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Sabe-se que a concorrência no mercado aumenta a cada dia e que, para um mesmo produto ou serviço, existem variações de qualidade, preço, embalagem e, principalmente, de marca. Quantas vezes você já escolheu um produto entre tantos outros apenas por ter confiança em uma marca específica? Acredito que, assim como eu, quase sempre! Além disso, muitas vezes deixamos de comprar algo que precisamos quando não encontramos nossa marca preferida (nossa Top of Mind) disponível, mesmo que outras estejam.

Por esse motivo, trouxemos para você alguns esclarecimentos sobre o que é Top of Mind. Além disso, pontuamos algumas dicas para que você comece a posicionar sua marca de forma mais efetiva no mercado.

O que é Top of Mind?

Top of Mind é um termo utilizado para descrever marcas que são as mais lembradas pelos consumidores em cada segmento. Ou seja, as marcas que vêm à cabeça quando a seguinte pergunta é feita:

“Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em (tipo de produto ou serviço)?”

No Brasil, existe uma pesquisa realizada todos os anos em nível nacional, a Folha Top of Mind. Tal pesquisa premia as marcas mais lembradas de cada categoria. Umas das categorias é a Top do Top, em que a pergunta não recebe direcionamento para um produto ou serviço específico. As marcas mais lembradas em 2018 foram a Omo, Coca-Cola, Nike e Samsung.

Por que as marcas almejam ser Top of Mind?

Ser Top of Mind significa que sua comunicação com os consumidores tem sido efetiva, atingindo as pessoas certas e fazendo com que se disponham a consumir seu produto ou serviço ao menos uma vez. Além disso, demonstra a qualidade do que é entregue. Isso proporciona uma lembrança de sua marca como algo bom e gera clientes promotores, algo imprescindível para o aumento do alcance das marcas.

Como você pode tornar sua marca uma Top of Mind?

Aqui vai uma dica para que você comece a entender como se comportam as empresas Top of Mind da mesma categoria que a sua. Acompanhe-as em redes sociais, acesse seus sites, fique de olho em seus anúncios e consuma seus produtos e serviços. Isso trará insights que contribuirão para o seu nível de divulgação e qualidade. Esses são os dois fatores mais relevantes para que você possa conquistar a primeira lembrança das pessoas.

Em relação à qualidade, deve-se levar em consideração não apenas o produto ou serviço oferecido em si, mas o atendimento prestado. Desde o primeiro contato do cliente com a marca até o pós-venda. Clientes promotores são seu veículo de divulgação mais poderoso. Isso porque, atualmente, com o excesso de propagandas às quais estamos expostos diariamente, passamos a ignorá-las e buscar informações para embasar nossas decisões de compra com pessoas dos nossos círculos de convivência.

Em relação à divulgação, deve-se pensar em ir além da promoção de seus produtos ou serviços. Lembre-se, quem os consomem são seres humanos, com emoções e movidos por seus propósitos pessoais. Identifique quem são seus clientes, faça uma pesquisa e análise e defina a persona ideal que você busca conquistar. Com isso, você conseguirá criar conteúdos que interessam esses clientes e fazer suas divulgações nos canais em que eles estão presentes.

Qual o primeiro passo para ser Top of Mind?

Caso você aceite esse desafio e escolha ser Top of Mind, aqui vai o primeiro passo!

Defina claramente o porquê de sua empresa existir e o que ela se propõe a entregar aos seus clientes. Para isso, recomendamos que você utilize nosso Canvas da Proposta de Valor para guiá-lo no processo. Essa é uma ferramenta guiada que oferecemos gratuitamente para você.

A partir dessa definição, você estará pronto para estruturar seu plano de marketing. Assim, ele será voltado para divulgar o valor que sua marca entrega e seu propósito, conquistando clientes por meio de seus sentimentos, e não apenas de suas necessidades de consumo.

Com base nas informações levantadas, você também deve se preocupar em transmitir sua essência no atendimento que fornece, na embalagem de seus produtos, na comunicação e em todos os outros pontos de contato do cliente com sua marca. Para isso, você pode coletar análises por meio de cliente oculto e grupos focais e utilizar os resultados para desenhar novos processos para sua empresa. Pode parecer algo pouco palpável e difícil de colocar em prática, mas disponibilizamos um case de sucesso da Dinâmica Consultoria para clarear suas ideias.

Conheça nosso case!

Caso queira compreender mais a fundo, mapear e padronizar os processos de sua empresa, utilize nossos materiais do mapa SIPOC e do fluxograma de processos. Eles são gratuitos e de fácil utilização, além de contarem com um passo-a-passo que te auxiliará no processo.

E agora, pronto para conquistar o primeiro lugar na cabeça e no coração de seus clientes? Te desejamos muito empenho nessa jornada! E até te desejaríamos sorte, mas sério, você acha mesmo que a Omo, a Coca-cola, a Nike e a Samsung estão onde estão por sorte?

Autora: Flávia Akemi