Imagem ilustrativa para o conteúdo de inbound marketing

Você já pensou como seria mais simples atrair o seu cliente de modo que ele se interesse pelo o que a sua empresa está ofertando e feche a venda? Então você precisa conhecer o Inbound Marketing. 

Ele funciona como um conjunto de estratégias de Marketing, de modo que o seu potencial cliente (lead) te encontre através dos mecanismos de pesquisa, ao invés da empresa ir de encontro ao seu público.  

Seu objetivo é atrair o potencial cliente através de um site ou blog com conteúdo relevante, e convertê-lo devido ao relacionamento criado e pelo grau de autoridade de conhecimento sobre determinado assunto. 

Inbound Marketing, de maneira mais aplicada, pode auxiliar a sua empresa a aumentar o alcance do seu negócio, atrair público sem limitação geográfica, estabelecer um relacionamento com o cliente, otimizar processos de vendas e diminuir o custo de aquisição dos seus clientes. 

Conheça abaixo as etapas do Inbound Marketing e como traçar estratégias de Marketing Digital para atrair e converter seus potenciais clientes em vendas.  

Etapas do Inbound Marketing

Atrair 

É importante que você entenda que sem a produção de conteúdo relevante, não será possível atrair leads de maneira assertiva. Ou seja, é através do conteúdo de qualidade que você poderá transmitir autoridade sobre o assunto e convencer que a sua empresa pode solucionar o problema do seu potencial cliente. 

Além disso, é preciso que o seu blog possua uma boa otimização de SEO. Dessa forma, sua audiência te encontra facilmente na primeira página de busca orgânica do Google. 

Outro modo de atrair leads, é através de anúncios pagos como por exemplo, na compra de palavras-chaves do Google AdWords. Ademais, as redes sociais também são canais de atração eficientes, pois é possível identificar o perfil e interesse dos usuários para traçar estratégias.  

Converter 

Na etapa de conversão, o visitante torna-se um lead. Para que isso aconteça, ocorre uma troca de recompensas, de modo que ao oferecer um conteúdo rico para o usuário, ele forneça informações. 

Sendassim, você pode utilizar as Landing Pages, ou seja, páginas de conversão que possuem um formulário para retirar algumas informações relevantes para traçar a abordagem de vendas futuramente. 

De outro modo, também é possível converter os visitantes em leads através dos call-to-actions (CTAs) que são botões que identificam conversões, como por exemplo, se o usuário baixou algum material.  

Relacionar 

A sua base de leads nem sempre estará no momento ideal para a compra devido a inúmeros fatores. Tenha em mente que apenas 3% dos seus visitantes estão buscando por uma solução através da compra do que está sendo ofertado. Diante disso, é essencial que você crie um relacionamento com o seu lead para que a sua empresa não caia no esquecimento. 

Uma das estratégias bastante utilizadas são as campanhas de Email Marketing. Assim, com emails promocionais e newsletter para que o seu lead continue ativo recebendo ofertas e conteúdos relevantes.  

Vender 

As etapas anteriores servem como base para gerar oportunidades de negócio e nutrir o lead de maneira que ele esteja no momento ideal da compra.  

Para identificar essas oportunidades, é possível utilizar o Lead Scoring. Logo, essa ferramenta, atribui uma pontuação para todos os leads baseado em critérios que os qualificam de acordo com o seu perfil e interesse.

Sendo assim, você poderá identificar os leads com um potencial real de compra para a equipe de vendas finalizar o processo comercial.  

Analisar 

A última etapa do Inbound Marketing trata-se de analisar todas as taxas de conversão do funil de vendas para monitorar todas as ações. Com isso, é possível promover otimizações ou mudança de estratégia. Logo, ao controlar esses indicadores, será possível medir a efetividade do Inbound Marketing.  

Portanto, é possível calcular o retorno sobre investimento (ROI) para identificar se o Marketing Digital da sua empresa está gerando lucro ou prejuízo. Para calcular, basta somar os investimentos e comparar com os resultados obtidos em vendas.  

Conclusão

A transformação digital resultou em uma mudança de comportamento do consumidor e as empresas estão buscando novas maneiras de inovar o seu setor comercial para se destacar da concorrência. Sendo assim, o Inbound Marketing pode ser determinante para alavancar os seus resultados em vendas, de modo a conquistar e criar um relacionamento com o seu cliente. 

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco para te ajudarmos e conheça mais sobre nosso serviço de Plano de Marketing!

Por: Nathalia Sasazaki