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Networking: A estratégia de cultivar bons contatos

Você já parou pra pensar que as pessoas ao seu redor podem te auxiliar profissionalmente algum dia?

Atualmente, ser apenas um bom profissional não é suficiente – e isso já estamos acostumados a escutar. As pessoas estão buscando trabalhar com aqueles que conhecem, ou que já ouviram falar bem de uma certa forma.

Sendo assim, aqueles com quem você se conecta podem sempre abrir novos caminhos e oferecer oportunidades de negócios, tanto para você quanto para sua empresa. E é exatamente disso que o networking se trata.

Dessa modo, é aí que entra a importância de manter uma boa rede de contatos com quem você pode contar, e também auxiliar, ou seja, cultivar seu networking.

Se você quer saber mais sobre esse mundo das redes, continue acompanhando o post!

O que é Networking?

Mas afinal, o que exatamente é um networking? Basicamente, o conceito de networking consiste na estratégia de formar e aperfeiçoar sua rede de contatos, mantendo pessoas relevantes no seu entorno.

Provavelmente você já deve ter se encontrado em uma situação em que precisou pedir ajuda para um amigo, não é? Isso é muito comum!

Dessa forma, quando temos bons contatos, sabemos que podemos contar com eles para um favor. Além disso, essas pessoas também podem te pedir ajuda para alguma indicação, ou alguma outra dica.

Logo, o networking estimula a troca de experiências e informações entre contatos, de modo a fortalecer essa rede. Ou seja, as relações profissionais criadas geram oportunidades de compartilhamento de interesses, informações e até formações de parcerias, gerando benefícios para ambos os lados.

Portanto, para obter reconhecimento como um bom profissional, é importante e talvez até essencial trabalhar seu networking. Entretanto, vale lembrar que não é bom manter uma relação próxima e forçada com o único objetivo de obter favores futuros.

O networking busca manter uma relação saudável entre ambas as partes, que mantém um contato periódico e buscam se assistir mutuamente.

Qual a importância do Networking? 

Vimos que o networking é um canal essencial para o sucesso. Ter uma boa rede de contatos é fundamental, pois ambos os lados podem se beneficiar com isso.

Assim, cultivando relações profissionais, torna-se possível usá-las com a finalidade de fortalecer vínculos e até mesmo estreitar negociações comerciais. Ou seja, essa boa relação influencia o surgimento de oportunidades.

Mas você deve estar se perguntando como exatamente o networking vai te ajudar na prática. Bom, quando uma pessoa precisa de alguma ajuda, normalmente ela busca por alguém que conhece e confia. O mesmo ocorre no pedido por indicações.

Dessa forma, quanto mais qualificados são seus contatos, maiores as chances de encontrar boas oportunidades.

Por exemplo: se você estiver buscando por emprego, e tiver pessoas que confiam em você – ou receberam indicação sobre você – suas chances aumentam.

E assim vale para o contrário também, quando você estiver no papel de contratar alguém ou vender algum serviço ou produto. Até agora falamos mais sobre como o networking funciona entre pessoas. Mas o interessante sobre essa atividade de cultivar a rede é que ela se aplica muito bem em empresas também.

Falaremos mais sobre a seguir!

Networking profissional: como fazer negócios?

Além dos benefícios para a vida profissional de quem está inserido no mercado de trabalho, existem outros pontos positivos. O networking também pode ajudar sua empresa a aumentar seu número de clientes e, consequentemente, de vendas.

Sabemos que não é fácil criar uma relação com quem não somos próximos. Para isso, é necessário conhecer o perfil da pessoa para, assim, obter contatos assertivos para o negócio. Até mesmo porque, é necessário buscar parceiros que tenham o mesmo objetivo final: obter bons resultados.

Assim, a imagem profissional da sua empresa consegue ser muito mais relevante. Para entender melhor sobre esse aspecto, não deixe de checar nosso infográfico onde abordamos uma análise de perfil comportamental de clientes!

 

Entretanto, se você e sua empresa em questão não estiverem inseridos nessa rede, precisarão de um auxílio a mais. Nesse caso, o ideal seria a utilização de uma plataforma BigData.

Essa plataforma, basicamente, levanta potenciais clientes baseando-se na cartela de clientes atual. Assim, é possível encontrar clientes que possuem o mesmo perfil e que estão inseridos no mesmo nicho do mercado. Isso facilita a qualificação desses leads.

Aqui na Dinâmica Consultoria oferecemos um serviço de Potencial de Mercado que utiliza essa plataforma para levantar, priorizar e segmentar potenciais clientes.

Além disso, em nosso serviço, junto com a plataforma, analisamos o local onde a empresa está inserida para quantificar potenciais clientes. A partir dessa análise, são feitas tentativas para expandir a cartela para outras regiões.

Desse modo, se você se interessa em aumentar sua participação no mercado e crescer em número de vendas, não deixe de conferir mais sobre nosso serviço aqui!

Como fazer um bom networking? 

Agora que você já sabe o significado de networking, como ele funciona e quais seus benefícios, trouxemos dicas válidas para colocar em prática.

Primeiramente, lembre-se que qualidade difere de quantidade. Uma boa rede não é formada por muitas pessoas, e sim pelos contatos certos.

Ou seja, não adianta possuir centenas de contatos sendo que os mesmos não são qualificados para o que você busca.

Assim, para enriquecer verdadeiramente sua rede, tenha sempre em mente a importância de atentar-se aos acontecimentos. Cada pessoa que você encontra, seja em eventos, palestras, reuniões, ou até em momentos inesperados, é uma oportunidade de expandir sua rede.

No entanto, não espere que os bons contatos simplesmente apareçam para você. Atente-se, busque e frequente os locais certos se você quiser manter relação profissional de benefícios mútuos.

Por exemplo: Marque presença em eventos ou palestras de assuntos que são do seu interesse, com pessoas que entendam sobre temas importantes. E claro, que conheçam outros indivíduos significativos.

Sabendo disso, considere essas dicas quando for montar a sua própria rede:

  • Mantenha contato com pessoas que você não vê com tanta frequência;
  • Conheça pessoas novas. Explique sobre sua área, se interesse pela do próximo, mantendo sempre uma relação de curiosidades mútuas.
  • Mantenha-se atualizado sobre o mercado e sobre assuntos importantes. Desse modo, você se torna um contato estratégico e conceituado.
  • Nunca procure por seus contatos apenas para pedir favores. Sempre que puder, fale sobre assuntos variados, puxe uma conversa que mantenha a relação ativa, e ofereça amparo.

Teoria dos 6 graus de separação 

Foi falado sobre a importância de cultivar uma rede rica e farta de contatos estratégicos… Mas a questão é que isso é até bem mais simples e natural do que parece.

Muito provavelmente você conhece a teoria que diz que uma pessoa está separada de qualquer outra no mundo por até seis contatos, certo?

Essa teoria ficou amplamente conhecida pelo estudo realizado em 1967, The Small World Problem. Mesmo sem uma comprovação científica ou resultado conclusivo, essa teoria segue sendo estudada e possui grande reconhecimento.

Evidentemente, ela é simples. Conhecendo uma pessoa importante, ela pode indicar outra, que leva à outra, e, em até seis contatos, você – ou seu nome – chega em qualquer pessoa do planeta!

Conforme isso se transforma em uma sequência, é possível contatar qualquer pessoa do mundo com apenas seis ligações.

Como resultado disso, o que podemos concluir é que: cultivando os contatos certos e ideais, esse número pode ser facilmente reduzido. Como consequência, oportunidades podem surgir mais facilmente, também.

Além disso, essa teoria também reforça aquilo que foi comentado anteriormente. Qualidade não está ligada a quantidade, está lembrado? Não adianta ter o número de telefone ou endereço de e-mail de uma pessoa significativa se ela não vai te retornar.

Portanto, atente-se aos contatos que realmente vão agregar para você e seu negócio!

Conclusão

Por fim, vimos que sua rede de contatos pode fazer a diferença diante do mercado. Portanto, se atentar a esse ponto é fundamental para que você enriqueça cada dia mais sua bagagem de conhecimento.

Além disso, quando tratamos de empresas, um bom networking é essencial para agregar valor a sua participação de mercado. Através de uma plataforma BigData, é possível aumentar drasticamente seus clientes qualificados. E o melhor: oferecemos essa utilização com nosso serviço de Potencial de Mercado.

Assim, se você deseja analisar sua cartela de clientes de acordo com a região e perfil de cada um, o potencial de mercado é o ideal para você! Não deixe de checá-lo aqui e sinta-se à vontade para entrar em contato conosco caso queira saber mais!

Além disso, não se esqueça de baixar o infográfico sobre análise de perfil comportamental, onde abordamos as características marcantes dos clientes. Ter conhecimento sobre esses diferentes perfis é fundamental para criar um bom relacionamento com os mesmos!

Invista no seu networking e seja referência no mundo dos negócios!

Por: Rafaela Sanches

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