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OKR: saiba onde quer chegar e como alcançar metas

O que são? Como usá-los? Quando usá-los?

Adaptações, mudanças e atualizações são casos que, necessariamente, acontecem em um negócio de sucesso. Se você tem uma empresa e deseja vê-la prosperar, saiba que o melhor a se fazer é mantê-la em movimento e prezando por melhorias.

Assim ela terá uma ótima cultura de progresso e sempre estará com um time disposto a evoluir.

Dessa forma, em um mundo com uma rápida velocidade de transformação, as empresas não podem se limitar e se acomodar por estarem obtendo lucro.

Adaptações acontecem a todo momento, e são em momentos de transformação que a metodologia do OKR se aplica muito bem.

Seguiremos adiante falando sobre a importância de definir as metas e os objetivos dentro da empresa, a função do OKR e como implementá-lo.

Portanto, se você deseja obter um time mais engajado, agilidade nas adaptações às mudanças e reduzir seu tempo de decisão de metas, venha conferir!

A importância dos indicadores 

Sabemos que toda empresa deve possuir um propósito, é assim que ela se motiva a funcionar. Traçar os objetivos e metas e mantê-los claros é fundamental.

Sendo assim, é de extrema importância a utilização de indicadores para obter controle do andamento dessas metas. Pode-se até dizer que sem a presença deles a empresa não tem rumo, nem foco.

Ou seja, é preciso ter indicadores para ter certeza que o caminho que o levará ao objetivo desejado está sendo seguido.

Além disso, outro aspecto que requer indicadores é o tamanho da empresa e, consequentemente, o número de funcionários.

Quanto maior o time, maiores as falhas de comunicação de estratégia. Dessa forma, os desafios para os gestores também aumentam, certo?

Portanto, a compreensão dos colaboradores sobre as prioridades da empresa é uma forma de evitar que essas falhas ocorram.

Assim, guiando as métricas de uma forma prática e visual, é possível obter controle e melhorar os resultados da equipe.

O que é OKR?

Mas você deve estar se perguntando no que o OKR consiste exatamente. A questão é que com o crescimento absurdo do mercado competitivo, novos modelos de gestão empresarial são criados para acompanhar esse avanço.

O OKR foi criado por membros da Intel e implementado em uma empresa que, naquela época, era só um projeto de garagem. Hoje é nada mais nada menos que uma das três maiores empresas do mundo, a Google.

Foi por meio das ações relacionadas aos OKR’s, que a mesma aumentou seu número de 40 pessoas em 1999 para mais de 60 mil atualmente.

Nos primeiros anos de existência, eles usavam os OKR’s para controlarem suas métricas estratégicas. Se engana quem pensa que eles deixaram de lado essa metodologia.

Ainda nos dias atuais, esses indicadores são utilizados não só para alcançarem seus objetivos como também para fazer seus funcionários “saírem da caixa”.

Sua função é selecionar os principais objetivos que a empresa quer atingir ao longo de um determinado tempo. Para isso, são colocados parâmetros que servem de pilares para alcançar o que deseja.

Objetivo 

A letra O de OKR é o Objective, que representa o objetivo que você quer conquistar. É aquele número de seguidores que você quer pra sua conta empresarial, é ter uma melhor qualidade de leads. Ou é ter uma maior produtividade em sua empresa, e assim por diante.

Esses objetivos precisam ser poucos para que realmente haja um foco e fique mais fácil de traçar as ações que lhe manterão no caminho certo.

Além de deixar claro o que se quer alcançar, os objetivos funcionam como um meio de envolver todos os integrantes.

Resultado chave 

KR é o Key Result, ou seja, são os resultados chaves. Estes são algumas tarefas que precisam ser feitas para que o objetivo final seja alcançado.

Por exemplo:

Objetivo: alavancar as vendas

KR1: aumentar o número de leads semanalmente;

KR2: identificar seus interesses;

KR3: qualificá-los e enviá-los para o fundo do funil de vendas.

Objetivo: otimizar o SEO

KR1: Atualizar 80% das páginas mais acessadas;

KR2: Lançar materiais ricos relacionados;

KR3: Atribuir pelo menos 3 hiperlinks ao longo do texto.

Assim, sabe-se que seguindo essas tarefas, o objetivo final se torna mais próximo da realidade.

Os KR’s precisam ser bem traçados de modo que estejam relacionados com o Objetivo e que sejam discutidos entre os membros da empresa.

Dessa forma, todos estarão alinhados e compreenderão onde a empresa pretende chegar.

Vale ressaltar que cinco KR’s é o número máximo e dois o número mínimo recomendado para cada Objetivo, de modo que se tenha uma melhor perspectiva.

Qual o diferencial do OKR?

Já sabemos a importância de ter um time alinhado com as prioridades da empresa, certo? E como já vimos anteriormente, o OKR é uma metodologia direta e prática.

Sendo assim, fica mais fácil a compreensão das mesmas, o que não ocorre com tanta fluidez ao utilizar os métodos tradicionais.

Ou seja, com as metodologias sistemáticas, desalinhamentos acontecem com mais frequência dificultando ainda mais o alcance do objetivo inicial.

Desse modo, fazendo uma comparação entre os métodos tradicionais e OKR, podemos ver que:

Metas claras são mais fáceis de serem alcançadas, além da possibilidade de correção rápida de erro.

-Com reports semanais, é possível prever a situação dos objetivos até o final do trimestre, dando espaço para reconstituição e alcance das metas.

-Evidenciar e transparecer tudo que está sendo feito e as consequências que essas ações estão trazendo contribuem para uma estratégia bem sucedida.

OKR em cada setor 

Estudos confirmam que quanto mais detalhado for o seu objetivo, mais simples será de traçar suas tarefas para alcançá-lo.

Como uma empresa não é homogênea, é importante que suas subdivisões também possuam OKR’s, para que assim, cada setor tenha tarefas específicas, que no fim irão contribuir para o objetivo principal da organização.  

Por exemplo, se a empresa tem um objetivo de alcançar uma distribuição de 100 mil produtos ao ano, o setor comercial precisa ter um OKR para conquistar mais clientes por meio da prospecção ativa.

Já o setor de marketing, estratégias voltadas para aumentar o número de contatos que virão pelos seus canais de comunicação. Esses OKR’s ajudarão a empresa alcançar sua meta de distribuição.

Como toda empresa consciente, nós da Dinâmica também criamos OKR’s para cada setor. No Comercial, por exemplo, temos um OKR que visa a capacitação dos assessores, com as seguintes KR’s: 

-Reuniões semanais com os assessores e o diretor Comercial para troca de aprendizado; 
-Treinamentos mensais com os consultores sobre a área de vendas e negociação. 

Note que Key Results se relacionam com o Objetivo, os quais proporcionam uma grande chance da empresa alcançar a qualificação dos integrantes.

Como aplicar na sua empresa? 

A princípio, é preciso que a empresa decida aonde quer chegar e o que quer conquistar em um determinado espaço de tempo.

Sendo assim, seus objetivos precisam ser poucos, priorizando no máximo cinco. Então comece a discutir com seu time o que vocês precisam fazer ao longo do ano para que isso se torne possível.  

Assim, você estará pensando nos seus KR’s, que também precisam ser poucos, para que se tenha afazeres melhores traçados. Estes seriam os OKR’s macros da sua empresa.

Além do mais, pode haver uma divisão entre os setores, como o setor de marketing ou o de comercial, e é importante que cada um deles também tenham seus OKR’s.

Os próprios líderes das tais áreas podem planejá-los, tendo como base os OKRs macros da empresa.

Como 5 OKR’s para uma empresa se sustentar ao longo do ano é muito amplo, sugere-se que sejam criados OKR’s trimestrais e que sejam revisados semanalmente.

Assim, é possível ter controle e uma melhor visão do caminho que está seguindo. Caso aconteça algum imprevisto, é possível criar OKR’s estratégicos para gerir a situação. 

Dicas de como aplicar
Sabemos que a metodologia é muito prática, entretanto é necessário seguir alguns passos fundamentais para o bom funcionamento da mesma e obter uma comunicação efetiva.

Listaremos aqui alguns passos úteis e suas respectivas importâncias:

1 – Estabeleça metas claras e desafiadoras
Como já dito, as metas precisam ser nítidas e desafiadoras para alinhar a equipe e aumentar o engajamento e a motivação para a conquista do objetivo.

2- Defina prazos curtos
Para facilitar o processo, os prazos não podem ser muito longos. Assim, a dica é estabelecer prazos trimestrais, sendo possível a realização do trabalho.

Além disso, também são possibilitados ajustes rápidos e implementação de novas táticas.

3 – Cheque os resultados regularmente
O acompanhamento dos resultados é fundamental para garantir a boa performance do trabalho e da equipe.

A dica é realizar esse acompanhamento semanalmente pois mantém o grupo envolvido e permite ajustes caso seja necessário.

4 – Permita que os OKRs fiquem visíveis
Deixar os membros cientes dos resultados e da situação em que os objetivos e metas se encontram é fundamental.

O intuito aqui é apenas mantê-los informados, garantindo assim, uma estratégia bem sucedida.

Conclusão
Por fim, a função dos OKR’s é ajudar a sua empresa a definir e alcançar seus objetivos, com suportes que lhe mostrarão se está no caminho certo ou não. Dessa forma, ter uma boa conexão com os membros da empresa traz um grande suporte para alcançar o objetivo.

Se está pensando em começar algo novo na sua empresa, ou até mesmo em sua vida pessoal, uma ótima maneira de se planejar é por meio dessa metodologia.

Assim, a equipe deve sempre ter em mente quais são os objetivos, os resultados que desejam alcançar e como estão esses andamentos.

Agora é com você! Pretende implementar essa metodologia no seu negócio? Nosso serviço de estratégia visa proporcionar com clareza a forma como sua empresa atua no mercado.

Além disso, analisamos quais as metas cabíveis a ela, adequando a melhor metodologia para suas necessidades. Portanto, se você busca uma visão estratégica a fim de obter crescimento sustentável, não deixe de checá-lo aqui!

Você pode baixar, também, nossa planilha gratuita que disponibilizamos para te auxiliar. 

Entre em contato e fale com um de nossos consultores para planejarmos juntos!






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