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Você sabe o que é estratégia de marketing e como ela pode te ajudar a crescer?

Estratégia de marketing pode ser definida como o planejamento de todas as ações que serão tomadas para divulgar um produto, marca e/ou empresa.

Já sonhou em assistir seu empreendimento fazer sucesso e crescer cada vez mais? O sonho de todo empreendedor hoje em dia é conseguir, de forma eficiente, ter sucesso em seu negócio. Mas você já parou pra pensar o que é necessário para realizar esse sonho? Provavelmente sim, se não, não estaria aqui, lendo esta publicação. A estratégia de marketing é uma ferramenta que vem sendo amplamente utilizada com a finalidade de atrair clientes. Em meio á tantas startups, este novo conceito vem sendo difundido e, além do mais, utilizado para atingir o sucesso. Empresas já maiores e mais bem estabelecidas também se utilizam deste conceito pois, hoje em dia, ninguém quer ficar para trás!

Está interessado e quer criar sua própria estratégia de marketing para dominar o mercado? Não perca tempo. Segue abaixo alguns passos a serem seguidos para te auxiliar neste processo.

Como criar uma estratégia de marketing?

1. Conheça seu produto

Primeiramente, você, empreendedor, deve ter um amplo conhecimento sobre o que sua marca/empresa oferece. Deve saber todos os detalhes, positivos e negativos, para que você consiga, de forma eficiente, entregar o valor que você quer que seu produto passe aos seus clientes. Tendo auto-conhecimento sobre sua oferta você terá mais facilidade em passar confiança aos seus consumidores.

2. Estude seu público-alvo

Além de conhecer muito bem seu produto, você deve também conhecer seu público-alvo. Para quem meu produto se destina? Quem compraria? Qual a idade dos meus compradores? Responda a estas perguntas e outras mais e comece a entender quem é seu público-alvo. Entreviste pessoas, pergunte a elas o que elas fariam diante de seu produto, pergunte a amigos, crie um banco de dados. Ao analisar estes dados, comece a construção de sua persona, que é, na maioria dos casos, a pessoa que adquiriria seu produto. Enfim, após todos estes passos, você terá ciência de quem são seus consumidores em potencial e qual a melhor forma de se aproximar deles!

3. Escolha seu canal de divulgação

Após saber a quem se destina seu marketing e conhecer muito bem seu produto, você deve escolher o canal de marketing. Esta parte é fundamental pois cada plataforma, cada forma de mostrar seu produto, terá um impacto diferente, ou seja, será exibido em diferentes lugares, para diferentes pessoas, de diferentes idades e de diferentes formas. Entre várias alternativas como Youtube, Google, Linkedin, Instagram, Facebook,  outdoors, rádio, televisão, entre outros, você deverá escolher a que se destina melhor a seu público-alvo. Ao fazer isso, você atinge com mais eficiência seus possíveis clientes e melhor transmite o valor que você quer passar.

4. Mãos á obra

Definidos a persona a quem seu negócio se destina, os canais de divulgação em que ocorrerá a divulgação e com amplo conhecimento sobre sua empresa em geral, está na hora de produzir conteúdo. Nesta etapa você deve nutrir as pessoas que estão vendo suas publicações. Com postagens inteligentes que agregam valor ao seu negócio, utilize as dores diárias e problemas de sua persona para produzir publicações que foquem na solução destes problemas que envolvem o seu produto.

Após algum tempo produzindo conteúdo você verá alguns resultados, frutos destes esforços. Algumas pessoas, eventualmente, entrarão em contato com sua empresa, atrás de sua oferta, processo chamado de Inbound Marketing. Já outras pessoas estarão interessadas porem não entrarão em contato. Neste caso você deve fazer um estudo acerca da pessoa que vem visitando suas publicações e entender se ela está interessada e é uma oportunidade. Se ela for uma oportunidade, não perca tempo! Entre em contato com ela dentro de alguns dias e veja se ela está realmente interessada.

Este passo é crucial para uma boa estratégia de marketing visto que todo o conteúdo que você disponibilizar servirá como uma vitrine de sua empresa a todas as pessoas que verem. Por isso este passo deve ser muito bem pensado e aproveitado. É aqui que será definida se sua estratégia é boa ou deve ser repensada!

5. Analise os resultados e crie metas

E, finalmente mas não menos importante, analise os resultados e crie metas. Ao passar do tempo você terá a chance de estudar sua estratégia de marketing e ver se ela está trazendo os resultados esperados. Caso não estiver, tente recomeçar e repensar. Analise o que você fez que não trouxe resultado e o que você pode fazer para mudar esta situação. Caso esteja dando os resultados esperados, não pare por ai. Sempre há espaço para melhorias e cada melhoria, mesmo que mínima, deve ser sempre bem vinda. Após a análise destes dados, crie metas inteligentes e possíveis. São elas que vão servir como indicadores de sucesso e como base para melhoria contínua.

Porque estratégia de marketing é tão importante?

Definir um plano de marketing é essencial pois, ao mesmo tempo que atrai clientes para pequenas e grandes empresas, divulga o valor de sua empresa e o mostra a todas as pessoas que forem atingidas. Não ter uma estratégia definida seria como estar dentro de uma caixa e gritar, esperando que alguém te ouça. Além do mais, saiba o que sucesso significa para você. Ao ter consciência desta definição você poderá dizer se sua estratégia esta sendo bem sucedida ou não, de acordo com suas metas. Por outro lado, quando não se sabe onde quer chegar, qualquer caminho está bom!

Quer saber mais sobre o assunto?

Visite o site da Dinâmica Consultoria, clicando aqui, para se inteirar mais sobre o assunto. Caso queira ajuda ao definir sua estratégia, entre em contato conosco, afinal, duas cabeças trabalham melhor do que uma!

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