Smartphones e micro-momentos

A cada dia os smartphones se inserem mais em nossa rotina e possibilitam uma busca por informações e produtos cada vez mais rápida, em qualquer hora e em qualquer lugar. Esse fato é a base da teoria dos micro-momentos.

Com a popularização desse tipo de aparelho, é raro encontrar hoje em dia alguém que não tenha um deles em mãos. Além disso, com sua evolução, hoje realizam funções que há anos atrás nunca imaginaríamos que poderiam realizar.

Com isso, foi facilitado e aumentado o acesso à Internet, e consequentemente, à informação. A cada dia, o tempo utilizado para pesquisas na internet diminui, refletindo essa praticidade e uma certa objetividade das pessoas nesse meio.

Esse rápido acesso possibilita que diversas pesquisas sejam feitas na internet em poucos instantes, acerca de curiosidades, informações, dúvidas. Mas, acima de tudo, acerca do ponto chave nessa questão: compras.

Dessa forma, para se adaptar a essa mudança no comportamento dos consumidores, é essencial que as empresas estejam preparadas para se encaixar nesses curtos momentos de interesse dos consumidores.

Para entender mais sobre o que de fato se tratam os micro-momentos, continue acompanhando nosso conteúdo!

O que são os micro-momentos?

O conceito de micro-momentos foi desenvolvido pela Google, no ano de 2015.

De forma mais direta, os micro-momentos são pequenos momentos em que há uma necessidade, seja de informação ou consumo. Com isso, o indivíduo vai atrás de saná-la buscando esclarecimentos acerca dela no dispositivo mais próximo e prático que ele tem. Hoje em dia, esses aparelhos na grande maioria são smartphones.

Há estatísticas que apontam que 94% de quem utiliza smartphones busca informações na internet por meio deles até mesmo enquanto estão no meio de uma tarefa do seu dia-a-dia.

Isso faz com que eles sejam a raiz dos micro-momentos. Isso porque os computadores não são capazes de proporcionar experiências instantâneas e a praticidade trazida por celulares.

Além disso, 80% dos brasileiros que possuem esses aparelhos, usam para pesquisar acerca de produtos ou serviços de interesse.

Dessa forma, esses instantes estão diretamente relacionados com a jornada de compra do consumidor. Isso porque nesses períodos, muitas vezes há intenção de compra e pode ocorrer uma tomada de decisão em poucos segundos.

Com essa intenção, há uma grande abertura por parte do consumidor para encontrar algo que satisfaça sua necessidade. Com isso, basta um resultado da pesquisa ser assertivo e fornecer informações chave.

Dessa forma, o interesse do cliente é firmado e a decisão de compra tomada, mesmo que de forma imediata.

Para garantir isso, se faz essencial que haja um marketing acerca dos produtos bem desenvolvidos. Dessa forma, as informações fornecidas neste meio digital trazem uma maior possibilidade de que ele de fato seja vendido.

Para entender um pouco mais sobre no que consistem esses micro-momentos, veja quais são os 4 tipos deles.

Eu quero saber

Quando o consumidor está nesse momento, ele sabe superficialmente sobre algo e tem interesse em aprofundar seu conhecimento acerca disso.

Esse algo pode ser qualquer tipo de coisa, uma dúvida, uma curiosidade, um conceito, ou até mesmo um produto.

A importância desse momento é que ele é o passo inicial para que um produto ou serviço seja introduzido ao cliente e o faça perceber sua necessidade, considerando o que acabou de ver como solução.

Eu quero ir

Esse momento, como o próprio nome já diz, se trata de quando o cliente quer ir a algum lugar.

Com os smartphones, bastam alguns cliques para que alguém seja direcionado para locais que possuam relação com o que foi pesquisado.

Dessa forma, novos locais podem ser descobertos e decisões de onde ir podem ser tomadas por conta própria sem muita dificuldade.

Eu quero fazer

Muitas pessoas possuem o interesse de solucionar suas dificuldades por conta própria e para isso buscam como podem fazer isso.

Para isso, fazem uso de vídeos, tutoriais, cursos, ferramentas disponíveis na internet e realizam atividades, não dependendo de profissionais para isso.

Eu quero comprar

Esse é o momento chave, o qual todas as empresas devem focar em atingir, já que é nele que de fato ocorrerá a compra e trará lucro para ela.

Porém, para esse momento ser atingido, deve haver um empenho por parte dessas empresas para que o cliente seja retido a partir dos outros momentos.

Isso porque para que o cliente de fato chegue ao momento da compra, é necessário que ele, de alguma forma, conheça o produto ou serviço, descubra o local onde ele é vendido ou até mesmo precisem dele para realizar certas atividades.

É justamente para que exista esse conhecimento que existem os outros momentos.

Ou seja, os outros consistem em primeiros passos para que finalmente o momento da compra ocorra.

A influência dos micro-momentos na jornada de compra

O grande x da questão aqui é o fato de, como vimos, o comportamento do consumidor ter sido alterado.

Normalmente, a jornada de compra do consumidor caminha em etapas, tendo em diversos casos longos períodos de análise acerca do produto até que de fato se chegue à decisão.

Com os micro-momentos e a era dos smartphones, tudo fica encurtado e muito mais acessível, e, como dito, a decisão pode ser tomada em segundos.

Os principais elementos da compra, como preço, qualidade, utilidade, ainda são analisados, é claro. Mas a grande questão é que o calor do momento no momento de realizar a compra, aqui também conta.

Com a praticidade de poder fazer compras de qualquer lugar em poucos cliques, essas ações se tornam mais impulsivas, fruto de uma necessidade que surgiu no próprio momento.

Dessa forma, quando uma empresa aparece com seu produto precisamente nesses momentos, o cliente é pego em seu período com maior abertura para uma compra, o que aumenta, e muito, as chances da compra.

Porém, mesmo que haja essa facilidade para atingir o cliente, é importante considerar que não apenas os produtos ficaram mais acessíveis, mas também a informação.

Com isso, é possível que sejam feitas diversas pesquisas acerca dos produtos e que seja descoberto muito sobre eles, desde especificações até feedbacks de clientes que já compraram.

E onde estão as empresas nesse cenário?

Que os micro-momentos mudaram em definitivo o comportamento dos consumidores, isso já sabemos. Mas no que isso afeta as empresas?

Na verdade, a real necessidade aqui é que o marketing delas seja fortalecido.

É necessário haver esperteza para que as soluções proporcionadas pelo negócio surjam para o cliente mostrando exatamente o que ele precisa, exatamente no momento que ele for atrás, já que é quando ele está aberto e inspirado para descobrir suas possibilidades.

Mas, é importante ressaltar que o foco não deve ser apenas no momento de compra, mas sim em todos os outros.

É necessário que a empresa marque presença nos momentos que o cliente pesquisa sobre uma simples curiosidade, para que ele seja encaminhado para a compra.

Nesses momentos, as expectativas do cliente de encontrar o que satisfaça sua necessidade é alta. Com isso, é papel do marketing dos negócios descobrir a forma ideal de apresentar sua solução a ele. Assim, as chances de que a empresa ganhe destaque na escolha são altas.

O alcance de cada um desses clientes pode ser feito através de conteúdos e blogs publicados na internet, relacionamento com os mesmos desde o início da jornada, redes sociais ativas, anúncios, entre outros.

E como as empresas podem agir?

Para que o consumidor seja atingido, diversas estratégias e ações podem ser tomadas pelos empreendimentos.

Definição das personas

A princípio, é necessário entender como o consumidor se comportará, voltando os olhos a ele e se colocando em seu lugar.

Isso pode ser facilitado ao se construir perfis de cliente, ou seja, as personas do negócio, a partir de pesquisas de mercado.

Uma vez definidas, será mais fácil entender o melhor tipo de conteúdo para que cada uma delas seja atingida da forma ideal. Desde conteúdos mais gerais e básicos, para quem ainda não conhece o produto, até os mais específicos, para os que já conhecem e querem informações mais aprofundadas.

Posicionamento entre os resultados da pesquisa

Outro fator importante de ressaltar é que para que esse cliente seja atingido com mais facilidade, é essencial que o site da empresa tenha um bom posicionamento no Google. Ou seja, que tenha uma otimização de SEO.

Isso porque as buscas pelas informações são feitas justamente pelo buscador, então quanto mais alta sua posição, mais fácil de os clientes te encontrarem, certo?

Com isso, para que uma boa posição seja atingida e mantida, é necessário que o site seja de qualidade.

Isso quer dizer que é essencial a presença de conteúdos ricos e de qualidade, com as informações mais importantes acerca do seu negócio e seu produto, além de proporcionar uma boa experiência na navegação (rapidez no carregamento, versão mobile otimizada, etc).

Relacionamento com o cliente

Apesar de uma boa posição no Google ter tanta importância, não podemos esquecer de fatores mais pessoais, de relacionamento com o cliente.

Esse relacionamento pode ser feito de diversas formas. A começar com uma produção de conteúdo que atrai leitores para o site de sua empresa, até um contato feito a partir de uma rede social.

Assim, é essencial que haja uma participação ativa por parte das empresas nas redes, pois atualmente esse é o principal meio de conexão entre elas e seus clientes. Com uma página engajada e movimentada, é fato que a atenção das pessoas é despertada.

Com isso, tem-se um ponto de partida para que os clientes se interessem e estabeleçam contato.

E é justamente a partir daí que se pode construir um relacionamento com esses clientes, de forma que os mesmos sejam encaminhados ao momento da compra.

Conclusão

Com tudo o que foi exposto, entende-se que a grande popularização dos smartphones torna tudo mais ágil e prático.

Além disso, se sabe que a cada dia a jornada de compra do consumidor é afetada por diversos aspectos, ficando cada vez mais fragmentada e rápida.

Com isso, é necessária uma adaptação por parte das empresas para que elas saibam atingir seu público da forma exata para o micro-momento vivido por ele.

Para que esse público seja atingido da melhor forma possível, vimos que é importante o entendimento das personas do negócio e que isso pode ser feito através de uma Pesquisa de Mercado.

Você sabia que a Dinâmica oferece um serviço de Pesquisa de Mercado? Com ele, é possível entender os interesses do seu público-alvo, além de proporcionar uma melhor percepção acerca da perspectiva dele.

A partir disso, você poderá traçar estratégias para atingi-lo da forma ideal, que, como vimos, acaba sendo a maior necessidade das empresas ao se tratar de micro-momentos. Conheça mais sobre esse nosso serviço!

Além disso, preparamos um material de Definição de Personas para te ajudar nesse processo. Baixe-o gratuitamente!

Vale sempre lembrar que para qualquer dúvida, estamos disponíveis para que você entre em contato conosco para que possamos juntos definir as personas do seu negócio e proporcionar a melhor satisfação de seus clientes!

Por: Caroline Costa