Imagem ilustrativa para o conteúdo de tiktok

O TikTok é uma rede social na qual os usuários compartilham vídeos caseiros de até 1 minuto utilizando diversos tipos de efeitos e áudios. Hoje, ele é um dos aplicativos mais baixados do mundo! As interações possíveis envolvem curtir, comentar e compartilhar estes vídeos.

Assim, também existe a opção de gravar um vídeo respondendo outro ou até completando-o e fazer lives para interagir com o seu público, na qual é possível até enviar presentes em “Moedas virtuais” do TikTok.

No início, a maioria destes vídeos eram de algum áudio sendo dublado e coreografias montadas por influenciadores do aplicativo. Porém, hoje, os conteúdos presentes são dos mais diversos.

Com isso, navegando pela “For You”, o espaço com vídeos recomendados para você, é possível aprender uma receita nova, macetes para o dia-a-dia ou somente dar umas boas risadas com vídeos pra lá de bem humorados.

Como o TikTok conseguiu tanta repercussão?

A velocidade com que os vídeos viralizam é absurdamente alta! Principalmente por conta das “trends” que surgem por lá. Tratam-se de coreografias, áudios e efeitos que se tornam tendência e são copiados por outros usuários.

Mas se engana quem pensa que trata-se apenas de mais uma rede social. Durante a pandemia, o alcance do aplicativo teve um crescimento massivo! O isolamento social manteve as pessoas em suas casas e o TikTok se tornou um passatempo adotado pela maioria. Com isso, a influência dessa rede social tomou proporções muito grandes que foram refletidas em outros setores.

O campo musical é um dos que sofreu modificações interessantes com a popularização do TikTok. Acompanhando as canções mais tocadas nestes últimos meses é possível perceber que a maioria está presente nos vídeos publicados. Logo, até algumas músicas que já não eram mais tão acessadas voltaram ao topo das mais tocadas no mundo.

O marketing no TikTok

Famosos e influenciadores de outras redes sociais estão presentes por lá publicando vídeos, interagindo com os fãs e até fazendo as famosas “publis”. Sim! O TikTok está sendo utilizado como estratégia de divulgação para muitas marcas.

Muito se fala sobre experiência do cliente nos dias de hoje. Neste campo, o relacionamento entre empresa e cliente é um dos pontos mais importantes. Dessa forma, algumas organizações se soltaram da formalidade ao tratar com seu consumidor a fim de gerar essa proximidade que deixa-os mais confortáveis e confiantes na marca e no que ela proporciona.

Assim, algumas empresas se interessaram pelo tipo de publicação do TikTok por se tratar de algo simples e ter o alcance que tem. Mas o ponto crucial para o investimento delas no aplicativo está no fato de que o conteúdo gerado por lá é bem mais descontraído, autêntico e retrata a realidade como ela é, permitindo, assim, um contato mais próximo de seus clientes. Abaixo vou apresentar algumas dessas empresas:

Guaraná

Uma das primeiras marcas brasileiras a investir nessa nova plataforma foi a Guaraná. Assim, eles lançaram uma campanha com 27 novas latas com mensagens sobre coisas que só os brasileiros sabem fazer. Nessas latas estavam estampados o TikTok Code que ao ser escaneado, redirecionava direto para o perfil da marca no aplicativo.

O conteúdo deles tem sido voltado para o humor com uso de “memes” atuais e participação de influenciadores dessa rede social. Com isso, cada um desses influenciadores cria um conteúdo no seu estilo com algo relacionado a marca. Portanto, alguns postaram maquiagens inspiradas na marca, situações do cotidiano que ficam melhores com o refrigerante e até gambiarras a partir de garrafas e latinhas. Confira aqui um dos vídeos.

Jornal The Washington Post

O jornal The Washington Post foi outra marca que entrou no TikTok. No perfil, eles mostram os bastidores da redação de uma forma inusitada e bem humorada. Logo, o perfil mais formal e sério do jornal ganhou um toque de informalidade postando conteúdos mais leves e voltados ao público jovem.

Atualmente, o perfil está sendo administrado por Dave Jorgenson, um dos produtores de vídeo do jornal. Ele faz vídeos caseiros levando as notícias, ou consequências delas, utilizando as ferramentas disponíveis no aplicativo e elementos das trends citadas acima. Confira aqui um dos vídeos do perfil.

Netflix

Outra marca presente na rede social é a Netflix. Eles já são mais conhecidos por interagir com o público em outras redes sociais e abusarem da informalidade. Então, os vídeos que eles postam utilizam conteúdos das séries e filmes da plataforma que e encaixam em trends ou até lançam novas.

Mais recentemente, a Netflix Brasil ingressou no TikTok. Desse modo, o perfil, que foi criado no início desta semana, estreiou lançando uma coreografia com uma música feita a partir do som de inicialização do streaming e é reproduzida por alguns artistas da plataforma. Clique aqui para conferir um dos vídeos.

Conclusão

Portanto, no marketing, tudo sempre está em constante inovação. É preciso ficar por dentro de tudo que acontece no mundo para que sua marca também possa acompanhar esse desenvolvimento. Caso você se interesse pelo assunto, não deixe de conferir o nosso post blog anterior sobre Boas Práticas nas Redes Sociais. Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira saber mais sobre, entre em contato conosco!

Por: Amanda Lagos