(14) 99616-0299 contato@dinamicaej.com.br UEM - Maringá/PR

Power Bi: analise seus dados e compartilhe ideias de forma prática

dashboard power biO mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e por isso, é preciso buscar se capacitar para conseguir destaque nesse meio tão concorrido.

Sendo assim, uma das capacitações que vem se tornando muito requisitadas hoje, é a capacitação em Power BI. Mas afinal, no que exatamente consiste esse software?

O Power BI é uma ferramenta criada pela Microsoft. Tem como objetivo principal a análise de diferentes tipos de dados e como eles interferem entre si de forma interativa e com fácil visualização. O software surgiu para facilitar essas análises, e assim, tornar o processo de tomada de decisões mais assertivo.

Desse modo, ele funciona por meio de uma gestão de dados, categorizando cada um deles para proporcionar um melhor entendimento dos mesmos aos gestores.

Quando se trata de uma quantidade grande de dados, é essencial que os mesmos estejam muito bem organizados. E é exatamente nesses casos que softwares como o Power BI se fazem necessários. Através dele, é possível inserir o Business Intelligence à cultura das organizações.

Portanto, se você quer ficar pode dentro desse novo software que veio pra dominar o mercado, continue acompanhando o post!

E o que é Business Intelligence?

A BI é uma sigla inglesa que surgiu na década de 80 com a finalidade de auxiliar as empresas que necessitavam de uma coleta e organização de dados eficientes.

Ou seja, surgiu para transformar os dados em informações que fossem úteis para as tomadas de decisão dos responsáveis pelas organizações. Através dela é possível saber com antecedência quais serão os próximos passos que o mercado dará, contribuindo para uma gestão mais eficiente.

Basicamente, com a BI, os responsáveis possuem a contribuição de dados reais, o que possibilita uma análise mais simples, facilitando a escolha dos próximos caminhos.

Além disso, com ela é possível reconhecer padrões e proporcionar melhoria contínua, preparando a empresa para momentos delicados no mercado e evitando impactos na sua vida financeira.

Power BI X Excel

Se você ainda não conhecia o software, deve ter notado a semelhança com o Excel. Isso porque a partir dele também é possível analisar dados por meio de gráficos e tabelas e tomar decisões pautadas nesses resultados.

Entretanto, o Excel possui algumas limitações, as quais são supridas pelo Power BI. Ter uma grande quantidade de dados, e consequentemente, muitas informações, é algo extremamente comum dentro das empresas.

Desse modo, torna-se um pouco mais difícil conseguir organizá-los e visualizar como as variáveis interferem entre si. Já com o BI, essas análises são feitas com mais facilidade.

Portanto, vou apresentar algumas das principais diferenças entre esses dois softwares para você entender melhor sobre essa comparação:

Relatórios e dashboards

O Excel também apresenta modelos de relatórios e dashboards, mas com o BI, é possível fazê-los sem limitações, criando modelos personalizáveis.

Aplicações

O Power BI se encaixa perfeitamente para implementação de alertas, KPIs, e claro, uma melhor visualização dos dados. Em contra partida, o Excel não permite a conexão a outros modelos de dados.

Velocidade

Além disso, o Power BI carrega os dados e as análises de forma muito mais rápida, principalmente quando se trata de tabelas e gráficos complexos.

Filtragem

Outro fator diferencial é que o BI apresenta a funcionalidade de filtragem cruzada de dados, enquanto o Excel não apresenta tal função.

Quais as funcionalidades do Power BI?

Como já falado anteriormente, essa ferramenta facilita a análise de dados de uma forma muito mais visual.  Mas, além dessas análises e relatórios visuais, o Power BI apresenta muitas funcionalidades interessantes e são elas que verdadeiramente agregam valor ao software. Então, vou apresentar algumas aqui!

Integração com o Excel

Além de facilitar as análises, o Power BI cria uma base de dados única que pode ser importada tanto do Excel como de qualquer outro sistema. Ou seja, o BI oferece essa integração com o Microsoft Excel, e também com o Microsoft Power Point.

Dessa forma, caso você tenha uma grande quantidade de dados em uma planilha de Excel e deseja analisá-los de uma forma mais rápida e visual, aconselho você a exportar esses dados para o Power BI.

Gráfico de funil e de cascata

Essa funcionalidade é ideal para quem quer comparar o desempenho de alguma variável em um determinado período de tempo. Com os gráficos, é possível identificar oportunidades para seu negócio.

Você pode saber mais sobre essa funcionalidade clicando aqui!

Medidores e cartões de único número

Essa funcionalidade é usada para obter uma comparação de valores diferentes. Assim, é possível obter comparações de um período de tempo, e também mostrar resultados finais.

Você também pode saber mais sobre essa funcionalidade clicando aqui!

Bing Mapas

Outra função interessante do Power BI é que ele é integrado ao Bing Mapas. Ou seja, ele realiza um processo de codificação geográfica fornecendo as coordenadas de um mapa padrão.

Assim, com a ajuda do Bing, o Business Intelligence consegue analisar dados geográficos, como latitude e longitude, para criar a visualização de um mapa.

Além disso, a partir do Bing Mapas também é possível criar hierarquias geográficas e realizar um drill down de diferentes níveis de localização.

Também, com essa funcionalidade é possível filtrar dados regionalmente. Essa é uma funcionalidade muito interessante e você pode saber mais detalhes sobre seu funcionamento aqui!

Como exemplo, trouxemos abaixo um Power BI que representa as incidências causadas por um vírus no último ano ao redor do globo.

Geolocalização no Power BI

Dashboards

Como já citado anteriormente, com o Power BI é possível fazer vários dashboards extremamente visuais. Então aqui traremos algumas dicas sobre como montá-los.

Primeiramente, o Dashboard no BI é montado em uma única página (caso seja do seu interesse) e, dessa forma, você consegue analisar todos os seus indicadores de uma forma sistêmica, facilitada e dinâmica.

Vale lembrar que esse dashboard é totalmente editável, sendo possível formatá-lo de acordo com as informações que você acha relevante.

Você pode inserir gráficos, relatórios, planilhas e até filtrar as informações que você considera mais importantes. Indo além, você consegue compartilhar o seu Power BI com algum colega de trabalho para acompanharem os dados juntos. E, como os dados são atualizados automaticamente, sempre conseguirão fazer análises mais recentes.

Dashboard do Power BI

Além disso, informações com diferentes bases de dados podem ser cruzadas de forma mais simples no Power BI, como mostra o exemplo a seguir. Você consegue cruzar as informações da BaseFinanceira com a BaseData simplesmente arrastando a informação que você acha necessária.

Cruzar informações no Power BI

Cruzar informações no Power BI

Caso você ainda não esteja muito familiarizado e queira conhecer melhor como de fato funciona um Dashboard do Power BI, estamos disponibilizando um modelo que usamos aqui mesmo na Dinâmica! Para acessá-lo basta preencher o formulário abaixo!

Por que aprender Power BI?

Como falado anteriormente, o mercado está cada vez mais concorrido. Sendo assim, é fundamental buscar capacitações para se destacar e também, permitir crescimento à empresa.

Afinal, toda empresa quer um profissional que consiga otimizar os armazenamentos de dados e gerar informações relevantes para a mesma, não é?

Então trago aqui alguns motivos para você aprender:

Análises com insights

O BI oferece uma ferramenta que proporciona insights ao usuário, fornecendo sugestões de melhorias. Basicamente, essa ferramenta analisa os dados carregados e mostra o que pode ser feito.

Assim, a visão do responsável se amplia para soluções que provavelmente não haviam sido cogitadas antes.

Relatórios completos

Com a quantidade grande de dados que são carregadas e analisadas pelo software, é possível obter muitas informações relevantes.

A partir delas, são criados relatórios e dashboards extremamente detalhados e de fácil entendimento, o que colabora com a boa tomada de decisões dos responsáveis.

Boa velocidade

Como já citado anteriormente, o BI possui uma rápida velocidade de carregamento e análise. Sendo assim, o trabalho pode ser automatizado, o que economiza um bem muito valioso do mercado atualmente: o tempo.

E o mais interessante é que a forma rápida com que as análises são feitas não diminui a qualidade das mesmas, mantendo-as muito eficientes.

Destaque

Além disso, outro fator também já citado anteriormente, é a questão do destaque no mercado de trabalho. Com o conhecimento em Power BI, é possível otimizar os processos e trazer muitos benefícios para a organização em questão, contribuindo para o sucesso da mesma.

E, por fim, o Power BI é considerada a ferramenta do futuro. Com todas as suas funcionalidades, o BI veio pra ficar. Então, quanto antes você aprender para poder colocá-lo em prática na sua empresa, melhor será!

Conclusão

Portanto, podemos concluir que o Power BI pode ser a diferença na sua empresa. Ele otimiza e agiliza o trabalho, visto que entrega informações mais relevantes pelo cruzamento de dados.

Desse modo, é possível ter uma visão toda do seu negócio em um único painel e também permite a colaboração dos relatórios gerados.

Sendo assim, se você deseja obter essas análises rápidas e práticas na sua empresa, trazendo vários benefícios para a mesma, temos a solução ideal para você e seu negócio!

Nós da Dinâmica Consultoria trabalhamos com BI e oferecemos um serviço completo de Análise e Estruturação de Dados. Em um projeto como esse, criamos e unificamos um banco de informações com indicadores para interpretar os dados.

Assim, o cliente passa a ter uma visão sistêmica sobre as informações da empresa e consegue tomar decisões e traçar estratégias assertivas.

Portanto, se você deseja impulsionar os resultados da sua empresa a partir de relatórios de fácil interpretação e análises, não deixe de checar nosso serviço aqui!

Além disso, não se esqueça de acessar nossa ferramenta para análise de dados financeiros feita pelo software, para que assim você possa entender como ele funciona na prática.

Entre em contato e fale com um especialista caso queira saber mais, e venha organizar os dados da sua empresa conosco!

Por: Fernanda Freitas e João Vítor Batistão

53 / 107

Deixe uma resposta

Required fields are marked