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5 pilares para uma Gestão de Pessoas: Como gerenciar um time de alta performance

Uma empresa forte no mercado, se tratando de gestão de pessoas, é aquela que possui colaboradores empenhados e comprometidos com os seus valores e propósitos 

Contudo, infelizmente muitas organizações possuem problemas em gerir funcionários, e isso se dá devido ao clima organizacional criado pelos líderes. Mas nem tudo está perdido. Isso pode ser mudado e a sua empresa pode tornar-se referência em gestão de pessoas 

Com certeza o papel de um líder, independente do cargo, é direcionar e orientar seus liderados pela sua jornada de trabalho e, com isso, proporcionar uma experiência que agregue valor na carreira profissional. 

E por que a gestão de pessoas de uma empresa é tão importante?

Ter uma gestão eficiente impacta diretamente no rendimento e produtividade dos colaboradores, no planejamento estratégico, na execução de metas estabelecidas e, por fim, na imagem externa que a empresa possui.  

Dessa forma, colaboradores engajados e felizes com o ambiente de trabalho serão promotores de sua empresa. Isso quer dizer que é necessário investir constantemente para treinar essas pessoas, motivá-las e deixá-las realizadas com a profissão. 

Para gerir pessoas em uma organização é preciso proporcionar as frentes de cinco principais pilares:  

  • Motivação; 
  • Comunicação; 
  • Trabalho em equipe; 
  • Habilidades e competências; 
  • Capacitação e crescimento. 

Portanto, se você deseja entender de que forma deve liderar seus colaboradores, continue lendo!

Motivação

A motivação é um dos pilares mais importantes que guiarão as outras quatro frentes. Ter um colaborador engajado significa sucesso e comprometimento na execução de atividades e processos.  

Para isso, é necessário entender o perfil de cada colaborador e descobrir qual o seu principal motivador. Seja o retorno financeiro (salários + benefícios), seja oprincípios pessoais compatíveis com o propósito da organização, ou o crescimento pessoal e profissional adquirido em um plano de carreira concretizado, a gestão precisa conhecer esse motivador 

O ideal é mapear todos os colaboradores, desde o processo seletivo, e estudar de que forma é possível motivá-los. Assim, a empresa terá pessoas comprometidas e determinadas em alcançar as metas e objetivos do negócio. 

Comunicação

Em uma empresa não é aconselhável a existência de barreiras hierárquicas para a comunicação entre colaboradores e gestores. A comunicação é um pilar extremamente importante para que as atividades possam fluir dentro da companhia e, por isso, precisa ser encorajada. 

Nesse ponto, a transparência no diálogo faz com que o trabalho aconteça em conjunto e com as melhores entregas possíveis. Assim, softwares e/ou ferramentas para comunicação interna podem e devem ser adotados, pois, agilizam nas respostas e tomadas de decisão.  

Trabalho em equipe

Os dois pilares anteriores vão impactar diretamente no trabalho em equipe. Portanto, independente do modelo de negócios, as pessoas sempre devem trabalhar em equipe dentro de squads, setores, diretorias, grupos e times 

Por isso, é necessário ter o controle de atividades e processos que estão sendo executados, bem como o rendimento e eficiência que as equipes estão tendo. Como resultado, ter um rendimento baixo, é um alerta de que algo pode estar acontecendo, seja a dificuldade no processo ou com as pessoas 

Além disso, as sugestões sempre devem ser levadas em consideração, pois são elas que vão guiar o que é necessário para exercer uma liderança saudável. 

Por fim, não se esqueça de que a gestão é de PESSOAS, e assim como todas as pessoas, os colaboradores precisam de momentos de diversão fora do trabalho. Se possível, faça parte desses momentos!  

Habilidades e competências

Atualmente têm-se falado muito em Soft Skills (habilidades comportamentais) e Hard Skills (habilidades técnicas). Os termos são utilizados por empresas multinacionais e requerem que os colaboradores tenham competências e habilidades específicas que agreguem no trabalho cotidiano.  

Dessa forma, ao iniciar a contratação de pessoas e/ou a realização de processos seletivos, avalie os candidatos de forma rigorosa para contratar aqueles que mais se adequem ao cargo oferecido.  

E já que o mercado cresce e evolui rapidamente, é importante construir um ambiente de busca rotineira por conhecimentos novos. Com isso,  inovação e mudança não deve ser um medo para a empresa e sim, uma oportunidade!  

Capacitação e crescimento

Proporcionar aos colaboradores o crescimento pessoal e profissional é uma vantagem competitiva frente ao mercado. Uma vez que, ter colaboradores buscando por inovação é uma chance de alavancar modelos de negócio.  

Sendo assim, reserve um cash mensal para investir em treinamentos e cursos pois, de alguma forma, esse investimento trará retorno na eficiência e entregas do trabalho. 

Fazer avaliações de desempenho é uma ótima oportunidade de identificar quais os melhores cursos e treinamentos seus colaboradores precisam. Mas não se esqueça dos outros pilares, perguntar também é uma forma de identificar o que querem.  

Por fim, o crescimento pessoal também é importante! Invista em autoconhecimento. Os colaboradores precisam estar bem consigo mesmo para trabalhar. Mostrar essa preocupação com eles demonstra a preocupação da gestão.  

Experiência do Colaborador

Nos dias de hoje, as pessoas têm prezado bem mais por terem liberdade de opinião, e por serem ouvidas e valorizadas dentro das empresas do que um retorno financeiro alto em si.

Assim, para acompanhar essa mudança, o bem-estar dos funcionários torna-se uma prioridade. Para isso, é ideal fortalecer o vínculo entre a empresa e seus funcionários, e é exatamente esse o objetivo da experiência do colaborador.

Logo, ela é importante pois garante um relacionamento melhor com os clientes, maior produtividade e, consequentemente, mais sucesso. Ou seja, manter os colaboradores engajados e satisfeitos está diretamente ligado ao crescimento da empresa.

Percebemos, então, que a experiência do colaborador consiste em como ele se sente no ambiente de trabalho e é exatamente por isso que ela é fundamental.

Dessa forma, é necessário acompanhar e investigar possíveis problemas dentro da organização. O eNPS é um indicador de satisfação interna que pode ser aplicado aos colaboradores para recolher feedbacks e traçar pontos de melhorias.

Estamos disponibilizando abaixo uma planilha baixável de eNPS para você aplicar na sua empresa!

Além disso, ela traz vários benefícios à empresa, como por exemplo:
– redução da rotatividade;
– melhoria nas relações interpessoais;
– promoção da marca através do próprio colaborador (employer branding), uma vez que despertará o interesse de outras pessoas em virem trabalhar na sua empresa.

Como fazer uma boa gestão de pessoas durante a pandemia?

Nos últimos meses, muitas empresas tiverem que adaptar o seu modelo de negócios por conta do COVID-19. A pandemia é um problema de saúde que afetou diversas organizações, tanto na gestão quanto financeiramente.  

A falta de contato com os colaboradores é um fator que influencia para o desengajamento dos mesmos e por isso, medidas podem e devem ser tomadas para que não vire um empecilho no trabalho.

Novas formas de motivação foram criadas e a tecnologia está ao seu dispor para ajudar a controlar isso. Abaixo te apresento algumas dicas:  

  • Utilize ferramentas de vídeo chamada para as reuniões; 
  • Faça festas e comemorações online;  
  • Brindes e presentes podem ser entregues sem contato físico;  
  • Inove nos meios de comunicação 
  • Aproveite para testarprototipar ideias;  
  • Crie oportunidades de desenvolvimento pessoal;  
  • Não se esqueça de continuar capacitando e desenvolvendo habilidades;  
  • Construa e reorganize setores/equipes internas na empresa; 

Vale lembrar que essas dicas são válidas até para o pós-pandemia, pois são hábitos que agregam valor à empresa, e principalmente, aos funcionários. Então, coloque-os sempre em prática!

Conclusão

Os colaboradores são a chave de sucesso para a sua empresa. Com uma boa liderança pautada nos pilares apresentados de gestão de pessoas, será possível desenvolver equipes excelentes e de alta performance.  

De qualquer forma, o momento que estamos vivendo requer adaptações. Oferecemos um serviço de experiência do cliente que visa entender o sentimento dos clientes/colaboradores quanto ao que está sendo entregue a eles e de que forma isso ocorre.

Portanto, não deixe de checar nosso case de sucesso em que se obteve um aumento de 10,45% no NPS da empresa! Se você estiver enfrentando dificuldades, não tenha medo de tirar suas ideias do papel e entre em contato conosco para te ajudarmos!

Uma das melhores frases que representa o significado de gerir pessoas dentro de uma organização foi dita pela Luiza Helena Trajano, fundadora da Magazine Luiza, em uma palestra: 

“Líder é aquele que leva as pessoas o mais longe do que elas acreditam que possam ir” 

Por: Thiago Vicente

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