A definição de gamificação é simples, como indica o nome, trata-se de aplicar o conceito de jogos a uma atividade ou processo de sua empresa, de maneira a classificar e nivelar os envolvidos nesta. Para entendermos melhor o conceito de gamificação primeiro precisamos entender o conceito dos jogos. Na teoria, todos os games da atualidade utilizam do mesmo mecanismo que jogos antigos utilizavam, as missões que definiam seu nível e de acordo com seu progresso, você era recompensado e/ou premiado.

Gamificação: Melhore o desempenho da sua equipe


Estes são exatamente os pilares da Gamificação.  Imagine os processos mais desinteressantes de sua empresa, que são necessários, mas não despertam interesse nenhum por parte de seus colaboradores em realizá-los. O modelo de gamificação serve exatamente para estas atividades. Encontrando um objetivo global entre os envolvidos no processo, basta definir métricas, níveis, o placar e por fim a premiação, a qual servirá como a motivação. Também haverá um aumento notável no engajamento das pessoas que realizam aquele processo.

A aplicação destes conceitos nem sempre é fácil. É necessário a criação de uma temática, que deve envolver toda empresa, e existem alguns passos que podem ajudar a criação deste conceito:

1° Passo: Briefing: Nesta etapa, deve-se analisar a cultura atual da empresa, entender o contexto em que ela está inserida em relação a seus funcionários, parceiros e stakeholders.

2° Passo: Estudos: Aqui deverão ser analisados criticamente os perfis de seus colaboradores, encontrar quais são seus motivadores e quais poderão ser os possíveis problemas que as atividades levantarão. É importante identificar nesta etapa como cada tema a ser escolhido influencia nas relações dos pontos vitais de sua empresa.

3º Passo: Definição: É aqui que são dadas as primeiras diretrizes e planos de ação, qual temática utilizar, como aplicar, como pontuar e como premiar. As ideias devem ser geradas de uma forma colaborativa para um aumento da efetividade desta etapa, recomenda-se reuniões e imersões para esta fase.

4º Passo: Projeto Piloto: Nesta etapa então, os modelos saem do papel e entram em forma de testes rápidos, protótipos para envolver funcionários, parceiros e stakeholders e início da implementação do novo clima e cultura organizacional. Como no PDCA (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT), ao final dos testes devem ser feitos os ajustes até estar pronto para ser lançado como versão oficial.

5º Passo: Game: Por fim, após todos os ajustes realizados no projeto piloto, a gamificação está pronta para rodar, e a partir de agora deve ser implementado os processos de mensuração e acompanhamento dos resultados.

Implementando esses passos você garantirá um aumento da produtividade de seus colaboradores, estimulando a colaboração e atingindo melhores resultados. As maiores empresas do mundo, como a Gerdau, Deloitte, Starbucks, Nike e muitas outras já utilizam deste sistema. São mais de 500 milhões de usuários até junho de 2016. A empresa americana Engine Yard conseguiu um aumento de 40% de atendimento ao cliente por seus colaboradores, somente implementando um placar que demonstrava o tempo de atendimento e o número de clientes atendidos de cada colaborador. A Dinâmica Consultoria ambienta esse modelo em algumas de suas diretorias e também aplica em projetos, os resultados são perceptíveis e aplicando passo a passo, sua equipe poderá atingir a excelência em resultados.

Autor: José Rafael Azevedo dos Santos