O mercado está tornando-se cada vez mais competitivo, passando por uma metamorfose constante com mudanças incessantes nos negócios que a cada dia acarretam na necessidade de inserção e utilização de novos métodos, ferramentas, processos e novas tecnologias. Dessa forma, apenas irão destacar-se no mercado organizações que estiverem preparadas para essas novas exigências, e a melhor forma para alcançar esta preparação é com treinamentos direcionados aos profissionais de diferentes áreas da empresa.


Quem realiza investimentos nos treinamentos para o desenvolvimento dos profissionais, consequentemente o faz na qualidade de serviços e além de transformarem o papel do setor de Recursos Humanos em algo menos operacional e mais estratégico e acabam por promover condições ideais para o crescimento e melhoria contínua desses colaboradores, o que resulta na satisfação pessoal nos mesmos.

É importante que as organizações invistam tanto em treinamentos técnicos como comportamentais, já que estas possuem metas estratégicas a serem alcançadas, assim influenciando diretamente no faturamento ou crescimento do Market Share.

Além desses benefícios, a capacitação dos profissionais também ajuda na melhoria da experiência do cliente e com isso gera maior satisfação por parte destes, sendo extremamente importante, já que auxiliará na fidelização de clientes e até no desenvolvimento de estratégias para manter essa melhoria sempre ativa.

Atualmente os treinamentos que estão mais em alta são os que saem do tradicional, gerando resultados positivos em relação ao engajamento dos colaboradores, alguns deles são:

  • Gamificação: É um termo que vem do inglês, de “gamification”, que consiste basicamente em usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo. Com sua aplicação nas corporações é possível alcançar um alinhamento entre a satisfação pessoal no trabalho com os objetivos organizacionais. Na prática, isso significa oferecer recompensas aos profissionais que realizarem tarefas pré-estabelecidas.
  • Coaching executivo: É um treinamento que está sendo utilizado com objetivo de aprimorar os conhecimentos de líderes e executivos, desenvolvendo competências específicas antigas e novas para a eliminação de possíveis problemas de forma direcionada, assertiva e otimizada.
  • Programa de mentoria: Esse é um dos tipos de treinamento mais bem aceitos nas corporações atuais. Os profissionais com mais experiência ou que possuam aptidões em determinadas áreas normalmente assumem o papel de mentores para os que possuem menos. Com isso, o ideal é criar espécies de metas e cobranças para os resultados obtidos.
  • Rodízios: Neste treinamento, os profissionais trocam suas áreas dentro da empresa por um determinado tempo e passam a conhecer melhor o que cada um faz, por isso torna-se muito importante para que os profissionais sejam capacitados para exercer habilidades de diferentes áreas.

Dessa forma, usando técnicas adequadas para treinar e desenvolver os profissionais é possível superar a acomodação que a falta de conhecimento constante gera e ainda mostrar que a organização se preocupa com o bem-estar e qualidade de vida da equipe.

 

Autora:  Isadora Silveira Carvalho