A área de Gestão por Processos é uma importante ferramenta de otimização da produção. Trata-se da habilidade de se obter total visibilidade e controle sobre todas as etapas do processo produtivo, analisando cada processo envolvido neste.

Em uma consultoria realizada na área de Gestão por Processos para uma empresa de metais decorativos, a primeira etapa realizada foi o Mapeamento de Processos, que é de grande importância para o conhecimento de cada processo da fábrica e o que cada um abrange. Ainda buscando o conhecimento sobre cada processo, foi feita a cronometragem destes, visando estimar o tempo gasto em cada um.

Em busca de melhorias e padronização nos processos, foram levantados, por meio de Folha de Verificação, os problemas que ocasionavam demoras ou atrasos nos processos. Com o auxilio de algumas ferramentas da engenharia da qualidade, como Gráfico de Pareto, Gráfico de Controle e Diagrama de Ishikawa, foi possível identificar problemas e criar planos de ação para os mais impactantes. Também foi criada uma planilha eletrônica englobando todas as ferramentas desenvolvidas, que também é capaz de gerar relatórios de duração dos processos e possui uma explicação da metodologia PDCA de melhoria contínua.

A empresa em questão demonstrava diversos problemas de atrasos grandes em suas entregas e baixa produtividade. Porém, com a consultoria realizada, o cliente teve a oportunidade de ter uma visão mais sistêmica da sua produção, ficando fácil identificar os gargalos da sua empresa. Com as melhorias propostas, torna-se possível a diminuição considerável dos atrasos. Além disso, a tomada de planos de ação para cada problema pode proporcionar à empresa uma maior produtividade, devido à diminuição e de tempo dos processos.