Um case de sucesso que em 40 dias padronizou 207 procedimentos operacionais através de um projeto de Padronização de Processos 


O projeto de Padronização de Processos tem como principal objetivo padronizar e organizar a forma como a empresa trabalha. Dessa forma, acaba tornando compreensível todas as etapas de um fluxo de trabalho.  

Do mesmo modo, busca otimizações para reduzir custos, tempos e trabalhos 

A consultoria que vamos apresentar agora foi realizada em uma distribuidora referência na América Latina. 

A empresa surgiu em 2010, possui 6500 funcionários e já possui 51 unidades distribuídas nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. O que emprega mais de 7 mil colaboradores no geral. 

Contudo, o grande desafio da empresa era a falta de padrão na execução das atividadesDesse modo acabava dificultando seu crescimento exponencial em relação ao mercado. 

Com isso, fomos contratados para mapear os processos já existentes com o objetivo de dobrar seu faturamento para 4 bilhões em 4 anos e expansão da marca. 

Assim, nosso trabalho foi focado na Padronização de Processos para proporcionar, além de tudo, a melhor experiência de compra aos seus clientes.  

Desenvolvimento do Projeto

Para a realização do projeto fizemos reuniões de reconhecimento com os responsáveis por cada processo. 

A partir disso, registramos toda documentação das padronizações dos processos através dos POP´S (Procedimentos Operacional Padrão), servindo também como base direta na validação de novos modelos de negócio. 

Além disso, a empresa possui 6500 funcionários, o que acaba gerando uma alta rotatividade e por esse motivo, todos os processos deveriam estar padronizados e registrados em uma linguagem simples e objetiva para que os mesmos fossem treinados e capacitados. 

De início nosso cliente esperava que fossem realizados 113 POP´S. Porém, ao longo do projeto realizamos 207 POP´S com uma média de 1 POP por dia por consultor, superando assim as expectativas

Conclusão

As padronizações dos processos realizados foram essenciais para obter otimizações, possibilitando processos mais rápidos. 

Com isso, os processos padronizados auxiliam no alcance das metas da empresa, como, a expansão do atacarejo em 600%, no qual equivale a 350 milhões de reais do faturamento, e o varejo um crescimento de 27%, no qual indica um ganho de 610 milhões de reais.  

Ao final do projeto, com as metas diárias de produção juntamente com o engajamento da equipe desenvolvemos 207 documentos com os seus respectivos processos padronizados. Assim, totalizando uma efetividade de execução em 183% do planejado.