(44) 99880-0690 contato@dinamicaej.com.br UEM - Maringá/PR

Defina suas metas, alcance seus objetivos

Metas

Toda e qualquer empresa, para alcançar seus objetivos, precisa de um planejamento adequado, de forma a guiar suas atividades para alcançar o que almeja. E para servir como esse guia é que se criam metas.

Uma coisa é fato: para qualquer atividade que estejamos realizando, esta só faz sentido se sabemos onde queremos chegar. Algumas vezes são tarefas simples e rápidas, outras já se tratam de uma série de ações a fim de alcançar algo maior.

Então, é inegável que para uma empresa que deseja crescer e alcançar seus propósitos, desde os mais acessíveis até seus maiores sonhos, se faz necessário o planejamento e estabelecimento de algumas metas que traçarão o caminho até o sucesso.

Quer saber mais sobre as metas e sua importância para o universo empresarial? Continue acompanhando nosso conteúdo!

Mas afinal, o que são metas e por que devo traçá-las?

As metas são a base que uma pessoa ou organização pode utilizar para o alcance de seu grande objetivo. Ou seja, conforme estas vão sendo estabelecidas e consequentemente cumpridas, são dados cada vez mais passos a caminho dele.

Mas, o que as diferencia de objetivos finais é que estas são mensuráveis. Ou seja, definem o que, onde e quando se quer atingir algo para que a meta seja considerada cumprida.

Com isso, elas acabam se tornando indicadores que servem de base para que seja feita uma gestão assertiva. Assim, evidenciam se a organização está caminhando para o atingimento de seu sucesso ou não.

Dessa forma, é importante que metas sejam estabelecidas, mas é essencial que haja um constante acompanhamento das mesmas, juntamente com os resultados obtidos.

Isso porque, sem um acompanhamento, elas perdem seu propósito, pois por mais que possam estar sendo seguidas, podem não estar sendo cumpridas ou o resultado esperado não estar sendo atingido. Assim, demonstra-se a necessidade de tomar outros caminhos e traçar novamente as estratégias.

Então, a partir do acompanhamento das metas é que se garante que a empresa obterá crescimento, e ainda mais, de que o mesmo será contínuo

Você sabia que a Dinâmica oferece um Infográfico de Indicadores para você? Com ele, você pode saber como definir metas, indicadores e objetivos para o seu negócio. Baixe-o gratuitamente preenchendo o formulário abaixo!

Mas o que metas podem agregar para a sua empresa?

Até agora, já entendemos que para que os resultados e objetivos da organização sejam alcançados, se torna essencial a definição de metas. Mas o que mais essa definição traz de positivo?

A primeira importância do estabelecimento de metas é o envolvimento de toda a empresa para o alcance das mesmas, tanto de maneira individual como coletiva.

Isso porque, com essa definição, fica mais claro que todos têm sua importância para que os objetivos sejam atingidos, gerando maior envolvimento e engajamento

Com um time envolvido e ao explicitar os objetivos em comum da empresa como um todo, acaba também surgindo um maior trabalho em equipe entre os colaboradores.

Isso faz com que a integração e comunicação entre todos se desenvolva e que a prática evidencie que a união faz a força, agregando no caminho para que se alcance cada meta. 

Além disso, pense comigo: é mais simples e rápido realizarmos nossas tarefas quando elas são orientadas e organizadas, se sabendo qual o objetivo, ou quando são feitas sem a definição do que se quer alcançar? A primeira opção, não é mesmo?

É aí que as metas servem de auxílio para a organização das atividades. Sabendo onde se quer chegar, define-se o que deve ser feito e a partir disso pode-se organizar quando, em que ordem e como tudo será realizado.

Isso acaba otimizando o tempo de execução e trazendo até mesmo maior produtividade na trilha para o atingimento dos resultados esperados. 

E agora? Como definir as metas?

Por fim, imagino que você mal possa esperar para implantar metas em sua empresa e definir o caminho perfeito até seus resultados, não é mesmo? Confira então algumas dicas de como elaborar suas metas de maneira assertiva.

Determine metas que façam sentido para a sua realidade

Ao realizar a construção de suas metas, tenha em mente qual o estado atual da sua empresa. Com isso, você sabe quais são suas possibilidades e limites, entendendo então se as metas traçadas são atingíveis ou não. 

Pense só: de que adianta traçar a meta de vender um valor que foge muito do histórico da empresa e que se sabe que é praticamente impossível de atingir?

Isso te trará funcionários desmotivados ao encarar um desafio com baixas perspectivas de sucesso. Além de, claro, uma frustração dos mesmos quando se depararem no final com um resultado não atingido, dentro do que era esperado.

Mas, claro, uma meta também tem que ser, na medida do possível, um desafio. Não coloque como meta atingir algo que já foi alcançado pela empresa.

Ou seja, estude sua realidade, saiba seu histórico de resultados, perceba o funcionamento do mercado onde está situado. Assim, estabeleça uma meta que desafie seus funcionários a buscarem o crescimento, mas também faça sentido com todo o seu contexto, para que seu sucesso tenha maior garantia.

Mude os planos sempre que necessário

Uma meta uma vez traçada, não só pode como deve ser ajustada. Como já mencionado, sem um acompanhamento, elas perdem seu propósito.

Afinal, como saber se estão sendo efetivas e se está de fato sendo seguido o melhor caminho até os objetivos?

Para isso, é importante que frequentemente seja analisado como está o andamento dos resultados da empresa. Assim então, entende-se se a meta previamente estabelecida está contribuindo com o que era esperado e os objetivos de fato estão sendo alcançados ou se deve-se traçar novas estratégias.

Então, não tenha medo de ajustar ou até mesmo refazer suas metas. Isso não demonstrará que você se encontra perdido no caminho, mas sim que está encontrando cada vez mais qual é o correto a se seguir, chegando cada vez mais perto de seus resultados esperados

Utilize seu time a seu favor

Uma coisa é fato: um time envolvido com os propósitos estabelecidos se torna muito mais engajado e produtivo. Esse é um dos motivos pelos quais é essencial envolver sua equipe na definição das metas e planos de ação.

Isso porque, envolvendo-os, sentem que realmente fazem parte da missão, o que não aconteceria se a mesma fosse apenas imposta a eles. Afinal, tudo se torna mais difícil quando fazemos algo por obrigação.

Ou seja, dê importância à opinião de cada um. Isso gera uma valorização de suas ideias e de sua presença no projeto, mostrando confiança na equipe por parte da empresa. Assim, a mesma consequentemente ficará motivada como um todo.

Porque afinal, quais as melhores sugestões a se ouvir se não as de quem está em contato direto com a execução de tudo o que será planejado, não é mesmo?

O conhecimento dos colaboradores acerca das atividades da empresa oferece uma visão do que está ou não no alcance de ser executado. Além disso, podem contribuir com ideias que surgem da prática dessas atividades, algumas vezes nem mesmo consideradas pelos gestores.

Comemore cada pequena meta alcançada

Por fim, para demonstrar a valorização de cada colaborador e de cada passo dado, é importante que se ressalte e celebre sempre que uma meta for alcançada, já que é uma etapa mais perto do objetivo. 

Para isso, recompense seus funcionários pelo bom desempenho e por terem atingido os resultados esperados. Isso porque ao proporcionar a eles o sentimento de que seu trabalho é admirado, são motivados a dar cada vez mais o melhor de si e atingir resultados cada vez melhores.

E não podemos esquecer: isso não incentiva apenas os funcionários com bom desempenho, mas também os outros. Isso acontece pois é neles instigada uma inspiração para que seu trabalho também possa ser reconhecido e recompensado.

Além disso, essa ação pode também funcionar como uma maneira de manter o engajamento da equipe. Caso o caminho até o atingimento da meta esteja complicado, a valorização e recompensa ao bom trabalho de cada um é algo que colabora com o ânimo da equipe para continuar executando suas atividades da melhor forma, evitando funcionários descomprometidos e desengajados.

E claro, o melhor incentivo é aquele que nunca é demais: o reconhecimento por parte do líder das atitudes positivas de seus colaboradores.

E para deixar isso claro a todos, adote a prática da aplicação de feedbacks. Isso fará com que eles se sintam orgulhosos do que estão executando, e, novamente, desperte neles uma vontade de sempre cumprir melhor com as suas funções.

Em contrapartida, isso também serve aos funcionários que apresentam baixo desempenho. Apontar seus pontos de melhoria pode ser a virada de chave que eles necessitam para potencializar seu trabalho, e consequentemente, seus resultados.

Conclusão 

Entendemos então que para que as estratégias e ações das empresas sejam guiadas até seu objetivo final, a elaboração de metas é uma maneira extremamente vantajosa para isso. 

Não esquecendo que para que a organização garanta seu crescimento e atingimento de seus resultados, é essencial que essas metas sejam constantemente trabalhadas e acompanhadas, para que o sucesso seja garantido. 

Ou seja, a base de tudo é um bom planejamento.

Você sabia que a Dinâmica oferece um serviço de Planejamento Estratégico? Ele se encaixa exatamente em tudo o que foi aqui discutido: nele, são traçadas as estratégias e metas do negócio, monitorando seu progresso a partir de indicadores.

Com o projeto, ao definir suas metas e objetivos, você poderá identificar quais planos de ação tomar, estruturando o caminho por meio do qual alcançará seus resultados!

Está interessado em alcançar seus objetivos? Entre em contato e venha conosco tornar possível seus resultados tão esperados.

Por: Caroline Costa

2 / 116

Deixe uma resposta

Required fields are marked