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Planejamento de Conteúdo: estratégias para ganhar destaque na Internet

Planejamento de conteúdo

Planejamento de conteúdo vai além de simplesmente divulgar o que sua marca vende. É sobre ajudar seu público-alvo e conquistar sua confiança com autenticidade, de modo a se sobressair em meio à concorrência.

Se você tem um comércio online e trabalha com marketing você sabe que esse é um mercado que vem crescendo muito nos últimos anos. E, como consequência disso, para obter destaque frente à grande concorrência é necessário apresentar um diferencial.

No marketing, trabalhamos diariamente com a produção de conteúdo, não é mesmo? Mas, apenas produzir conteúdos sem de fato ter uma boa estratégia por trás com certeza não trará resultados significativos para sua empresa.

É justamente nesse ponto que entra a importância de planejar o que será produzido e postado pela equipe. Sendo assim, se você deseja entender melhor como produzir conteúdos de forma assertiva, você está no lugar certo!

Confira o post para se aprofundar mais nesse assunto e melhorar seus resultados!

Produção de conteúdo

Primeiramente, é legal contextualizar o que exatamente é essa tal produção de conteúdo. Sabemos que se sua empresa tem a meta de se destacar, é necessário que sejam produzidos conteúdos relevantes e de qualidade.

Sendo assim, é importante alinhar o conteúdo com os interesses do público que irá consumi-lo e, também, acompanhando as tendências do mercado.

Esse planejamento para a produção do seu conteúdo consiste no Marketing de Conteúdo! Calma, se você não sabe o que isso significa, irei te explicar!

Basicamente, o marketing de conteúdo consiste em estratégias utilizadas durante a produção do mesmo. É utilizado para atrair clientes de forma natural, fortalecendo cada vez mais a imagem que a marca passa ao mercado.

E como isso é possível e porque é importante utilizá-lo? Com ele, é possível fazer com que o usuário que esteja consumindo seu conteúdo consiga descobrir dores presentes em seu negócio.

A questão é que nem sempre essas falhas são percebidas facilmente, e por isso, é fundamental trazer qualidade para as produções para que o lead as identifique e ganhe confiança!

Sendo assim, vimos que esse post será voltado para o que seu cliente precisa (mesmo que ele ainda não saiba), e não com foco no que sua empresa oferece diretamente.

Por que produzir esses conteúdos?

E se você ainda não entendeu completamente, deve estar se perguntando por que é tão importante produzir esses conteúdos… Como dito anteriormente, é através deles que sua empresa obterá os melhores resultados, e a seguir te mostro os motivos.

Maior tráfego e visibilidade

O marketing de conteúdo tem a finalidade de proporcionar uma maior visibilidade a sua plataforma, de modo a aumentar seu tráfego.

Conteúdos bem feitos, ou seja, com uma boa estratégia por trás, acabam por influenciar no SEO do site, por exemplo. Isso é bom porque o Google representa a porta de entrada para qualquer pesquisa.

Sendo assim, você conseguirá um bom rankeamento orgânico para seu site. Para saber mais, confira nosso case de sucesso onde o cliente obteve um aumento de mais de 11.000% de potenciais clientes com um bom plano de marketing!

Aumenta seu engajamento

Produzindo conteúdos direcionados, é possível criar um relacionamento com os consumidores, gerando uma audiência espontânea.

Ou seja, os próprios clientes acabam realizando uma espécie de propaganda sobre sua marca com seus conhecidos, colegas e amigos.

Funciona como nutrição dos leads

Quando o conteúdo é de qualidade, ele se torna relevante para quem o consome. Isto é, ensina e tira as dúvidas dos leads, de modo a educá-los e prepará-los melhor para a compra.

Assim, eles terão confiança em sua empresa, já que você já ajudou a solucionar um problema anteriormente, se sobressaindo em meio à concorrência.

Representa um custo menor

Assim como dito acima, o tráfego orgânico é impulsionado, o que acaba representando um custo bem menor quando comparado à mídia paga.

Entretanto, investir em anúncios não deixa de sem importante, e por isso, não deixe de checar nosso conteúdo sobre Google Ads caso queira se aprofundar nesse assunto!

Além disso, vale a pena citar que vender para aqueles que já conhecem sua marca e já compraram de você é mais fácil devida à confiança que o cliente adquire quando sua necessidade é atendida.

Portanto, isso acaba comprovando a eficácia de produzir conteúdos relevantes para seu site ou rede social!

Caso você queira ficar ainda mais por dentro da importância da produção de conteúdos e ainda entender como estruturar todo o Marketing Digital da sua empresa, não deixe de baixar nosso e-book gratuito que preparamos para você! 

Nele, abordamos tópicos como branding, identidade visual, psicologia das cores e muito mais com exemplos de marcas extremamente conhecidas!

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Como planejar a elaboração do seu conteúdo?

Agora que você já sabe quais são as vantagens e benefícios de se produzir conteúdos relevantes, precisamos falar sobre como fazê-los de forma assertiva para que você atinja os resultados que deseja.

Faça seu planejamento de estratégias

Esse é o tópico inicial, e também o mais importante: o planejamento de conteúdo. E o que exatamente é feito nessa etapa? Basicamente, é decidido o que deve ser produzido.

Outro tópico essencial que não pode faltar nessa etapa é a definição da persona. Já deve ter ouvido falar esse termo, certo? É a construção mais detalhada do seu potencial cliente, de modo a obter uma conversão mais assertiva através de uma pré-seleção de seu público-alvo.

Para saber mais sobre esse conteúdo, cheque nosso blog de construção de persona aqui!

Além disso, é ideal que se realize uma agenda de postagens, onde além das datas de cada publicação, também são definidos os temas que serão abordados e qual será a linguagem utilizada.

Por fim, deve-se escolher qual será o canal por onde o conteúdo será divulgado. O ideal é que se escolha aquele onde sua persona se concentra. Pode ser em blogs, vídeos, e-mail, materiais baixáveis e, claro, redes sociais.

Defina os objetivos

Em seguida, devem ser definidos quais são as metas que a equipe deseja atingir. Ou seja, qual é o objetivo por trás de todos os conteúdos?

Para responder a essa pergunta, você precisa saber aonde deseja chegar e quais resultados quer atingir: deseja aumentar suas conversões, divulgar sua marca ou fazer com que o lead conheça seu produto? Tudo isso deve ser bem definido antes, para que assim, a produção consiga proporcionar o melhor.

Mas, apenas defini-los não é suficiente. Feito isso, a equipe deve sempre acompanhar os resultados para saber se eles estão de acordo com o esperado.

Sendo assim, são feitas análises constantes através de métricas para que assim, caso seja necessário realizar mudanças, a equipe saiba qual será a tomada de decisão ideal.

Além das dicas dadas, temos um conteúdo completo sobre boas práticas nas redes sociais, onde falamos sobre constância de conteúdos, métricas, formatos e muito mais sobre como traçar estratégias que alavancarão seu e-commerce!

Para saber mais, você pode acessá-lo aqui!

Como saber qual conteúdo produzir?

Uma vez que o potencial cliente demonstra interesse no que é ofertado pela sua empresa, ele entra para o funil de vendas. E, uma outra vantagem do marketing de conteúdo é que ele reduz o ciclo de vendas, além de permitir um reaproveitamento de trabalho.

Resumidamente, o funil mostra em qual ponto da compra o lead se encontra, ou seja, se ele caracteriza um lead quente ou não. Assim, a equipe de marketing consegue traçar os passos seguintes sobre quais serão os esforços que deverão ser feitos.

Desse modo, é importante citar que os conteúdos precisam ser separados seguindo as etapas do funil (topo, meio e fim). Isso porque, nem sempre o lead estará pronto para fechar a compra, e nesses casos é importante saber como mantê-lo interessado na solução que você oferece.

Portanto, o ideal é que para o topo sejam fornecidos conteúdos que eduquem o mesmo a respeito de seu problema e da sua possível solução, como blogs.

Já no meio do funil é onde o lead deve ser qualificado, e isso pode ser feito através de materiais baixáveis, conhecidos como materiais ricos.

Por fim, a etapa final do ciclo de vendas consiste no fundo do funil, onde a decisão é feita. Aqui, deve-se voltar a atenção ao que está sendo comercializado.

Para isso, uma boa forma de fazer com que seu produto ou serviço ganhe destaque é através de cases de sucesso que comprovem a qualidade do mesmo. Ou então, algum desconto ou promoção especial que irão despertar ainda mais o desejo de aquisição.

Conclusão

Por fim, vimos que independente de qual seja seu ramo de atuação, se você vende de forma online, precisa pensar em meios para ganhar destaque frente ao mercado cada vez maior.

Sendo assim, é essencial que exista um planejamento de conteúdo bem feito para todos que serão produzidos. Então, insira em sua rotina de produção as agendas, contendo os assuntos e as frequências de postagem.

Além disso, não deixe de analisar seus resultados para saber se está no caminho certo! E, para te ajudar nesse processo, você pode contar com a gente!

Nós da Dinâmica Consultoria oferecemos um serviço de Plano de Marketing para que você possa ampliar seus canais de venda, divulgando sua marca e fortalecendo seu branding!

Além disso, também trabalhamos com a identidade visual e produção de conteúdo relevante para que seu processo de Inbound Marketing seja assertivo! Para conhecer mais, clique aqui!

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Entre em contato conosco caso tenha ficado com alguma dúvida. Ficaremos felizes em poder alavancar suas vendas juntos!

Por: Fernanda Garcia

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