Quais resultados um layout inteligente pode trazer para sua empresa. 


De maneira sucinta, o Layout é uma técnica de administração de operações cujo objetivo é criar a interface homem-máquina, ou melhor, é organizar o espaço físico do chão de fábrica localizando os equipamentos e postos de trabalho, afim de obter uma maior eficiência nos processos de produção.  

Segundo Jones & George (Administração Contemporânea, 2008), há três formas básicas de se arranjar as estações de trabalho: Layout por Produto, Layout por Processo, e Layout com Posição Fixa. 

  • Layout por Produto: o produto percorre por máquinas e postos de trabalhos, que permanecem fixos. É aplicado em linhas de montagem, como nas indústrias automobilísticas. 
  • Layout por Processo: os postos de trabalho não permanecem fixos, cada qual é relativamente autônomo, e o produto corre por eles de acordo com o trabalho necessário para realizar a operação seguinte e completar o produto.
  • Layout com Posição Fixa: o produto permanece fixo, já seus componentes são produzidos em postos de trabalho remotos, e depois levados à área de produção para a montagem final. 

Um fluxo bem estudado e bem desenvolvido permite maior rapidez no percurso do produto pelo sistema produtivo. Por consequência, há maior ganho de tempo em cada recurso, fazendo com que a matéria-prima seja transformada em produto final com maior velocidade, reduzindo assim, o lead time da produção. 

Um Layout de Produção falho causa excesso de transporte de materiais e produtos, gerando diversos tipos de retrabalho e aumentando muito o tempo de produção. Tempo que não acrescenta valor ao produto, que pode gerar interrupção no fornecimento, e consequentemente, atrasos na produção que propicia filas e estoques desnecessários. 

A metodologia Kaizen, de melhoria contínua, prega que nenhum dia deve transcorrer na empresa sem que pelo menos alguma melhoria tenha sido realmente efetivada. Essa metodologia ficou conhecida no mundo todo por ser um sistema de gestão que gera ótimos resultados, permitindo às empresas que o utilizam reduzirem custos e aumentarem a produtividade de seus funcionários, consequentemente aumentando sua própria lucratividade. 

Dessa forma, é possível afirmar que a capacidade de reconfigurar um sistema de produção existente é um fator chave para manter o desenvolvimento da empresa e a competitividade no ambiente de negócios.  

Em um projeto realizado para uma movelaria, a Dinâmica Consultoria trouxe para o cliente a possibilidade de diminuir consideravelmente o tempo gasto nos processos produtivos somente pelo rearranjo de seus recursos materiais, além de proporcionar também a possível eliminação dos equipamentos inutilizados na fábrica. De acordo com os novos layouts propostos, o fluxo na fábrica resultaria em grandes melhorias, proporcionando resultados efetivos. 

Você tem dúvidas sobre a importância de um Layout Inteligente de Produção para a sua empresa? Deseja saber um pouco mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e fique por dentro.  

 

Autor: Lucas Fernandes Romano