A área de Logística de Transportes tem como objetivo melhorar o processo de transporte, seja de matéria prima ou de mercadorias finalizadas a um cliente, visando a diminuição de custos e a garantia da integridade da carga e do prazo combinado.

A Dinâmica realizou uma consultoria de Logística de Transportes para uma borracharia, na qual foi feito o levantamento das possíveis rotas de entrega de mercadorias, listando também os custos associados a cada rota, possibilitando assim a determinação da rota mais viável. Também foi feito um levantamento de clientes e fornecedores em potencial, sugerindo rotas que permitam o transporte das denominadas “cargas de retorno”. Para isso, foi elaborado o Mapa SIPOC da empresa, que é uma ferramenta que permite a observação e o entendimento da cadeia de distribuição de materiais de uma empresa, desde a entrada na fábrica até a saída do produto final.

A consultoria possibilitou ao cliente analisar os custos de cada rota de transporte e observar as possibilidades de carga de retorno em cada uma. Ao término, a equipe definiu as rotas mais vantajosas, além de demonstrar a viabilidade da terceirização do transporte para o cenário da empresa.