Ter desperdício zero é o sonho de todo gestor, conseguir transformar todos seus insumos em produtos é o cenário que toda empresa almeja chegar, mas a grande questão é: “Como?” A filosofia Kaizen é um excelente método a ser seguido em uma instituição, tendo sua origem no Japão pós-guerra, tal programa teve papel crucial na reestruturação da nação japonesa, tendo forte influência até os dias de hoje nas grandes montadoras como a Toyota, Honda e Nissan.


Kaizen significa “mudança para melhor”, sendo utilizado também como melhoria contínua. Para isso, utiliza-se de ferramentas como PDCA, Kanban, 5S e análises estatísticas. Como citado anteriormente, um dos objetivos do Kaizen é eliminar todo o desperdício em material, locomoção, estoque e retrabalho, além de reduzir variações nos processos e dúvidas ao se executar um trabalho, ou seja, buscar a conformidade e padronização do mesmo. Como resultado tem-se um menor lead time, o que diminui custos, aumenta a produtividade e a qualidade e, consequentemente, cativa e fideliza seu público. Os programas Kaizen são constituídos por grupos de pessoas de todos setores de uma organização e englobam desde a gerência até os colaboradores. Tal cultura tem como ponto crucial o ser-humano, seu potencial e capacidade de melhorar e evoluir a cada dia, promovendo significante melhoria no clima organizacional e alinhamento dos setores com os objetivos da organização.

A Dinâmica Consultoria realiza projetos com as mesmas finalidades e características do modelo Kaizen, principalmente nas áreas de produto e processo, como logística, Administração de Estoque, Gestão por Processos, 5S e muitas outras que buscam otimizações com impacto nos principais problemas levantados, geralmente atuando nos gargalos do processo, tornando-o mais ágil e diminuindo seus números de falhas e retrabalhos, sempre contando com a ajuda e apoio dos que mais conhecem do processo, ou seja, as pessoas que vivenciam aquele cenário diariamente, em especial o colaborador. Ao final são traçados planos de ação e melhorias que reestruturam e padronizam a forma como um processo ou serviço é realizando, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais organizado e agradável.

Autor: Matheus Schiavon