Um case de sucesso que em três meses pôde expandir o alcance da marca para todo o Brasil através da reestruturação da identidade visual e das redes sociais pelo Plano de Marketing


O projeto de Plano de Marketing possibilita estruturar todo o marketing da empresa com o objetivo de se comunicar com o público-alvo de maneira assertiva, personalizada e no momento certo. Dessa forma, utiliza-se das mídias sociais, digitais e todos os canais disponíveis. 

No case em questão, os clientes envolvidos com o projeto eram pessoas visionárias em busca de trazer algo inovador para o mercado de construção civil. Com isso, tiveram a ideia de fabricar telhas ecológicas a partir de caixas de leite e suco recicladas com foco na sustentabilidade.  

Porém, o grande desafio da empresa era a falta de credibilidade dos clientes em relação a qualidade dos produtos, por serem advindos da reciclagem. Deste modo, a empresa implementou uma rigorosa etapa de inspeção da qualidade para oferecer um produto que atingisse as expectativas de seus clientes. Posteriormente, decidiu investir na divulgação de sua marca.  

Portanto, nesse projeto de plano de marketing foram estruturadas as partes de identidade visual, site, Instagram, Facebook, além de contar com 3 meses de gerenciamento das redes sociais após estas reestruturações. 

Início do projeto

De início, após alinhar as expectativas com os gestores da empresa, definimos que o projeto tinha como objetivo principal aumentar os possíveis clientes advindos das redes sociais e prospecção passiva, ou seja, o cliente contata o negócio por conta própria. Desta forma, o projeto se iniciou com a restruturação da identidade visual da marca. 

Assimdesenvolvemos uma nova logo utilizando um editor de imagens vetoriais. E da mesma forma, apresentamos uma nova identidade visual da empresa para servir de guia para futuras alterações em quaisquer redes sociais da organização. 

O site do empreendimento estava programado em linguagem Php necessitava de alterações técnicas e visuais para se adequar à nova identidade visual. Sabendo disso, os textos foram reescritos tornando-os mais completos em relação às informações da empresa e detalhes dos produtos 

Levando toda essa estruturação em consideração, atualizamos o Google My Business e criamos uma agenda de publicações com o intuito de organizar e estruturar todas as publicações que seriam realizadas nas redes sociais. Essa agenda foi desenvolvida em uma ferramenta chamada Trello, por ser simples e objetiva. Assim, facilitou o controle das datas e atividades, e também, possibilitou que os próprios funcionários dessem continuidade após o projeto. 

Em seguidainiciamos à reestruturação das redes sociais com finalidade de alcançar novos clientes através de conteúdos e publicações. Junto a isso, mudarmos o mindset que as pessoas tinham sobre o produto. Então, para auxiliar no alcance da marcautilizamos estratégias de impulsionamento das mídias sociais. Ademais, usamos também aplicativos que controlam número de seguidores e distribuem as publicações por todo o Brasil. 

Resultados obtidos

Após os 3 meses de gerenciamento, o alcance gerado pelas publicações e anúncios da empresa foi mais de 109.000 pessoas por todo o Brasil.

Desse modo, com essa quantidade de pessoas alcançadas, foi possível obter um retorno no número de mensagens enviadas para a empresaUma vez que, as pessoas estavam interessadas pela inovação que o produto proporcionava. O resultado desse indicador representa um aumento de 11.412,5% em relação ao início da consultoria. 

Além disso, através das mensagens enviadas para a empresa foi possível realizar diversas vendas que trouxeram um ROI de 227% sobre o valor investido no projeto.  

Dessa forma, o projeto contribuiu para a ODS 8 da agenda 2030 da ONU, dissociando crescimento econômico da degradação ambiental, promovendo o desenvolvimento da empresa e aumento de suas vendas. Resultando, por fim, em mais de 1.339.285 caixas de leite que deixaram de ser descartadas no meio ambiente somente durante os 3 meses de projeto.