(14) 99616-0299 contato@dinamicaej.com.br UEM - Maringá/PR

Transformação Digital: Saiba por que investir nessa mudança

Transformação Digital

Investir na transformação digital já seu tornou uma realidade. O mundo tem mudado, e o comportamento dos consumidores também. É preciso reconhecer que a tecnologia impacta na sociedade para que sua empresa possa acompanhar o mercado digital.

Que o mundo tem ficado cada vez mais tecnológico não é muita novidade para ninguém, não é mesmo? Com o passar dos anos, a tecnologia vem crescendo cada vez mais e de uma maneira extraordinária.

Em um período de poucos anos, novas ferramentas são criadas e a tecnologia conquista um espaço maior no mercado e na sociedade como um todo.

E, para que as empresas consigam se adaptar a essas mudanças e manter o bom destaque e visibilidade de sempre, é necessário que as mesmas estejam sempre atentas às transformações que vem ocorrendo mundo a fora.

Basicamente, para que os negócios permaneçam sustentáveis, é essencial investir na transformação digital. É sobre ela que iremos falar nesse post. Portanto, caso queira saber mais sobre o tema, continue acompanhando!

Afinal, o que é transformação digital?

Transformação digital consiste em utilizar a tecnologia com a finalidade de melhorar o desempenho, o alcance e os resultados da empresa de modo geral.

Para isso, a empresa em questão deve fazer algumas mudanças estruturais em sua organização, inserindo a tecnologia como base para todas as estratégias.

Ou seja, trazer a transformação digital para dentro do seu negócio não se limita apenas a criar uma boa rede social, divulgá-la e pronto. A transformação digital vai muito além disso. Como dito acima, a tecnologia deve receber atenção e foco centrais.

Muitas vezes, aderir a ela pode acabar representando um obstáculo difícil pois, para ser assertiva, envolve muito planejamento, investimento de tempo e necessidade de fornecimento de recursos.

Pilares da transformação digital

Antes de darmos continuidade ao conteúdo, é válido citar que existem três pilares que funcionam, literalmente, como uma estrutura para que a transformação digital ocorra. São eles: potencial humano, cultura digital e, claro, tecnologia.

Potencial Humano

Por mais que a transformação digital tenha como foco a tecnologia, quem decide o que irá ser feito e quem está por trás de todas essas invenções são as pessoas.

Somos nós quem moldamos a realidade, e sendo assim, é importante valorizar esse capital humano, tanto interno como externo.

No caso externo, devemos sempre considerar nossos consumidores, ou seja, entender sua jornada e quais são suas expectativas.

Mas, o potencial humano também gira internamente, considerando os próprios colaboradores da empresa. É importante fornecer liberdade e autonomia para os mesmos, de modo a fazer com que se sintam motivados e engajados.

Para entender mais sobre como conhecê-los e saber aproveitar ao máximo o talento de cada um, baixe nosso e-book gratuito de Experiência do Colaborador!

Cultura Digital

O segundo pilar da transformação digital é a cultura digital, que pode acabar sendo um desafio para as empresas mais antigas que ainda não fizeram a migração do físico para o digital.

Essa cultura deve vir de cima, ou seja, é fundamental que os líderes estejam guiando e motivando seus liderados, para que essa nova estrutura seja incentivada dentro da organização.

Aqui, é necessário que se tenha uma mudança de mindset, e nada melhor que a equipe de gestores para promovê-la, certo?

Tecnologia

Por fim, para que a transformação digital ocorra, é necessário que se utilize de muita tecnologia. Como já sabemos, novas tecnologias surgem a todo momento, e sendo assim, atentar-se a elas para saber qual é a ideal para o seu negócio com certeza trará muitos benefícios.

Continue acompanhando o conteúdo pois na sequência, traremos alguns exemplos de tendências tecnológicas!

Por que investir na transformação digital?

Sabemos que a tecnologia, desde muitos anos, se tornou uma forte associada às organizações. Sendo assim, ao investir em transformação digital, você consegue maximizar a performance da sua empresa.

Frente a um mercado cada vez mais avançado e competitivo, a transformação digital já se tornou extremamente presente e funciona como uma “obrigação de investimento” dos negócios.

E, se esses fatos ainda não te convenceram de que é hora de investir nessa transformação digital, trago aqui mais alguns benefícios:

Maior eficiência e produtividade

Com recursos tecnológicos, os processos produtivos podem ser simplificados, o que acaba otimizando o tempo e aumenta a produtividade da empresa.

Maior satisfação dos clientes

Além disso, uma vez que sua empresa possui meios digitais, criar e manter um relacionamento com o cliente acaba sendo mais fácil, resultando em uma interação entre fornecedor e consumidor.

Assim, é possível saber quais os pontos bons da sua empresa e o que necessita de uma atenção maior para ser melhorado, resultando em maior satisfação.

Maior destaque

Por fim, como dito anteriormente, apostar na transformação digital com um bom planejamento já virou realidade e as empresas que não tiverem a mesma atitude, com certeza terão resultados negativos em um futuro não muito distante.

Sendo assim, ao dar a devida atenção a ela, é possível se destacar frente a concorrência e obter uma vantagem competitiva no mercado.

Exemplos de transformação digital

Para facilitar o entendimento, trouxemos aqui alguns exemplos do que representa a transformação digital.

Plataforma Big Data

Anualmente, o volume de dados vindos da internet cresce absurdamente. Isso porque, cada vez mais pessoas estão usando a Internet, principalmente agora que as pessoas mais novas da geração Z estão crescendo.

Além disso, a internet, hoje, está repleta de tecnologia e automação de dados, o que contribui para esse crescimento.

Mas o que é a plataforma Big Data? Basicamente, consiste em um banco de dados que possibilita análises para tomadas de decisão mais assertivas.

Sendo assim, como a própria definição já diz, ao analisar os dados da forma correta, é possível que a equipe gestora da empresa tome decisões importantes pautadas em dados e análises concretas, garantindo uma maior vantagem competitiva.

Internet das Coisas

Além disso, uma outra tendência é o IOT, que visa conectar as atividades do cotidiano ao meio da internet, isto é, unificar o meio físico do nosso dia a dia à tecnologia.

Ou seja, a partir dessa conexão, torna-se possível coletar informações em tempo real, trazendo soluções e respostas inovadoras e decisivas para a empresa.

Realidade Virtual e Aumentada

As realidades virtual e aumentada acabam por originar maneiras completamente inovadoras de fazer com que o consumidor conheça o produto, mesmo antes da compra e da entrega ser feita.

Essa questão de poder experimentar um pouco do produto que se deseja comprar representa grande potencial de crescimento para o e-commerce. Isso porque, muitas pessoas desistem de efetivar a compra por terem um certo receio de como o produto realmente é pessoalmente.

Business Intelligence

O Business Intelligence, mais conhecido como BI, também é uma transformação digital e que já é muito utilizada nos dias de hoje. Com ela, as tomadas de decisão acabam sendo mais assertivas, uma vez que torna-se possível fazer uma análise de dados extremamente completa.

Sendo assim, o usuário consegue ter uma visão dos fatores que estão impulsionando e contribuindo com os resultados da empresa, e quais tópicos merecem uma atenção maior de melhoria.

Uma das ferramentas mais conhecidas é o Power BI, o qual proporciona essa análise de forma visual e interativa, facilitando ainda mais o entendimento dos dados.

Aqui na Dinâmica Consultoria, nós trabalhamos com o BI no nosso serviço de Análise de Dados! Clique aqui para saber mais.

Automação de Marketing

Além disso, temos também como transformação digital a automação de marketing. Como dito anteriormente, aderir a essa transformação não se limita apenas a criar uma rede social ou site.

Vai muito mais a fundo, e a automação de marketing é o exemplo ideal para explicarmos isso. Primeiramente, o que é automação de marketing?

Resumidamente, é uma estratégia que tem como finalidade simplificar e facilitar as análises de clientes, de modo a personalizar o contato e garantir maior assertividade.

Está diretamente ligada ao funil de vendas, isto é, à jornada de compra do usuário, fazendo com que o mesmo tenha cada vez mais interesse naquilo que está sendo ofertado.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que a tecnologia impacta diretamente na sociedade do mundo todo. Os consumidores passam por uma mudança de comportamento, e tornam-se pessoas mais exigentes na hora de realizar suas compras.

Sendo assim, ao proporcionar a transformação digital para sua empresa, você deve ter o propósito e o objetivo disso muito bem alinhados e planejados para que tenha resultados positivos.

Para utilizar essa transformação da melhor maneira possível, invista em ferramentas que otimizarão seus processos através de análises de dados!

Nós da Dinâmica Consultoria podemos te ajudar nessa etapa! Oferecemos um serviço de Análise de Dados, o qual visa criar um banco de informações para facilitar a identificação dos problemas da sua empresa e facilitar as tomadas de decisão de melhorias!

Caso queira saber mais, acesse nosso serviço aqui! Entre em contato conosco para transformarmos as estruturas digitais da sua empresa juntos!

 

12 / 107

Deixe uma resposta

Required fields are marked