de modo a eliminar utensílios que não são úteis ao processo ou à organização como um todo.

Assim, torna-se possível utilizá-los corretamente, além de melhorar e otimizar o ambiente de trabalho.


Senso de Organização (SEITON)


O segundo senso é de disposição, ou Seiton, e visa tornar o ambiente de trabalho mais eficaz. Ou seja, tem o objetivo de fazer com que os objetos e ferramentas necessárias sejam encontrados sem dificuldade.

Além disso, também prioriza a ordenação dos utensílios, ou seja, fazer com que cada um esteja disposto no lugar determinado e próprio a ele. Aqui, os objetos podem ser etiquetados para melhor identificação.


Senso de Limpeza (SEISO)


O terceiro senso é o Seiso, isto é, o senso de limpeza. Basicamente, visa passar a ideia de que é mais fácil não sujar, do que limpar. E isso não deixa de ser verdade, não é?

Então, esse senso tem o objetivo de conservar o ambiente e as ferramentas utilizadas no trabalho sempre limpas, de modo a evitar o desperdício de tempo.

Além disso, supondo que sua empresa seja uma fábrica, manter as máquinas limpas é uma forma de evitar que elas apresentem algum problema e precisem de manutenção, evitando gastos.

Também, com um ambiente organizacional higiênico, os colaboradores podem acabar se sentindo mais motivados, e consequentemente, acabam produzindo mais.


Senso de Padronização (SEIKETSU)


Também alinhado à motivação e engajamento dos colaboradores, o quarto senso é o Seiketsu, e tem como objetivo tornar o ambiente organizacional em um espaço acolhedor e confortável.

Ainda, tem a finalidade de promover e incentivar a melhoria contínua dentro da organização, fazendo com que seja de fato um ambiente agradável para estar inserido.


Senso de Disciplina (SHITSUKE)


Por fim, o quinto e último senso é o de disciplina, também chamado de Shitsuke, que, como o próprio nome já diz, visa implementar de fato a disciplina na rotina da organização.

Ou seja, tem o objetivo de manter os padrões estabelecidos de forma a colocar na prática e no dia a dia todos os sensos já citados acima.

Basicamente, tem a finalidade de tornar as boas práticas um hábito e fazer com que sejam extremamente presentes na cultura da empresa.


Por que implementar o 5S na sua empresa?


Mas por que exatamente implementar o 5S? Você deve estar se perguntando se realmente compensa o investimento e se vale a pena. Caso você ainda não tenha se convencido com a explicação dos sensos, trago aqui alguns fatores que podem te ajudar!

A implementação da metodologia do 5s, como citado anteriormente, traz inúmeras melhorias aos processos que ocorrem dentro da empresa.

Além disso, é uma metodologia simples, que não requer tanto trabalho para que seja implementada e o melhor: apresenta um custo baixo. Ou seja, sua empresa não precisa fazer um alto investimento para que possa colocar na prática o 5s.

Ainda, a metodologia pode ser aplicada tanto na organização inteira, quanto em apenas um setor específico, possibilitando uma mudança assertiva.

Também, com a metodologia aplicada, sua empresa será mais organizada e consequentemente, a produtividade aumentará e seus lucros também crescerão!

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Vale lembrar, também, que a implementação dos 5 sensos faz com que ocorra uma verdadeira mudança no mindset dos colaboradores, melhorando seus comportamentos e otimizando o ambiente de trabalho.

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Como implementar o 5S?


Agora, caso você tenha se interessado e deseja colocar em prática a metodologia dentro da sua empresa, trago aqui algumas dicas para te guiar nesse processo!

Primeiramente, vale ressaltar aqui que a implementação deve ser realizada em partes, ou seja, em algumas etapas para que se atinja o resultado esperado.


Planejamento


O primeiro passo, assim como em qualquer mudança que as empresas desejam realizar, é o planejamento. Nessa etapa inicial é fundamental definir quem serão as pessoas envolvidas no projeto, desde os responsáveis até os demais membros da equipe.

Em seguida, a equipe deve analisar todo o ambiente organizacional e identificar pontos de melhoria em toda a empresa, para assim, saber o que precisa ser melhorado.

Feito isso, alguns pontos devem ser priorizados. Ou seja, deve ser priorizado aquilo que é mais urgente, ou um setor que está enfrentando mais problemas.

Tendo em mente o que será feito e onde será feito, é hora de decidir quais serão as ferramentas utilizadas no processo de melhoria.

Posteriormente, os meios de comunicação devem ser estabelecidos, decidindo qual será a melhor forma de passar as mensagens para todos da equipe de forma clara e assertiva.

Além disso, é na fase do planejamento que o cronograma do projeto deverá ser feito. Isto é, estabelecer uma data de início e estipular um prazo para que as melhorias sejam feitas e cumpridas.


Documentar a situação antes do 5S


Assim que a equipe tiver decidido em qual área da empresa será aplicada a metodologia 5s, a mesma deve documentar exatamente como esse ambiente se encontra antes do início do projeto.

É recomendado que tudo seja descrito detalhadamente, podendo conter até mesmo fotos e vídeos caso a equipe concorde e ache necessário.

Essa etapa é importante para que não só a equipe, mas a organização inteira possa comparar as diferenças obtidas pelo projeto, e como isso impactou positivamente na empresa.

Ou seja, possibilitar que o antes e depois seja muito mais perceptível para todos os colaboradores.


Alinhamento com a equipe


Nessa etapa, a equipe toda deve se reunir para que os dados possam ser passados para a mesma, como forma de conscientizá-la a respeito da situação atual.

Além disso, o objetivo dessa reunião é fazer com que os envolvidos no projeto reconheçam a importância dele para que tenham responsabilidade com o compromisso assumido.


Disseminação do 5S


Aqui, mesmo que a metodologia seja implantada em apenas um setor, é fundamental que todos da empresa estejam cientes do andamento do projeto.

Ou seja, nessa etapa entra a questão da comunicação, que deve ser transparente e fazer com que todos os níveis da organização entendam o que está prestes a acontecer.

Algumas dicas são utilizar manuais visuais e quadros que transmitam o que está acontecendo, por exemplo.


Capacitação das equipes


Por fim, é hora de capacitar a equipe! Nessa fase, ocorrem vários tipos de treinamentos para que as pessoas envolvidas no projeto saibam como implementar os 5 sensos citados anteriormente com mais facilidade.

Assim, são discutidos desde os tópicos de melhoria, até a etapa de alinhamento. Vale lembrar que é essencial que haja uma discussão entre toda a equipe sobre o que pode ser otimizado.

Isso porque, muitas vezes as pessoas possuem visões diferentes a respeito de uma mesma situação, e um membro pode acabar enxergando problemas diferentes, ou formas de solucioná-los de formas distintas.


Conclusão


Concluindo, vimos que a metodologia 5s visa simplificar os procedimentos da empresa, de modo a otimizar o tempo e os recursos disponíveis.

Assim, seu produto ou serviço pode ser entregue com muito mais qualidade através da cultura da melhoria contínua. Ou seja, a metodologia, quando bem aplicada, traz inúmeros benefícios à empresa!

Sendo assim, caso queira implementar essa mudança de hábitos dentro do seu negócio, nós podemos te ajudar! A Dinâmica Consultoria oferece um serviço de Aplicação do 5S!

Essa aplicação promove disciplina e conscientização dos colaboradores acerca do que precisa ser feito, além de proporcionar um ambiente mais seguro.

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Assim, a partir dessas métricas e da pesquisa de clima organizacional, será possível entender quais aspectos da jornada do colaborador devem ser melhorados para que os funcionários desenvolvam as suas atividades com mais plenitude. Por fim, as melhorias levantadas serão padronizadas e documentadas para que se tornem um processo contínuo na cultura da empresa . Como exemplo uma entrega realizada pela dinâmica feito para uma organização que atua na área de saúde ocupacional realizando exames admissionais, periódicos e demissionais onde a insatisfação dos funcionários implicava diretamente na insatisfação dos clientes da empresa. Em um período de dois meses pós-projeto, o crescimento obtido no NPS foi de 10,45% quando comparado com a do início da consultoria, obtendo uma nota 74 de satisfação dos clientes. Além disso, ao comparar o desempenho da empresa inserido no cenário brasileiro, a organização está entre as melhores do seu setor, sendo 9,98% acima da média nacional. Portanto, o sonho inicial do cliente de se tornar uma empresa referência no ramo de saúde ocupacional está sendo concretizado graças a experiência do colaborador e o trabalho da equipe harmoniosa . As vantagens As vantagens de uma boa experiência do colaborador são diversas e podem ser observadas em diferentes áreas da empresa. As principais vantagens são: Maior produtividade Funcionários que têm uma boa experiência no trabalho tendem a ser mais produtivos . Eles se sentem motivados a fazer o melhor e se comprometem com os objetivos da empresa. Isso resulta em uma maior eficiência e qualidade na execução das tarefas. Engajamento Quando um funcionário tem uma boa experiência no trabalho , ele se sente mais conectado com a empresa. Ele se identifica com a cultura organizacional , a missão e os valores da organização . Esse engajamento é importante para a criação de um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo. 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