O mapeamento de processos é um diferencial para que as empresas possam enxergar as suas falhas a fim de encontrar soluções para o negócio.

mapeamento de processos


Você, empresário, conhece todos os processos da sua empresa? Eles estão mapeados? Não? Então continue aqui para entender principalmente, como um mapeamento de processos pode trazer grandes resultados.

O que é mapeamento de processos?

Primeiro de tudo, mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial cujo objetivo é identificar as partes envolvidas e o caminho que o produto percorre até chegar no fim de sua produção. Ou seja, ele é uma forma de gestão que une todos os processos da empresa a fim de torná-los mais eficientes e principalmente eficazes.

Qual a importância de se mapear os processos?

Quando os processos de um negócio são mal estruturados, toda produtividade da empresa é colocada em risco. Além disso, os possíveis danos são inúmeros, como a desorganização, desmotivação de colaboradores e, principalmente, a repetição de tarefas. Com o controle de todo o processo produtivo, a identificação de pontos fortes e fracos torna-se clara. Pontos como identificação de gargalos e layout não funcional são facilmente identificados e passíveis de serem melhorados.

Além disso, manter os processos catalogados é fundamental para que o funcionamento da empresa seja conhecido por qualquer funcionário.

Como realizar um mapeamento de processos? 

Por fim, você deve estar se perguntando: “Mas como vou mapear os processos?”. É simples. Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a catalogar todos os processos da sua empresa. A ferramenta mais utilizada por nós, engenheiros de produção, chama-se Bizagi Modeler, um software que organiza todas as informações em um fluxograma, ou seja, utiliza símbolos gráficos para descrever passo a passo o fluxo deste processo.

Interessou-se? Deseja mapear os processos de sua empresa? A Dinâmica Consultoria oferece as melhores consultorias em gestão por processos que podem te ajudar a simplificar seus processos e aumentar a sua eficiência. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Autora: Natália Bernabé