ISO 9001 e seus benefícios

O mercado está ficando cada vez mais competitivo dia após dia. As empresas preocupam-se cada vez mais em garantir a qualidade de seus produtos, atendendo às especificações de fabricação e aos anseios de seus clientes. A garantia de qualidade de um produto é um fator de diferenciação de algumas empresas, pois muitos produtos com qualidade mais baixa são lançados no mercado como uma espécie de “commodity”, a fim de atender uma tendência local.

Por sua vez, os consumidores mais exigentes procurarão serviços e produtos com uma maior qualidade, durabilidade, maior garantia e melhor suporte técnico. Para que estes anseios sejam cumpridos, foi criada uma norma internacional que contribui com a gestão da qualidade nas empresas e é utilizada como padrão de referência internacional. Esta norma é chamada de ISO 9001.  

A implantação das normas ISO 9001 (International Standards Organization), referente a gestão da qualidade, aconteceu em 1987 e revolucionou a consolidação do conceito de qualidade nas empresas. A revisão das normas ISO é proveniente de discussão entre o Comitê ISO e são feitas de 5 a 10 anos. Sua implantação também tem como propósito, contribuir para o aprimoramento de questões relacionadas à sociedade, economia e meio ambiente. 

A norma ISO 9001-2015 foi publicada em setembro de 2015 e foi atualizada com as maiores tendências da qualidade, dando enfoque nos resultados da organização. Os itens com maior destaque nesta atualização foram a avaliação de riscos de processos, feedback dos stakeholders, flexibilização do documento, geração de resultados e o alinhamento com as normas ISO anteriores. 

A ISO 9001-2015 propõe uma gestão mais focada em atender às necessidades do cliente. Esta proposição interfere diretamente na qualidade do produto, uma vez que o conceito de qualidade pode ser considerado subjetivo. A norma também propõe um melhor alinhamento com os processos de gestão do negócio e da liderança. Além disso, temos o envolvimento de pessoas, abordagem de processo, melhoria contínua e tomada de decisões como enfoques da nova atualização.  

O melhor alinhamento com o envolvimento das pessoas se dá pelo almejo de que todos os colaboradores estejam completamente treinados e capacitados para que gerem valor ao produto ao agregar seu trabalho realizado. Na abordagem de processo, temos que a gerência das atividades deve garantir uma integração das atividades do processo para que ele seja coerente. Ao melhorar continuamente um processo, têm-se uma maior qualidade do produto final, por isso também houve enfoque da ISO 9001-2015 nesta abordagem. Além disso, a norma propõe que todas das decisões devem ser tomadas a partir de análise de dados e informações para que a decisão tomada seja a mais assertiva possível. 

Autora: Isabela Vendramini Faria Bicharelli



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