A área de Tempos, Métodos e Sequências de Fabricação tem como principal objetivo diminuir o tempo de produção de uma determinada empresa, visando, portanto, o aumento da produtividade. Consiste, dentre outras etapas, em medir o tempo gasto em cada etapa da produção, o que servirá de subsídio para o enfoque de melhorias. Também é definido o melhor método e sequência para a produção.

Em uma consultoria realizada em uma estamparia têxtil, a Dinâmica Empresa Júnior realizou uma série de cronometragens, determinando o tempo que a empresa gastava com cada processo. A partir dos tempos obtidos, a equipe de consultoria desenvolveu gráficos para demonstrar visualmente quais tempos estavam dentro ou fora do ideal, e foram propostas melhorias nos métodos produtivos da empresa. Além disso, abordando a etapa de sequenciamento da produção, foi desenvolvido um software e um manual para que fosse possível distribuir a produção da melhor maneira para aperfeiçoá-la.

Assim, o projeto proporcionou à empresa a possibilidade de poder prever o tempo gasto para o término de um lote, além da possível diminuição do tempo produtivo a partir dos planos de ação propostos, aumentando também sua capacidade produtiva. Por fim, também se tornou possível implantar metas dentro da empresa, algo que antes era inviável.