O mercado vive em constante crescimento, inovação e desenvolvimento. Dessa forma, empresas, produtos e serviços são inventados e reinventados a cada dia.

Para sobreviver ao meio dessa situação é importante saber se destacar, mas apenas isso não é suficiente.

Como em todo empreendimento, permanecer estagnado é se direcionar para o fim. Portanto é importante ter em uma empresa a cultura de desenvolvimento e melhoria, para criar um ambiente empenhado e ativo.

As metas são uma ótima solução para essa situação, mas além de tê-las é preciso saber como alcançá-las, e se elas realmente irão valer a pena. Mas como se faz para descobrir isso? 

Como para qualquer outra ação a ser realizada, é sempre importante que haja um preparo antes. Com isso, estudar e entender a atual situação ajuda a se prevenir de imprevistos.

Logo, é imprescindível um bom planejamento estratégico para enxergar o melhor caminho para alcançar suas metas. Entretanto, é muito comum que ao longo do planejamento, sejam cometidos alguns erros…

E é exatamente por isso que abordaremos alguns dos possíveis erros que podem ser cometidos para te alertar quando você for traçar o planejamento estratégico da sua empresa!

Continue acompanhando nosso post!

O mercado está em constante desenvolvimento e você não pode ficar parado, para isso é importante que metas sejam traçadas, e com um bom planejamento estratégico o caminho para alcança-las fica muito mais nítido. 

O que é planejamento estratégico? 

Mas antes, o que exatamente é planejamento estratégico? Pode ser que você ainda não tenha entendido muito bem, e por isso, iremos abordar agora!

O planejamento estratégico funciona como um guia de viagem, que irá lhe proporcionar as melhores trilhas para alcançar seu destino. Tecnicamente falando, primeiramente você estabelece onde quer ir e define suas metas, seja para meses ou para anos.

Ou seja, a definição de metas do planejamento estratégico pode ser tanto para curto prazo, com também para longo prazo.

Então, o planejamento vem para auxiliar indicar o melhor caminho que deve ser seguido, por meio de análises e indicadores, que permitirão a criação de planos de ação, projetos e programas assertivos.

Ele é uma ferramenta muito poderosa para direcionar da melhor maneira seus recursos, evitar erros e dar constância velocidade nas tarefas do dia a dia.

Quando se tem uma estratégia bem traçada e um Planejamento Estratégico sólido, é mais simples e fácil alcançar os resultados desejados para a organização. E, para isso, é também necessário um time forte e engajado.

Boas práticas para o planejamento estratégico

Conheça os recursos

Antes de traçar suas metas, é importante conhecer seus recursos disponíveis, tanto da parte operacional quanto da parte financeira. Dessa forma, é preciso definir metas alcançáveis e não metas impossíveis que possam desmotivar a equipe.

Saiba aonde quer chegar

Primeiramente, o planejamento estratégico requer metas objetivos que se pretende obter. Portanto, sem saber onde você quer chegar, fica difícil para o guia abrir uma trilha.

Logo, assim que o destino é escolhido, o caminho que será preciso seguir fica muito mais claro. Imprevistos no percurso sempre acontecem e é importante reajustar a rota com o guia para seguir em frente.

Grandes objetivos requerem pequenas metas

Para facilitar, recomenda-se que estas metas sejam divididas em pequenas metas. Primeiro porque se tornam tarefas menores a serem realizadas e, segundo porque servem como indicadores.

Ou seja, de acordo com o desenvolvimento é possível ver se a empresa está encaminhando para o lugar desejado e, também o quanto já foi feito.

Seja direto

O planejamento estratégico precisa ser muito bem detalhado, contendo todas as análises, planos de ação e indicadores muito bem explicados.

Mas esses fatores precisam mostrar resultado. Portanto, faça análises do que realmente importa, assim você não perderá tempo olhando e estudando algo que nem trará algum resultado relevante. Concentre-se no que fará a diferença em sua empresa.

Converse

Converse com seu time! Todos os funcionários fazem parte de todas as etapas de um planejamento estratégico, e sem o suporte de toda empresa, se torna muito mais difícil de realizá-lo.

Por isso, entenda as dores dos colaboradoresescute suas opiniões e os deixe informados sobre o que for do encargo de cada um referente a organização.

Dessa maneira é possível ampliar a visão, entender melhor seus pontos fracos e fortes, além de deixar a equipe muito mais engajada, pois também estarão participando da melhoria.

Para saber mais sobre esse tema, cheque nosso conteúdo sobre Employee Experience!

Seja flexível

A flexibilidade é essencial para a execução da estratégia, pois existem variáveis que não podem ser previstas. Ser capaz de se adaptar a estas mudanças é essencial para não trombar com o problema, e sim, saber passar por cima dele e seguir em frente.

Revise seus dados

Estudar o ambiente interno (recursos disponíveis, processos, riscos de negócios) e externo (cenário econômico, político e social, mercado e concorrentes) no início do planejamento estratégico é um passo fundamental.

Porém, essa análise não pode acontecer somente uma vez, é preciso manter constância em relação a isso. Ir anotando e analisando resultados e todos os novos dados, facilitará a detecção de possíveis ameaças e oportunidades.

Conheça seu planejamento estratégico

Por fim é importante saber todos os pontos do seu planejamento e estar preparado para responder possíveis perguntas como: “o quê?”, “como?”, “quem?”, que podem facilitar a identificação de algum erro e lhe preparar para reajustá-lo.

E quais os erros mais comuns?

Como dito no início do nosso conteúdo, existem alguns principais erros que podem ser cometidos durante a elaboração e execução do planejamento estratégico.

Antes de listá-los aqui, é importante que você entenda que essas consequências podem gerar danos que ficarão presentes a longo prazo na empresa. Portanto, lembre-se deles para tentar evitá-los!

Falta de Priorização

É comum que a equipe apresente algumas dificuldades quanto à priorização… O que fazer? Qual o próximo passo? Como melhorar?

Com muitos objetivos e caminhos possíveis a serem seguidos, é necessário que a equipe elimine aqueles que não são tão estratégicos para o objetivo principal.

Essa seleção fará com que os resultados sejam mais eficientes, e para isso, é necessário ter foco e priorizá-los com sabedoria.

Falta de informações confiáveis

É fundamental que a empresa possua dados históricos sobre a organização. Esses são os insumos principais para que o planejamento seja confiável!

Além disso, também é recomendável a utilização da Matriz SWOT para entender o contexto da organização!

Falha na comunicação

Não queremos um entendimento falho durante as trocas de informação da nossa equipe, certo? Portanto, é necessário que a equipe trabalhe em conjunto e sintonia.

Para isso, mantenha sempre a clareza e transparência na comunicação, e assim, tudo sairá como planejado e bons resultados serão colhidos no final.

Erros na definição dos objetivos

Aqui, é muito importante que a equipe conheça e entenda a realidade da empresa e o mercado em que a mesma está inserida. Então, a partir disso, traçar objetivos de acordo com o que a empresa deseja alcançar.

Sendo assim, o time deve entender onde querem chegar e como isso será alcançado. Mas, atenção! Definir objetivos que não estejam alinhados ao propósito do negócio pode ser prejudicial ao futuro do mesmo!

Falta de acompanhamento

Por fim, o acompanhamento do planejamento não pode ser deixado de lado! Desse modo, revise e acompanhe os resultados das metas.

Como controlar o planejamento estratégico?

Assim como vimos, a falta de acompanhamento e controle dos resultados é um erro muito comum no planejamento estratégico.

Mas, como controlar os resultados? Isso pode ser feito através de uma rotina de acompanhamento, de modo com que as análises possam ser entendidas.

Isto é, realizar uma gestão de indicadores! Primeiramente, crie planos de ação para cada meta definida. Em seguida, monitore constantemente os resultados e, por fim, se reúna com o time para modificar o que for necessário!

E como fazemos aqui na Dinâmica?

Aqui na Dinâmica, realizamos algumas boas práticas que nos ajudam a fazer com que nosso planejamento estratégico dê certo. Além de todos os passos recomendados também seguimos alguns outros modos.

Além de ter o time motivado, é importante dividir bem as funções de cada membro e deixar com que eles também tenham suas decisões sobre suas áreas, o que aumenta o engajamento com o objetivo final.

Fazer reuniões sobre assuntos específicos e com menos pessoas torna a conversa mais rápida e direta.

Por isso, é importante ter o repasse do que estão fazendo, para que estes diálogos sejam aproveitados ao máximo. Portanto, vale fazê-las somente com quem terá algo a passar sobre aquele assunto.

Aqui na Dinâmica, gostamos muito de utilizar as ferramentas visuais em nossas reuniões, para deixar ainda mais didático. Slides no PowerPoint ou no Canva sempre são utilizados, assim como apresentações de tabelas diretas no Excel.

Também utilizamos muito a ferramenta do Design Sprint como planos de ação.

Conclusão

Por fim, podemos perceber como o planejamento estratégico é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Ao traçar metas ou definir objetivos sem análises concretas ou sem fundamentar-se em dados reais, não será possível obter um resultado extraordinário.

O sucesso do negócio é coerente com o esforço que foi realizado para tentar obtê-lo! Portanto, é necessário realizar o planejamento com muita dedicação, cuidado e, claro, atenção.

Caso você precise de um auxílio para realizar o planejamento estratégico da sua empresa, nós da Dinâmica Consultoria podemos te ajudar!

Oferecemos um serviço de Planejamento Estratégico, onde através de análises de indicadores e definição de metodologias de gestão, conseguimos traçar metas tangíveis e proporcionar um crescimento sustentável à empresa!

Para saber mais, entre em contato conosco para agendarmos um diagnóstico gratuito da sua empresa e te ajudarmos na dor que precisa ser solucionada!

Por: Enzo Cabau