Você sabe o que é relacionamento interpessoal e qual a sua importância dentro de uma empresa?


Primeiramente, devemos saber que relacionamento interpessoal se refere a um termo usado pela sociologia e pela psicologia para definir qualquer tipo de relação entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto.

Além disso, o relacionamento interpessoal é diferente em cada meio em que ele está inserido, ou seja, seu modo de relacionar-se no ambiente de trabalho é diferente do seu relacionamento familiar, que talvez também seja diferente do seu modo de relacionar-se com seus amigos.

Logo, ter conhecimento sobre como nos relacionamos com as pessoas faz toda a diferença. Ter bons relacionamentos é de extrema importância para o sucesso profissional e pessoal. É por esse motivo que tantas pessoas têm procurado estudar sobre o assunto.

E dentre os relacionamentos interpessoais que existem, o mais diferente é o no ambiente de trabalho. É onde, na maioria dos casos, não temos controle sobre quem estará nos acompanhando diariamente.

Qual a importância do relacionamento interpessoal no trabalho?

Dentro do ambiente de trabalho, é necessário que saibamos lidar com as diferenças em todos os aspectos. Culturais, profissionais, comportamentais e tudo que está ao nosso redor. Uma vez que atritos são naturais nessas relações.

Ter uma boa comunicação pessoal pode servir para conquistas de novas oportunidades no trabalho. Seja através de formação de lideranças, construção de networking ou aprimoramento do marketing pessoal.

A expressão “relacionamento interpessoal” é abordada no meio corporativo desde a década de 70, onde as empresas notaram que a expressão influencia direto na produtividade e na capacidade de inovação dos colaboradores.

Consequentemente, aos poucos perceberam que as pessoas, com suas crenças, comportamentos, valores e virtudes, passaram a ser a alavanca que determina o sucesso ou o fracasso de uma organização.

Assim, percebe-se que um bom relacionamento interpessoal no trabalho traz benefícios para a empresa, bem como para a pessoa física.

Aqui vão algumas dicas para melhorar seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho:

1. Busque autoconhecimento

Ter autoconhecimento é primordial para um bom relacionamento interpessoal. Pode ser até um pouco clichê, mas é preciso conhecer-se primeiro, perceber seus defeitos e qualidades. Estando isso concluído, podemos mudar a nós mesmo e contribuir com os outros.

Busque entender seus traços de comportamento, como você lida com as diferenças, o impacto que causa na vida dos outros e o que lhe incomoda. Esse conhecimento ajuda a aprimorar suas conexões e traçar estratégias para melhorar sua comunicação.

E deve-se lembrar que o autoconhecimento não deve ser classificado como um processo em que exista um fim. Isso porque nós, seres humanos, estamos em constante mudança e diariamente temos verdadeiras lições de como podemos nos relacionar com os outros.

2. Desenvolva empatia

As pessoas pensam e sentem de formas diferentes, a empatia é a melhor maneira de saber lidar com isso.

Por isso, desenvolver empatia é um fator de extrema importância, pois é onde nos colocamos no lugar do próximo sem interesses ou julgamentos. Assim, podemos entender o que se passa e ajudar da melhor forma que pudermos.

No ambiente de trabalho, a presença de empatia também evita julgamentos apressados sobre a forma de ser, pensar e agir de nossos colegas, clientes e chefes.

Com a ausência da empatia, torna-se difícil construir um bom relacionamento pessoal em qualquer área da vida, principalmente no ambiente de trabalho.

3. Mantenha o Respeito

O respeito deve sempre prevalecer em uma relação interpessoal, principalmente no ambiente de trabalho. É como uma prova de civilidade e humanidade.

Também é importante aprender com os erros e entender que as críticas geram aprendizados e fazem parte do processo de autoconhecimento. Receber críticas não te dá o direito de agir de forma inadequada com alguém.

Assim, é necessário que saibamos receber críticas com humildade e atenção. E, da mesma forma, ao fazer críticas, procure sempre ser gentil e entregá-las de forma construtiva, para que sirvam como oportunidade de evolução.

Analogamente, não libere seus chefes, clientes ou colegas para faltarem com respeito à sua pessoa. O respeito é a chave para a construção de relações construtivas e positivas.

Para que possamos elevar a qualidade do nosso relacionamento interpessoal no trabalho e nos demais ambientes onde vivemos, devemos sempre buscar evoluir como seres humanos, além de defender o respeito às diferenças, sejam elas quais forem.

4. Seja Cooperativo

Todo ambiente de trabalho necessita de pessoas que sejam cooperativas, assim como também é necessário entender a importância da cooperação entre os colaboradores e os departamentos.

O relacionamento interpessoal envolve trocas de conhecimentos, onde cada um contribui com seu melhor. É importante saber trabalhar em equipe e ter humildade para ensinar e aprender. Assim, as relações são fortalecidas e tornam-se positivas para todos.

E aí, está pronto para alavancar sua carreira profissional?

Autora: Amábile Maria Medeiros Soares