(44) 99805-4644 contato@dinamicaej.com.br UEM - Maringá/PR

O caminho mais rápido para o seu sucesso

Planejamento e Controle da Produção

Planejamento e Controle da Produção

O que é Planejamento e Controle da Produção?

Quer conhecer melhor como o seu estoque, demanda e os processos influenciam no resultado da sua empresa? O Planejamento e Controle da Produção ou, simplesmente, o PCP, integra o gerenciamento e planejamento do processo produtivo da empresa. Dessa forma, com base nos resultados da empresa, estuda a capacidade produtiva juntamente do estoque, a fim de reduzir custos e diminuir desperdícios, assim, garantindo melhor desempenho para sua empresa.

Para se ter uma empresa de sucesso é importante planejar e programar, bem como controlar tudo o que se produz. Com isso, o Planejamento e Controle da Produção integra o gerenciamento das principais atividades do empreendimento, sendo responsável por estudar os recursos operacionais de produção, determinar as quantidades produzidas, as etapas dos processos de manufatura e, além disso, a qualificação da mão de obra.

Portanto, o PCP é altamente estratégico para qualquer organização, seja de grande ou pequeno porte, indústria, comércio ou serviço. Com um projeto nessa área, você entende todo o seu processo produtivo e, além disso, entende como melhor alocar recursos nele.

Quais são as etapas do Planejamento e Controle da Produção?

Uma das funções do Planejamento e Controle da Produção é seguir um fluxo de trabalho, a fim de obter os melhores resultados. As etapas que devem ser seguidas para alcançar um sistema produtivo ideal são:

 

  • Previsão de Demanda – É um cálculo baseado no histórico de vendas da empresa. Este cálculo, leva em consideração todas as variáveis possíveis como, por exemplo, a sazonalidade e últimos históricos de vendas. Dessa forma, é possível calcular qual deverá ser a produção da empresa para determinado período. Tal cálculo é interessante, pois obtém-se a quantidade de produtos que devem ser produzidos e, assim, evitando imprevistos no processo produtivo. Dessa forma, é possível quantificar os recursos necessários para produção, mão de obra, entre outros fatores.

 

  • Estudo da Capacidade Produtiva – O estudo da capacidade produtiva pauta-se no estudo do processo, a fim de se obter a capacidade de produção da empresa.  Dessa maneira, caso a demanda seja maior que a capacidade produtiva, há tempo para que os responsáveis pelo setor realizem compras de recursos ou consigam alocar da melhor forma os recursos que possuem.

 

  • Planejamento da Produção – Ocorre uma previsão de níveis de produção e estoque, considerando contratações e demissões de mão de obra, horas extras, logística, entre outros recursos necessários. Assim, para realizar este tipo de planejamento utiliza de uma família de produtos semelhantes e não os produtos individuais, tornando o planejamento muito mais fácil.

 

Sendo assim, o Planejamento e Controle de Produção é uma ótima forma de otimizar o seu processo produtivo, reduzir custos desnecessários e, consequentemente, aumentar o lucro da sua empresa.

O que esperar de um projeto em Planejamento e Controle da Produção?

Principais vantagens

Previsão de demanda;

Planejamento de capacidade da produção;

Planejamento agregado da produção;

Planejamento de Materiais.

Vantagens
Clientes

QUEM JÁ CONTRATOU?

Mais de 130 projetos realizados

Ficou interessado?

Agende um Diagnóstico Gratuito

Agendamento gratuito

CONFIRA OUTROS SERVIÇOS

Você também pode se interessar por:

Garanta um fluxo contínuo e uniforme na produção e nas vendas.

Determine a capacidade máxima da produção da sua empresa.

 Aumente a vida útil do seu maquinário e otimize a sua linha de produção.

Open chat
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by