(44) 99720-3970 contato@dinamicaej.com.br UEM - Maringá/PR

O caminho mais rápido para o seu sucesso

Gestão da Manutenção

Gestão da Manutenção

O que é Gestão da Manutenção?

Como pode me ajudar?

Quer reduzir a quebra de maquinário? A gestão da manutenção é a chave para aumentar a vida útil de suas máquinas e, além disso, garantir alta disponibilidade no processo produtivo. Dessa forma, evitam-se atrasos nas entregas de pedidos de clientes e custos desnecessários.

O projeto em questão é realizado a fim de identificar todos os componentes passíveis de falha nos maquinários, os modos de falha, as causas dessas falhas e as consequências decorrentes delas. Para isso, utiliza-se a ferramenta FMEA, que auxilia no levantamento desses pontos com os operadores e responsáveis pela manutenção. Ademais, é realizada uma atribuição de notas relacionadas à severidade das consequências, frequência de ocorrência das falhas e possibilidade de detecção das falhas.

O processo em questão permite priorizar os pontos mais críticos, para os quais são traçados planos de ação, que por fim são inseridos no plano de manutenção. O plano de manutenção consiste em um cronograma com a descrição das manutenções preventivas e preditivas a serem realizadas ao longo da utilização dos maquinários. Além disso, descreve-se a melhor forma de atuar sobre uma possível falha, por meio de uma manutenção corretiva eficiente e eficaz. Assim, perde-se pouco tempo com indisponibilidade do processo produtivo.

Como citamos anteriormente, os três tipos de manutenção são a corretiva, a preventiva e a preditiva. Para que você entenda a diferença entre elas, trazemos uma breve explicação sobre cada uma:

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva visa corrigir uma falha após o acontecimento, ou seja, consertar os equipamentos por meio da substituição de componentes que estejam com mau funcionamento.

A manutenção corretiva pode ser ou planejada, ou não planejada. No primeiro caso, monitora-se o desempenho do maquinário, aguardando sua falha para que os devidos reparos sejam realizados. Isso é válido para casos em que o custo de atuar após a falha é baixo e compensa atuar dessa forma. No segundo caso, não existe nenhum plano de ação para atuar com eficiência e eficácia sobre a falha, o que pode acarretar em custos altíssimos e não previstos.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva visa, como seu nome já diz, prevenir o acontecimento de falhas. Portanto, utiliza-se de um cronograma de atividades que previnem a queda de rendimento do maquinário ou sua quebra.

Geralmente, as tarefas realizada periodicamente são as de lubrificação, revisões sistemáticas, calibração e aferição de instrumentos e trocas de peças.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva ocorre por meio de coleta de dados que permitem identificar tendência de redução de desempenho ou falha eminente dos equipamentos.

As técnicas mais comuns utilizadas para manutenção preditiva são a análise de vibrações e ultrassom,bem como inspeção visual.

O que esperar de um projeto de Gestão da Manutenção?

Principais vantagens

Redução de custos;

Aumentar a qualidade dos produtos oferecidos;

Preservação do meio ambiente;

Aumento da vida útil dos equipamentos;

Redução de acidentes do trabalho.

Vantagens
Clientes

QUEM JÁ CONTRATOU?

Mais de 130 projetos realizados

Ficou interessado?

Agende um Diagnóstico Gratuito

Agendamento gratuito

CONFIRA OUTROS SERVIÇOS

Você também pode se interessar por:

Planeje, programe e controle melhor a produção da sua empresa.

Reduza o tempo de movimentação e obtendo aumento na eficiência.

Determine a capacidade máxima da produção da sua empresa.

Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by