Guiando o cliente ao sucesso.


O case em questão mostra como a equipe do projeto melhorou a gestão financeira da empresa e solucionou um prejuízo financeiro de 25,12% ao mês. As atitudes tomadas pelos consultores e a relação de confiança estabelecida, juntamente com a realização de um Custeiopossibilitaram um aumento de 73,06% do faturamento da empresa logo no primeiro mês após o término do projeto.

O projeto, desenvolvido em uma microempresa de funilaria e pintura, tendo como escopo o Custeio da Produção e a duração de 64 dias, possibilitou uma melhor gestão financeira para a contratante e, por meio de dados, salientou que as práticas da organização, antes da realização da consultoria, tornavam inviável a obtenção de lucro, evidenciando a necessidade de reformulações na estrutura atual.

Contudo, com o andamento do projeto o cliente viu-se em uma situação de risco. As sugestões da consultoria só seriam aplicadas se ele expandisse e conquistasse um novo nicho de mercado, aumentando as possibilidades de sucesso futuro, entretanto, obrigando-a a criar um novo propósito para a existência de sua organização.

Durante a realização do diagnóstico, o cliente expôs que seu principal problema era que apesar de apresentar um alto faturamento, não possuía lucro aparente. Sendo assim, a equipe do projeto diagnosticou que o objetivo da consultoria seria melhorar a gestão financeira da empresa, para que esta pudesse identificar ou não a viabilidade do negócio já existente, e possibilitar a obtenção de lucro.

Logo, com o início do projeto, a equipe da consultoria realizou uma coleta e análise de dados e com isso, foram percebidos dois principais problemas:

O primeiro era o alto índice de erros no lançamento das despesas no software de gestão, visto que cerca de um terço dos gastos realizados ao mês não eram registrados, impossibilitando o controle e a rastreabilidade dos dados.

O segundo problema foi a ausência de lucro, observado pela diferença entre as receitas e as despesas, que para os meses anteriores a consultoria mostrava um resultado negativo, em média, 2,6% ao mês. Esse resultado possuía duas causas: despesas elevadas e serviços abaixo do preço de custo, dado que o cliente arcava com um prejuízo de 25,12% ao mês.

Com as análises, percebeu-se que esses fatores estavam trazendo os resultados negativos à empresa, impedindo-a de alcançar o ponto de equilíbrio, ou seja, o valor que deve atingir para não obter nem lucro e nem prejuízo.

Logo, para solucionar os problemas identificados acima, foram aplicadas duas ferramentas:

A primeira ferramenta, Fluxo de Caixa, foi utilizada para criar nos proprietários o hábito do controle sobre as receitas e despesas, aumentando assim, os registros de movimentações financeiras e tornando possível a realização de inúmeras análises, o que facilitaria a tomada de decisão e, fortaleceria a gestão financeira da organização.

Contudo, a contratante possuía um aliado, o software de gestão. Então, a equipe, junto com o cliente, percebeu que a decisão mais viável seria utilizá-lo. Dessa forma, a equipe uniu-se a empresa de tecnologia da informação e ao cliente para realizar uma grande parceria, onde o desenvolvedor amadureceria seu software através dos relatórios sugeridos, e em contra partida, forneceria o suporte ao cliente, garantindo assim, uma maior aplicabilidade e informatização das sugestões.

A segunda ferramenta, de Custeio dos Serviços e Produtos, foi aplicada através devido à necessidade de calcular-se o valor do produto final através de um embasamento técnico. Para isso, foi utilizada a metodologia do Custeio por Absorção.

Com a utilização da ferramenta, os ajustes realizados no valor dos serviços atingiram uma valorização de 97,3%. Logo, o mercado com o qual o cliente lidava não iria suportar tal mudança, mas ao mesmo tempo esse não poderia mais arcar com os prejuízos pela realização de seus serviços. Diante de tal cenário, o momento mais crítico do projeto havia chegado, onde precisa-se da total confiança do contratante e de muito embasamento para sugerir uma alteração de nichos devido à alteração no preço, defendendo-a como o melhor para o cliente e mostrando, através de dados, todas as vantagens, sem levantar dúvida do sucesso da operação.

Assim, a empresa de funilaria e pintura que desde sua fundação em 2008 lidava apenas com concessionárias, obrigou-se a mudar seu foco para atender seguradoras. Com total apoio e suporte dos consultores, o cliente realizou as alterações e melhorias necessárias para a seu novo cenário, atingindo resultados inimagináveis.

Quanto aos resultados quantitativos obtidos, observou-se que antes da iniciação da consultoria as despesas eram, em média, de R$ 95.287,73, enquanto que para os meses posteriores, as despesas foram de R$ 78.296,06, em média, demostrando assim uma diminuição de 17,83% com a implantação de um controle rígido da movimentação do fluxo de caixa.

Além disso, nem toda despesa era lançada no software de gestão, criando uma falta de controle e rastreamento de dados. Logo, antes da implementação do Fluxo de Caixa, cerca de 32,40% não eram lançadas. Com a implementação da ferramenta e a contratação de um responsável pelo setor financeiro da empresa,  esse valor está em 0% atualmente.

Com a utilização da ferramenta de Custeio, percebeu-se que a empresa havia acumulado, para os três primeiros meses do ano, um prejuízo equivalente a -25,12% da receita. Logo, com a finalização da consultoria, esse valor representa uma margem de lucro de aproximadamente 20,03%, demostrando um crescimento de |45,18%|. Utilizando-a também observou-se o crescimento do faturamento. Sendo que para os meses anteriores ao projeto, este faturamento era, em média, de R$ 81.105,36. Um mês após sua plena utilização, o faturamento da empresa foi de R$ 140.363,67. Apresentando um aumento de 73,06%. Sendo válido ressaltar que a contratante obteve esse resultado apesar da queda de 13,8% nas vendas do setor automobilístico (Revista Exame).

E, por fim, o ponto de equilíbrio da empresa, que estava em aproximadamente R$ 96.914.09, foi superado em 44,83% após a reestruturação financeira.

Isto mostra a importância de se ter um controle sobre as finanças de sua empresa e de saber se seu produto está te gerando o retorno desejado e esperado.