(44) 99720-3970 contato@dinamicaej.com.br UEM - Maringá/PR

O caminho mais rápido para o seu sucesso

Planejamento e Controle da Produção

Planejamento e Controle da Produção

O que é Planejamento e Controle da Produção?

Como pode me ajudar?

Quer conhecer melhor como o seu estoque, demanda e processos influenciam no resultado da sua empresa? O Planejamento e Controle da Produção integra o gerenciamento e planejamento do processo produtivo da empresa e estuda quais são os produtos mais rentáveis da empresa, analisando a capacidade e controle do estoque, a fim de reduzir custos e desperdícios e obter os melhores resultados para o empreendimento.

Para se ter uma empresa de sucesso é importante planejar, programar e controlar tudo o que se produz, devido as exigências do mercado atual. Com isso, o PCP integra o gerenciamento das principais atividades do empreendimento, é ele que é responsável por todos os recursos operacionais de produção, determina as quantidades produzidas, o layout do chão de fábrica, as etapas dos processos de manufatura e a qualificação da mão de obra.

Uma das funções do PCP é seguir um fluxo de trabalho a fim de obter melhores resultados, as etapas a se seguir para  alcançar uma produção ideal são:

  • Previsão de demanda – cálculo do quanto irá vender baseado em históricos de vendas anteriores, para com isso, calcular a demanda de produção. Tal cálculo é interessante para se obter conhecimento e/ou evitar imprevistos no processo produtivo. Sendo capaz de quantificar os recursos necessários para produção, mão de obra, entre outros fatores.
  • Planejamento de capacidade da produção – Após realizada a previsão da demanda, facilita a realização uma previsão da capacidade de produção a médio e longo prazo, onde o planejamento é importante para novas aquisições de máquinas e matérias-primas necessárias que não podem ser feitas em curto prazo.
  • Planejamento agregado da produção – ocorre uma previsão de níveis de produção e estoque, considerando contratações e demissões de mão de obra, horas extras, logística, entre outros recursos necessários. Assim, para realizar este tipo de planejamento utiliza de uma família de produtos semelhantes e não os produtos individuais, o que torna o planejamento muito mais fácil.
  • Planejamento de Materiais – é realizado uma previsão da quantidade exata de materiais que serão necessários para a produção. Com isso, juntando a previsão de materiais, o controle de estoque fixo, é possível saber quanto deverá ser comprado de cada material para suprir as necessidades de produção. Tal planejamento é vinculado à gestão de estoques, levando em consideração os tipos de estoque existentes na empresa, como produtos acabados, produtos em semiacabados e matérias-primas. Com seu objetivo principal de reduzir o estoque, reduzindo assim custos com armazenagem, transporte e obsolescência.

Sendo assim, o Planejamento e Controle de Produção ou PCP é uma ótima forma de buscar excelência na produção de uma empresa, reduzindo os custos desnecessários e, consequentemente, aumentando sua lucratividade.

O que esperar de um projeto em Planejamento e Controle da Produção?

Principais vantagens

Previsão de demanda;

Planejamento de capacidade da produção;

Planejamento agregado da produção;

Planejamento de Materiais.

Vantagens
Clientes

QUEM JÁ CONTRATOU?

Mais de 130 projetos realizados

Ficou interessado?

Agende um Diagnóstico Gratuito

Agendamento gratuito

CONFIRA OUTROS SERVIÇOS

Você também pode se interessar por:

Garanta um fluxo contínuo e uniforme na produção e nas vendas.

Determine a capacidade máxima da produção da sua empresa.

 Aumente a vida útil do seu maquinário e otimize a sua linha de produção.

Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by