A jornada de uma empresa júnior que se reinventou para criar um projeto totalmente novo para atender as dificuldades de seus clientes e resultou em um retorno de 107,2% sobre o investimento inicial da plataforma utilizada.  


Com a pandemia mundial do novo Corona vírus, as vendas e serviços caíram drasticamente no brasil e muitos outros países. Segundo uma pesquisa do IBGE feita entre as empresas do brasil, a taxa de vendas e de prestação de serviços caíram 36,1% após o início da pandemia. 

Com isso, a Dinâmica Consultoria começou a diagnosticar algumas das necessidades que os clientes demonstravam durante as reuniões. Basicamente estas eram: mudar de mercado, mudar estratégias de prospecção, encontrar novos clientes, em resumo, VENDER MAIS. 

Assim, a Dinâmica Consultoria passou a desenvolver um projeto totalmente novo chamado Estudo de Potencial de Mercado. A diretoria de negócios investiu em uma plataforma BigData no início do ano para auxiliar as prospecções ativas da mesma. 

Dessa forma, utilizando esta nova ferramenta enxergou-se o grande potencial que os dados por ela fornecidos oferecem. Portanto, esta poderia além de gerar clientes qualificados para a Dinâmica, também traria o mesmo resultado para os clientes. 

Desenvolvimento do Projeto

A consultoria de Potencial de mercado é executado em formato B2B. Isso significa, negócios de empresa para empresa. Dito isso, o objetivo é utilizar conhecimentos de inteligência comercial para levantar contatos estrategicamente qualificados e selecionados de acordo com nicho que o cliente atende ou outras áreas de interesse. 

Dessa forma, a partir de uma plataforma Big Data, é possível fazer a clonagem de perfil do cliente. Assim, pode-se aplicar filtros como faixa de faturamento anual, localização, CNAE (código nacional de atividade econômica), entre outros. E então analisar por geolocalização os possíveis clientes ao redor da empresa ou até mesmo expandir para outros estados. 

Também é possível traçar estratégias para melhorar as conversões de vendas. Baseados nos mercados em alta, é possível pegar empresas desse segmento e prospectar nessas áreas. 

Foi elaborado um escopo com as etapas do projeto onde vai desde uma reunião de reconhecimento até a finalização. 

No projeto de Potencial de mercado, é possível encontrar possíveis leads que ainda não estão na cartela atual de clientes. Além disso, através do estudo do market share, a empresa consegue visualizar como a mesma se encontra frente aos concorrentes e o potencial que ainda pode atingir no mercado que atua. 

Com isso, são mapeadas as oportunidades de mercado e entregue uma planilha final com os contatos estrategicamente qualificados. Para que assim, possa ser feito também um treinamento básico de vendas para melhorar ainda mais os resultados desses leads levantados. 

Resultados Obtidos

Dessa forma, o projeto de Potencial de mercado trouxe muitos resultados para os clientes da Dinâmica, e também, resultados internos para diretoria de Negócios. Portanto, com o faturamento obtido através da plataforma, foi possível pagar o investimento inicial e ainda lucrar.  

Assim, a Dinâmica Consultoria teve um retorno da plataforma de 107,2% sobre o valor investimento inicialmente. Resultado obtido pelas vendas de projeto de Potencial de mercado, e outros utilizando a inteligência comercial disponibilizada pela plataforma. 

Para os clientes, também tem sido um projeto com lucros superiores ao investimento do valor do projeto. Logo, citando o exemplo de uma empresa que comercializa bebidas destiladas em Maringá, a mesma obteve antes da finalização da consultoria, um faturamento de 520% do valor investido com os contatos advindos do projeto.