Com o ritmo de evolução exponencial da tecnologia, as empresas devem estar atentas às novas mudanças para impactar seus negócios e garantir a sobrevivência no mercado. Durante o percurso de desenvolvimento das empresas, há a possibilidade de um crescimento muito rápido, onde as mesmas alcançam dimensões em que é necessário lidar com alguns problemas que surgem no caminho, como uma alta demanda, equipes maiores e a necessidade de manter a qualidade do produto ou serviço, bem como do atendimento da empresa.

Hipercrescimento das empresas e a falta de estrutura organizacional


Para que isso seja possível e a empresa passe por esse momento sem maiores traumas é preciso que o planejamento estratégico, além de estar bem estruturado, seja sempre revisado e adaptado à realidade da empresa, visando atender a nova demanda; equipes treinadas e capacitadas para verificar as possíveis melhorias e colocá-las em ação; e preservar a estrutura organizacional da empresa adequada para manter todos engajados na cultura.

Quando se trata do sistema produtivo, a vontade de desenvolver e aumentar o negócio dos empreendedores pode estar desalinhada com a capacidade do negócio de crescer, onde a falta de um sistema bem estruturado de processos pode gerar grandes erros na produção final, tanto no atraso de pedidos, defeitos de produtos, gerando reclamações de clientes, como também na necessidade de aumentar a capacidade produtiva e então adquirir maquinários novos, que sem estudos da viabilidade destes investimentos pode trazer grandes prejuízos para a empresa.

Reconhecer as falhas do seu negócio é o primeiro passo para evitar a insatisfação de clientes e não prejudicar os demais processos. A estruturação de uma empresa é importante para o bom funcionamento e bom retorno sob o cliente e é necessário mantê-la sem que o processo fique engessado. Comece perguntando: onde é preciso atuar para dar continuidade no processo de crescimento do seu negócio sem sofrer os efeitos colaterais deste? Um Plano de Negócios bem estruturado que, com objetivos claros é possível estudar a viabilidade e como deve ser feito, evita a falta de respostas para questionamentos como: pagar as dívidas referentes ao capital inicial ou tomar um empréstimo para alavancar a produção?

Conhecer o seu negócio é essencial para manter-se no mercado e um plano de negócios bem estruturado proporciona o alicerce necessário para avaliar a viabilidade do investimento no crescimento da empresa, além de fornecer recursos para otimizar tomadas de decisões e auxiliar no crescimento. A Dinâmica Consultoria te ajuda nesse processo e define o que fazer e como  alcançar a vantagem competitiva no mercado.

Autora: Gabriela Lamberti Elvira