Power BI

O Power BI é uma ferramenta que foi criada pela Microsoft e tem, como objetivo principal, a análise de diferentes tipos de dados e como eles interferem entre si. Esse software surgiu para facilitar estas análises e tornar o processo de tomada de decisões mais assertivo.

Uma facilidade que esse software oferece é conseguir conectar-se em diferentes fontes de dados como, por exemplo: planilhas do Excel, nuvem e banco de dados relacionados. 

Mas, o que significa BI? Bom, BI é uma sigla inglesa que significa Business Intelligence. Ele surgiu na década de 80 com a finalidade de auxiliar as empresas que necessitavam de uma coleta e organização de dados eficiente e clara. Dessa forma, conseguiriam analisá-los de uma forma mais simples e fácil.

Essa ferramenta possui sua versão gratuita e, na paga, contempla a possibilidade de compartilhar os relatórios gerados pelos dados.

POWER BI X EXCEL

Muito comum nas empresas, o Excel tem funcionalidades bem parecidas com as do Power BI. Nele, também é possível analisar dados por meio de gráficos e tabelas e tomar decisões pautadas nessas análises. Porém, este software possui algumas limitações, as quais são supridas pelo BI.

Quando se tem muitas informações – muito comum em empresas – torna-se extremamente difícil analisá-las em Excel e ver como as variáveis interferem-se entre si. Com o Power BI, essa análise se torna muito mais fácil e visual.

O que é possível?

Como já falado anteriormente, essa ferramenta facilita a análise de dados de uma forma muito mais visual. Mas não só apresenta essa facilidade, como também cria uma base de dados única que pode ser importada tanto do Excel como de qualquer outro sistema. Dessa forma, caso você tenha uma grande quantidade de dados em uma planilha de Excel e deseja analisá-los de uma forma mais rápida e visual, aconselho você exportar esses dados para o Power BI.

O Dashboard no BI é montado em uma única página (caso seja do seu interesse) e, dessa forma, você consegue analisar todos os seus indicadores de uma forma sistêmica, facilitada e dinâmica.

Vale lembrar que esse dashboard é totalmente editável, sendo possível formatá-lo de acordo com as informações que você acha relevante.

Você pode inserir gráficos, relatórios, planilhas e até filtrar as informações que você acha que são mais importantes. Indo além, você consegue compartilhar o seu Power BI com algum colega de trabalho para acompanharem os dados juntos e, como os dados são atualizados automaticamente, sempre conseguirão fazer análises mais recentes.Dashboard do Power BI

Além disso, informações com diferentes bases de dados podem ser cruzadas de forma mais simples no Power BI, como mostra o exemplo a seguir. Você consegue cruzar as informações da BaseFinanceira com a BaseData simplesmente arrastando a informação que você acha necessária.

Cruzar informações no Power BI

Cruzar informações no Power BI

Outra função interessante do Power BI é que ele é integrado ao Bing Mapas. Ou seja, com a ajuda do Bing, o business intelligence consegue analisar dados geográficos, como latitude e longitude, para criar a visualização de um mapa. Como mostramos no exemplo abaixo, criamos um Power BI que mostra os casos de COVID-19 no mundo.

Geolocalização no Power BI

Conclusão

Portanto o Power BI, pode ser a diferença na sua empresa. Ele otimiza e agiliza o trabalho, visto que entrega informações mais relevantes pelo cruzamento de dados, é possível ter uma visão toda do seu negócio em um único painel e também permite a colaboração dos relatórios gerados.

Desse modo, estamos disponibilizando uma ferramenta para análise de dados financeiros feito pelo software, para que assim você possa entender como ele funciona na prática. Para ter acesso clique aqui.

Nós, da Dinâmica Consultoria, trabalhamos com o BI para sempre trazer os melhores resultados através de nossas consultorias. Entre em contato para saber mais!