iso 14001

Permeados por uma economia direcionada ao consumo desenfreado, durante anos as empresas usaram os recursos naturais de maneira excessiva. Ao notar que a população estava sendo afetada por esses problemas, manifestações foram iniciadas, exigindo o controle da poluição, e a proteção da natureza. Assim, estudos e medidas foram tomados a fim de controlar e reduzir os impactos ambientais.

Atualmente, as empresas competitivas vêm à gestão ambiental de forma intrínseca aos seus processos, em que a valorização da preservação ambiental é parte da conduta moral das organizações e também da sociedade.

E deste modo, surgiram às normas ISO 14000 e ISO 14001. A ISO 14000 é um conjunto de normas relacionadas à gestão ambiental, entre elas a ISO 14001 é a norma mais conhecida, porque é nela que são estabelecidos os requisitos para implantação de sistemas de gestão ambiental e sua certificação. As demais normas desse conjunto são normas de apoio para completar o entendimento da ISO 14001.

Essas normas determinam a prevenção de processos de contaminações ambientais, orientando a organização quanto à estrutura, forma de operação e entre outras orientações, levando em conta a gestão ambiental.

A norma ISO 14001 estabelece o sistema de gestão ambiental da organização com o objetivo de:

  • Preservar o meio ambiente por meio do controle dos impactos ambientais;
  • Diminuir custos desnecessários e fazer com que a produção da empresa seja mais eficaz e consciente;
  • Cumprimento legal faz com que as empresas evitem receber multas por impactos negativos ao meio ambiente;
  • Melhorar o desenvolvimento sustentável nas empresas através do SGA (Sistema de Gestão Ambiental);
  • Fomentar auditorias ambientais;
  • Criar setores de comunicação ambiental nas empresas.
  • Reconhecimento da marca, já que o certificado mostra que a empresa compactua com a preservação do meio ambiente e às causas sustentáveis. Gerando uma imagem positiva ao revelar que a marca se preocupa com as questões ambientais;
  • Valorizar-se no mercado internacional, o certificado da ISO 14001 pode ser um pré-requisito de contratação. Assim, a certificação possibilita o surgimento de novos negócios internacionais.

 

A norma é condizente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pela ONU.

 

As últimas atualizações sofridas pela norma foram em 2015. Alguns pontos importantes são:

 

  • Para a determinação dos stakeholders e suas respectivas necessidades, deve ser explicitada quais destas se tornam requisitos legais;
  • A alta-direção passa a ser maior, aumentando sua participação no processo.
  • Enfoque na gestão de riscos e oportunidades do negócio. As organizações precisam dedicar atenção às vulnerabilidades e ameaças de incidentes.

 

Quer saber mais? Consulte nosso site e nos contate para um diagnóstico gratuito.