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Gestão por Processos: o que é e como implementar em sua empresa

Gestão por Processos

O projeto de Gestão por Processos tem o intuito de otimizar pontos de melhoria a um baixo custo e de maneira rápida e eficiente, trazendo, assim, melhorias extremamente significativas à empresa.

Identificar pontos de melhoria e buscar implementar otimizações dentro das empresas consiste em um grande passo para se manter competitivo frente ao mercado.

Que cada vez mais novos negócios surgem e que a concorrência se eleva radicalmente não é novidade para ninguém, certo? Pensando por esse lado, para alavancar o destaque da marca, é preciso se manter aberto a mudanças.

Sendo assim, se você, empreendedor, quer atingir o sucesso da maneira mais eficiente e rápida possível, o primeiro ponto que você deve levar em consideração é a busca incessante por melhorias.

Uma das maneiras de identificar e implementar essas melhorias é através da aplicação da Gestão por Processos! É sobre ela que iremos abordar no conteúdo de hoje. Não deixe de conferir!

Mas o que é Gestão por Processos?

A Gestão por Processos visa otimizar setores e processos da empresa, de modo a reduzir os custos e aumentar a produtividade. Além disso, possui o objetivo de eliminar desperdícios e estimular o aprendizado na prática.

Também visa engajar colaboradores, de modo a criar uma cultura de melhorias na organização, divulgando-as e contribuindo com uma comunicação clara e transparente.

Resumidamente, a Gestão por Processos apresenta os seguintes aspectos como base:

  • Eliminar desperdícios;
  • Melhorar gradualmente e continuamente;
  • Priorizar pessoas;
  • Envolver toda a empresa;
  • Aplica-se em todos os lugares;
  • Apoia-se em uma gestão visual;
  • Orienta-se para os processos;
  • Toda atenção deve estar nos processos que agregam valor para o cliente;
  • É uma estratégia de baixo custo;
  • Deve-se aprender fazendo!

Portanto, fica claro que a Gestão por Processos busca soluções simples, baratas e que podem ser facilmente implementadas.

Além disso, é importante ressaltar o foco nas pessoas, isto é, nos colaboradores da empresa, pois são eles quem mais conhecem o processo. Consequentemente, são capazes de identificar as maiores falhas e podem encontrar as melhores soluções.

Quais os benefícios da Gestão por Processos?

Assim como dito anteriormente, a Gestão por Processos pode ser aplicada em vários setores diferentes da empresa, e por isso, consegue levantar otimizações em grandes medidas.

Como já sabemos, essa técnica possibilita uma melhor utilização dos recursos da empresa, reduzindo, assim, o desperdício proveniente dos processos presentes na mesma.

Além disso, através da implementação dessa técnica, é possível criar um ambiente de valorização dos colaboradores, uma vez que eles possuem a oportunidade de levantar otimizações e melhorias.

Sendo assim, os mesmos se sentem mais engajados e satisfeitos com suas obrigações, exercendo-as com mais compromisso e seriedade. Isso contribui para uma retenção de talentos mais eficaz dentro da organização.

Além de reduzir os desperdícios dos processos, também é possível reduzir os custos e aumentar a produtividade e qualidade do que é oferecido, o que influencia diretamente na competitividade da empresa e na satisfação dos clientes.

Portanto, com essas otimizações, é possível solucionar os problemas e as falhas específicas da empresa de forma eficiente, garantindo satisfação e fidelidade.

Antes de iniciarmos nosso próximo tópico, baixe nosso e-book gratuito de Ferramentas da Qualidade do Lean Manufacturing para que você possa conhecê-las antes de aplicar a Gestão por Processos na sua empresa!

Como realizar a implementação na sua empresa

Se você chegou até aqui, é porque se interessou pela técnica e enxerga a possibilidade e necessidade de implementação da mesma dentro da sua organização.

Sendo assim, nesse tópico do nosso conteúdo trazemos a você algumas dicas sobre como implementar essa Gestão nos seus processos empresariais!

Antes de iniciarmos, é válido citar que existe mais de uma maneira de implementar a Gestão por Processos:

  • modelo de implementação a longo prazo, visando reestruturar os valores da empresa, enraizando a melhoria contínua em sua cultura;
  • modelo de implementação através de equipes que irão implementar as melhorias pautadas em análises, prazos e objetivos pré-definidos.

A primeira maneira consiste em criar uma cultura em que líderes e colaboradores ficarão atentos a processos que podem ser melhorados e setores que apresentam qualquer tipo de desperdício, por exemplo.

Ainda, estimula troca de experiências e posicionamento entre os colaboradores, reafirmando a sensação de valorização dos mesmos por parte da liderança.

Gestão por Processos na prática!

Já para a segunda maneira, é necessário que a equipe responsável pela solicitação do projeto saiba o que precisa de melhoria, ou seja, onde a Gestão por Processos será aplicada.

Para isso, é ideal que se faça uma priorização do que carece de otimização. Para facilitar essa decisão de forma mais estratégica, uma dica é priorizar aquilo que garantirá maior retorno financeiro à empresa.

Uma vez que a área a receber o projeto foi decidida, é fundamental alocar um time para aplicá-lo. Vale ressaltar aqui que a equipe deve ser multidisciplinar para que todos consigam contribuir de formas diferentes, agregando valor às otimizações que serão levantadas e implementadas.

No time, devem ser alocados os líderes e liderados, isto é, todo o grupo que fará parte da composição, possibilitando registro de resultados e de futuras ideias.

Em seguida, para a execução da implementação da técnica propriamente dita, é necessário elaborar o escopo do projeto, de modo com que a equipe tenha uma espécie de cronograma a ser seguido.

Ou seja, é necessário apresentar o que será feito e o modo como isso será colocado em prática (ferramentas de gestão). Assim que tudo tiver sido alinhado, é o momento de colocar a “mão na massa” e finalmente traçar os planos de ação para os problemas encontrados ao longo do caminho.

Por fim, é necessário manter um acompanhamento de todos os indicadores de resultados para analisar a performance da aplicação da Gestão por Processos. E, desse modo, medir os retornos financeiros que a empresa obteve ou pode vir a obter em breve.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que, realmente, sempre existirá algum processo que apresenta uma falha, por mínima que seja, e que possa ser melhorado.

É aí que a importância de formar um time disposto a identificar esses pontos de melhoria torna-se importante. Sendo assim, invista na Gestão por Processos para aumentar a credibilidade da sua marca e do que a mesma oferece!

Com as três ferramentas citadas acima, e com nosso e-book gratuito de Ferramentas da Qualidade do Lean Manufacturing, você estará mais apto a solucionar esses problemas de forma simples e rápida: com muita eficiência!

E, para facilitar ainda mais sua vida, fizemos um e-book explicando mais detalhadamente, passo a passo, como utilizar estas ferramentas! Baixe-o gratuitamente!

E, além da disposição das ferramentas, a Dinâmica Consultoria oferece um serviço de Gestão por Processos! Não deixe de colocar tudo isso em prática na sua empresa! Entre em contato conosco e fale com um especialista para que possamos levantar as estratégias juntos!

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