Gestão à vista nas empresas: Importância e benefícios

A gestão à vista está mais presente nas nossas vidas do que imaginamos, através de coisas simples do dia a dia, assim como o indicador de bateria do notebook que permite, por meio da sua visualização, saber quando irá acabar e quando temos que colocar para carregar. Pensando em um ambiente empresarial, o princípio da gestão à vista é fazer com que as informações fiquem acessíveis e à mostra a todos os colaboradores da empresa, de modo a auxiliar na gestão da organização. É importante salientar que não são quaisquer informações expostas para tais colaboradores, mas sim, aquelas essenciais para cada setor da empresa, que possam ajudar nas tomadas de decisão. Por exemplo, se em uma fábrica uma alta quantidade de produtos é reprovada por conta de sua má qualidade e os colaboradores não sabem desse indicador por não ser exposto, eles continuarão fazendo da mesma maneira e assim continuará havendo produtos reprovados. Porém, se esses indicadores estivessem expostos, os colaboradores poderiam visualizá-los e assim mudariam a maneira como fazem os produtos de maneira a obter uma maior qualidade.

Mas como uma metodologia tão simplista aparentemente pode ajudar no gerenciamento das empresas? São vários os benefícios que podem ser alcançados através desse método de gestão, dentre eles podemos destacar:

  • Visão sistêmica da empresa: com a atualização constante dos dados, os colaboradores terão uma visão exata e atualizada do cenário em que a empresa está inserida, podendo identificar processos de melhoria.
  • Integração: cada dado exposto é influenciado por diferentes setores, com isso haverá maior união entre as áreas da empresa, além dos colaboradores terem a percepção de que suas ações influenciam o trabalho de todos da organização, motivando assim a equipe a ser mais unida.
  • Priorização de tarefas: outra vantagem relacionada a essa metodologia, é que os colaboradores passarão a focar em tarefas mais relevantes, pois terão maior acesso a informações que influenciam no seu trabalho.
  • Decisões rápidas e assertivas: com esses dados relevantes ao negócio expostos, tem-se uma visão geral da empresa, com isso as decisões podem ser tomadas de maneira mais rápida e eficientes pois as informações estão dispostas em tempo real e cada colaborador tem conhecimento da situação.
  • Melhora na eficiência do processo: com esses benefícios citados, o processo se tornará mais eficiente. Com os colaboradores com fácil acesso às informações importantes, engajados em atingirem melhores resultados, o processo se tornará eficiente por meio de uma simples mudança na comunicação.

Como exemplo prático de gestão à vista pode-se citar:

  • Kanban: é baseado no uso de cartões para mostrar como anda as atividades do projeto, se está “para fazer”, “em andamento” ou “finalizado”, é um modelo simples que em um quadro pode ser feito o acompanhamento das tarefas.
  • Dashboards: englobam uma série de informações por meio de gráficos e tabelas permitindo a visualização simultânea desses indicadores, essas informações, entretanto precisam ser atualizados constantemente para que faça sentido no acompanhamento dessas.
  • Acompanhamento de metas: permite que todos os colaboradores saibam como está a empresa em relação as suas metas, se está sendo cumprindo ou se estão em uma situação crítica, podendo ser feita em planilhas de Excel ou mesmo em programas específicos para isso.

Podem ser usados outros modelos para aplicar essa metodologia, todos eles ficando como responsabilidade do gestor decidir o melhor a ser utilizado e que se aplica à realidade do negócio.

É visível, portanto, que a aplicação dessa metodologia só traz benefícios à empresa, através da maior clareza e exposição das informações, o que pode parecer simples, mas em relação aos colaboradores permite que esses saibam como está o andamento da empresa e como eles podem ajudar para que essa atinja melhores níveis, fazendo com que assim eles tenham um maior senso de pertencimento da empresa. Isso mostra que para uma boa gestão empresarial não são necessariamente as metodologias mais complexas e caras que garantem a eficiência, muitas vezes métodos mais simples como a gestão à vista podem levar a grandes resultados.

Autora: Natália Moraes



Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
_
Entre em contato conosco e retornaremos o mais breve possível!

Start