capa

Agora que você já sabe como adaptar sua empresa ao home office, o assunto dessa vez é como otimizar seu trabalho em casa e torná-lo mais produtivo. Nesse post, abordo 7 pontos que considero fundamentais e que contribuem para isso. Além de recomendações de algumas ferramentas e exemplos de organização e atividade física. Continue lendo!

Tenha seu espaço

Como o nome mesmo diz, home office em inglês, significa um espaço para trabalho dentro de casa. Portanto é muito importante reservar esse lugar ou até um cômodo da sua casa para realizar as atividades. Essa separação de ambientes, pode fazer com que você procrastine menos e seja mais produtivo.

É importante também, se atentar aos detalhes. Um ambiente com uma boa iluminação e que tenha o mínimo de ruído, não podem faltar. Além disso, uma cadeira confortável e uma mesa que consiga caber suas ferramentas e documentos para mantê-los organizados, também são relevantes.

Planeje seu dia

Defina metas diárias para serem cumpridas em forma de checklist. Como recomendação, gosto bastante do Trello. Falei dessa ferramenta no blog post anterior, mas citando as principais vantagens – ele é muito prático, simples e bastante visual. Ele pode ser usado da seguinte forma:

Quadro pessoal no Trello
Quadro pessoal no Trello

Contudo, às vezes você pode não se adaptar ao uso de ferramentas online, portanto fazer um checklist do dia em post-its para serem colados na parede, seria a melhor solução. Para este tipo, trago um exemplo também:

Metas diárias em post-it

Com isso, criar esse hábito é muito importante para que você também não se sobrecarregue muito e não se cobre para ser “produtivo 24 horas por dia”. Fazer uma gestão de atividades faz com que elas possam ser entregues no prazo e ainda sobrar tempo para cuidar da saúde mental e física.

Cada pessoa se adapta a métodos diferentes, fazer testes e ir aprimorando que é a essência.

Minimize distrações

Hora de trabalho, é hora de trabalho. Deixe claro para as pessoas que vivem com você sobre seus horários para não ser interrompido. Como estamos em um ambiente como a nossa casa, é difícil muitas vezes abrir mão de se divertir ou relaxar, mas quanto mais você se manter focado, mais tempo sobra para o lazer. Evite também olhar o celular, apenas quando for bem importante. Podemos não perceber, mas uma verificada em uma notificação acaba se tornando 2 horas navegando pelas redes sociais. Por isso, sempre mantenha em mente que “sem sacrifício não há benefício”, para assim todas as tarefas serem entregues com qualidade.

Defina horários

Mais do que definir um horário para o trabalho, é fundamental separar um tempo para intervalos. Respirar os ares de outros cômodos, comer alguma coisa e aliviar a tensão. Poder administrar os seus horários e ter essa liberdade, é uma das principais vantagens do home office, portanto aproveite desse lucro, mas com moderação.

Troque de roupa

Trocar de roupa é sinal de manter o profissionalismo no trabalho. Um simples ato, pode refletir muito na qualidade do que você vai entregar. Contudo, não é necessário o uso de terno e gravata, opte por uma roupa mais confortável e que mantenha o ar profissional.

Outro ponto que essa mudança pode abranger, é no nosso psicológico. Ficar com pijama nos traz sinais inconscientemente de relaxamento e descanso, portanto aquele sentimento de “o dia ainda não começou” pode atrapalhar o andamento das suas metas diárias.

Não esqueça de você

Aproveite esse tempo para pôr em dia aquela série, filme, aproveitar a família, se arriscar em outras áreas através de cursos online, enfim. Saiba o momento de parar também. Não é necessário colocar tanta pressão para trazer resultados. Fazer isso pode acabar virando uma bola de neve de estresse e você pode acabar descontando em pessoas próximas que não tem nada a ver com isso. Por isso, preze bastante pela sua saúde mental. E uma coisa muito importante: filtre as notícias! Não dê atenção às falsas e sensacionalistas, procure sobre.

Para a saúde física, fazer exercícios físicos podem colaborar na diminuição da ansiedade, insônia e ajuda a manter a saúde em dia. Uma recomendação que tenho para guiar suas atividades físicas, é o aplicativo da Nike. Este, é dividido em níveis de dificuldade e possui vídeos demonstrativos de cada exercício. Garanto que você vai sentir diferença a longo prazo.

Continue com o contato social

Essa mudança para o trabalho em casa, é uma coisa nova para grande parte das pessoas, portanto se mostre aberto a colegas para ajudar e peça ajuda também. Essa pode ser uma boa forma de manter contato com as pessoas – trocar figurinhas e compartilhar dicas.

Use as ferramentas disponíveis como o Google Meet ou outras plataformas de videoconferência para se conectar com amigos durante essa fase da pandemia. Somos seres sociais e essa quebra repentina da rotina pode nos afetar, portanto antes que isso aconteça, procure manter contato virtual com amigos e familiares

Conclusão

Fechando a ideia, as pessoas se adaptam de formas diferentes. O que funciona para mim, as vezes não funciona para você. Portanto sempre faça testes rápidos dessas ferramentas e veja ao longo dos dias se faz sentido o uso ou não. Por fim, priorize sempre a saúde e bem-estar das pessoas e a sua própria. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe e deixe uma mensagem para a gente logo abaixo!