(44) 99880-0690 contato@dinamicaej.com.br UEM - Maringá/PR

Learning Agility: Entenda porque aplicá-la

learning agility

Learning Agility consiste em um conjunto de habilidades que facilitam o aprendizado de forma mais rápida e eficiente, proporcionando destaque frente ao mercado.

Ambientes corporativos estão se transformando cada vez mais devido às mudanças que vêm ocorrendo de mundo a fora de forma muito acelerada.

Essas modificações são constantes e acontecem a todo momento, o que acaba influenciando diretamente nas empresas e na forma como as mesmas se comportam e recrutam seus colaboradores.

Diante disso, as organizações podem acabar apresentando dificuldades em encontrar os profissionais ideais e bem capacitados para executar as tarefas necessárias.

Basicamente, as empresas precisam apresentar a capacidade de se reinventar, e essa capacidade é fruto do trabalho e da competência dos profissionais que a compõem.

Como exercer uma liderança de sucesso? É sobre esse assunto que iremos abordar no conteúdo. Confira!

O que é Learning Agility?

E afinal, o que é Learning Agility? Em poucas palavras, consiste em um conjunto de habilidades que facilitam a aprendizagem. Ou seja, competências que proporcionam aquisição de conhecimento de forma rápida.

Se traduzirmos ao pé da língua inglesa, Learning Agility significa “Agilidade de Aprendizagem”, o que, hoje, já é um grande diferencial para os colaboradores de qualquer negócio.

Profissionais que apresentam essa característica são aqueles que exercem um bom desempenho em circunstâncias pelas quais não estavam habituados.

Isto é, conseguem se sair bem em situações novas, o que representa muita presença de flexibilidade e adaptação em seus perfis.

Componentes do Learning Agility

Além dessas características, profissionais bem-sucedidos em suas áreas também apresentam muita curiosidade, perfil analítico e estratégico.

Relacionado a esse tópico dos traços e aspectos do profissional com essa capacidade, é legal citar quais são os componentes que compõem o Learning Agility!

Agilidade

Como o próprio nome já diz, consiste em conseguir aprender de forma rápida e eficiente, podendo trazer ideias e soluções novas.

Flexibilidade

É fundamental ser flexível à mudanças, à novas oportunidades e maneiras de executar ou solucionar algum processo.

Experimentar

Sair da zona de conforto e se arriscar, testando e colocando novos aprendizados em prática.

Feedbacks

Saber e compreender a importância de receber feedbacks para que possa se desenvolver cada vez mais, aprimorando os fatores que precisam de uma atenção maior.

Reflexão

Entender o que está funcionando e pode ser continuado, e o que necessita de otimizações, ou até mesmo, deve ser encerrada.

Tomada de Risco em performance

Novamente, se arriscar e realizar tarefas com as quais não está habituado, se dando a oportunidade de se desenvolver em outros aspectos.

Tomada de Risco Interpessoal

Trazer discussões sobre os processos, complementando o que já está em andamento e, mais uma vez, abrindo portas para novas experiências.

Colaboração

Compartilhar aprendizados e experiências que podem colaborar com o bom desempenho de outros processos.

Coleta de Informações

Estar sempre disposto a conhecer o novo e ir atrás deles, ou seja, de fato realizar a busca pelo o que ainda não é conhecido por você mesmo.

Learning Agility e as novas gerações: qual a importância disso?

Um dos motivos pelos quais o Learning Agility é importante, é para que os colaboradores da organização se sintam motivados. Mas por que isso se relaciona com as novas gerações?

Atualmente, quem domina o mercado é a geração dos Millennials e parte da geração Z. Ambas são marcadas pela sede por experiência, a vontade de aprender e a preferência pela vida dinâmica que fuja de um padrão de estagnação.

Sendo assim, pessoas dessas gerações colocam a sua experiência profissional na frente da empresa. Basicamente, elas buscam as melhores oportunidades de crescimento como profissional.

Desse modo, para que a empresa continue cativando a atenção do colaborador, a mesma deve proporcionar um ambiente que possibilite o rápido aprendizado.

E como proporcionar isso e mantê-los motivados e engajados? Uma boa forma de atingir isso é proporcionando treinamentos. Investir na capacitação dos membros da organização com certeza trará retorno para o negócio.

Além disso, o learning agility também se faz importante para proporcionar a gestão da inovação na empresa, de modo a obter uma boa gestão das mudanças que devem ocorrer.

Ou seja, flexibilizar as transformações de acordo com o que é requisitado e com as melhores soluções e ideias.

Para saber mais sobre isso, baixe nosso e-book gratuito sobre Employee Experience, onde abordamos toda a Jornada do Colaborador! Basta preencher o formulário abaixo!

Como e onde implementar o Learning Agillity?

Por fim, se você deseja manter sua empresa competitiva frente ao mercado para que possa acompanhar as mudanças que surgem a cada dia, você deve buscar implementar o Learning Agility dentro da organização.

Além de implementar, é ideal que ele se torne parte da cultura da empresa, se fortalecendo cada vez mais.

Reconheça a boa performance

Como já citado anteriormente, é fundamental reconhecer o esforço de seus colaboradores e passar feedbacks positivos. Isso com certeza traz motivação e engajamento para continuar dando o melhor de si e entregando com qualidade.

Entenda a importância de todas as habilidades

Foram citados os 9 componentes do learning agility no início do texto, certo? E é importante ressaltar que todas as competências são importantes!

Não deixe de lado uma oportunidade a um colaborador apenas porque ele não apresenta aquela que é julgada como mais importante… o que realmente vale é o conjunto do que cada um apresenta para contribuir com a empresa.

Incentive o empreendedorismo interno

Basicamente, incentive que os colaboradores desenvolvam projetos inovadores que trarão melhorias para a empresa.

Promova squads internos

Por fim, promova e também incentive a realização de squads internos. Assim como o tópico acima, squads também trazem inovações e soluções para a empresa.

Com a realização dos mesmos, é possível trazer novas ideias de modos de organização, contribuindo organicamente para o desenvolvimento dos membros envolvidos no squad e para o próprio negócio.

Conclusão

Vimos, então, que uma das maneiras de se destacar em um mercado que se transforma cada vez mais, é apresentando e aprimorando essas qualidades do Learning Agility.

Portanto, como líder de sucesso, saiba identificar esses pontos em cada colaborador para utilizar essas competências em favor do crescimento da empresa!

Não deixe de baixar nosso e-book gratuito sobre Employee Experience! Além disso, também oferecemos um serviço de Experiência do Colaborador que pode te ajudar nesse processo!

Com ele, é possível entender as necessidades de cada funcionário, de modo com que possam realizar seu trabalho com desempenho máximo.

Através dele, conseguimos passar por todas as etapas da jornada do colaborador, visando aumentar sua satisfação e, consequentemente, o nível de produtividade, influenciando diretamente nos resultados da empresa como um todo!

Além disso, também é possível melhorar a imagem da empresa, fazendo com que mais pessoas sintam e percebam a oportunidade de se desenvolverem dentro da organização, retendo mais e mais talentos!

Caso queira saber mais, entre em contato conosco para que possamos te ajudar no desenvolvimento da Jornada do Colaborador!


20 / 107

Deixe uma resposta

Required fields are marked