Independente da atividade econômica do seu negócio – química, biotecnologia, TI, telecomunicações, construção civil, comércio, serviço automotivos, serviços financeiros, entre outros – essa leitura estimula uma análise do seu atual modelo de negócios e, com uma série de ferramentas e metodologias, mostra como conduzir inovação e mudança na gestão da sua empresa.

Você pode entender como gigantes do mercado – Nestlé, Amazon, Facebook, Google e Apple adaptam o seu negócio ao ambiente de mudança a seu redor, superando o tempo e atualizando modelos ultrapassados.

A inovação do modelo de negócios

Para análise dos 55 modelos inovadores, utiliza-se a constelação que chamamos de “Triângulo Mágico”. Portanto, são quatro pontos (Mas triângulo são três pontos! Sim, mas um dos pontos está no meio da figura) essenciais para alcançarmos o nosso modelo ideal.

  • O quê? O que você oferece para o cliente?
  • Por quê? Por que o modelo de negócio gera lucro?
  • Como? Como é a proposta de valor criado?
  • Quem? (No centro!) Quem é o seu cliente alvo?

Dessa forma, em todos os exemplos do livro, percebe-se que a inovação do modelo de negócios sempre envolve alteração em, pelo menos, duas das quatro dimensões.

Na Prática!

Os autores do livro criaram metodologias inovadoras, com base em imitações criativas e recombinações de modelos bem-sucedidos. Assim, para atingir uma estratégia de inovação com sucesso, é necessário a compreensão, recombinação e transferência de sucesso para o seu próprio setor. Portanto, para o estudo de cada modelo, os autores focam em 3 tópicos:

  • O que é
  • Quem inventou e quem usa atualmente
  • Quando e como aplicá-lo

Gostou da leitura? Uma palinha do livro para você

Modelo de Negócio: Alavancagem de dados do cliente

O que é? Com o avanço da tecnologia a partir dos anos 80, esse foi um dos modelos de negócios mais beneficiados. Normalmente, a empresa utiliza-se de uma atividade principal para a realização de uma coleta de dados. A partir disso, criar anúncios personalizados, direcionar interesses e tornar a experiência do cliente cada vez melhor é possível por meio de todos os dados coletados muitas vezes de milhões de usuários.

Quem inventou e quem usa atualmente? Com a utilização do cadastro de clientes no início da década de 1990 com o objetivo de fidelizar o cliente, começa-se a criar bancos de dados. Assim, os consumidores começaram a deixar rastros digitais e deu-se diversas utilidades para essas informações de fácil acesso.

Atualmente, várias empresas ultimamente têm como base esse modelo de negócios – Facebook, Google AT & T e principalmente, a Amazon. A última, utiliza-se dos dados para identificar perfis dos próprios clientes e tentar prever seus futuros interesses de aquisição.

Quando e como aplicá-lo? Quando este, combinado com outros modelos de negócio podem identificar pegadas digitais e direcionar uma venda. Como por exemplo uma empresa de aluguel de casas pode utilizar isso para atender mais assertivamente os interesses de seus consumidores.

Conclusão – Como posso aplicar o Livro ‘’O Navegador de Modelo de Negócio’’

Portanto, a metodologia pode ser aplicada em formato de workshop, tendo como apoio para a criatividade, várias ferramentas disponibilizadas pelos autores.

Por fim, o livro que pode ser definido como inspirador e entusiasmante, apresenta as estratégias inovadoras utilizadas pelas empresas mais bem-sucedidas do mundo, e te conduz para um ‘’ pensamento fora da caixa’’, afim de inovar e, consequentemente, alavancar o seu Modelo de Negócios.

Quer abrir o seu negócio? Confira nosso e-book sobre Plano de Negócios e nosso serviço.

Por: Eduardo Favoretto Vale Bom