Já pensou em como seria mais fácil atingir a meta do mês se seu time estivesse em sincronia? Não é segredo que as pessoas são mais produtivas quando estão motivadas e sentem-se parte de algo maior. O endomarketing busca justamente o atingimento de objetivos e metas da empresa pela satisfação de todos os colaboradores.

endomarketing


O endomarketing nasce da junção de dois setores: Marketing e RH. Através do conhecimento do clima organizacional e das necessidades dos colaboradores provindos do setor de RH, esses dois setores traçam planos de ação a fim de conduzir melhorias tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa.

Benefícios do endomarketing

Na sequência estão listados alguns pontos de melhoria que são resultado das práticas de endomarketing.

     1 . Aumento da motivação

As pessoas são motivadas por duas coisas: senso de pertencimento e reconhecimento. Ao aderir às práticas do endomarketing a empresa mostra sua preocupação com seus envolvidos. Eventualmente, o sentimento de equipe é fortalecido, estimulado o desenvolvimento das tarefas de cada função.

As comemorações e reconhecimentos de um trabalho bem executado são de extrema importância. Através desse reconhecimento o significado do trabalho é consolidado, fortalecendo o sentimento de equipe e motivando a excelência dos trabalhos futuros.

     2 . Diminuição da rotatividade

Dezenas de empresas são fundadas todos os dias e as já consolidadas no mercado estão diariamente buscando profissionais excelentes. Além de perder bons profissionais, as empresas eventualmente têm de arcar com custos de demissão e posterior contratação.

Mostre para seus colaboradores que sua empresa é um ambiente agradável, que preza pela integridade física e mental. Hoje as pessoas valorizam a satisfação em trabalhar tanto quanto seu salário e, em alguns casos, até mais.

     3 . Potencialização da produtividade

O aumento da produtividade é um reflexo da motivação, pois profissionais que se sentem realizados com suas tarefas buscam realizá-las da melhor maneira possível. As pessoas param de pensar em suas tarefas como obrigações e, então, começam a realizá-las por prazer. Sendo assim, o protelar das atividades vai se extinguindo.

Como implantar ações de endomarketing?

Você deve estar se perguntando: “Legal, mas como faço isso? Como motivo alguém? ”. O ponto de partida é conhecer sua equipe, igualmente sua opinião a respeito da empresa. Em geral, as pessoas que trabalham em uma organização possuem características similares que as levaram a trabalhar na empresa. Uma alternativa para identificar tais características é realizar uma pesquisa de clima organizacional (caso queira saber como realizar uma pesquisa de clima organizacional, clique aqui).

A coleta dos dados indicará o caminho das ações de endomarketing a serem seguidas. É importante dar continuidade às pesquisas de clima para, posteriormente, confrontá-las e verificar a eficácia das ações realizadas.

A seguir estão listadas algumas ações de endomarketing adotadas por empresas, que semelhantemente podem trazer resultados a sua. Vale lembrar que cada organização possui suas peculiaridades, portanto deixe sua imaginação fluir, não se atentando apenas aos seguintes exemplos.

     1 . Melhor comunicação interna

Existem diversos meios de comunicação: e-mail, WhatsApp, gestão visual, anotações, gestos, a própria fala, dentre outros. O importante é estabelecer um meio a ser utilizado pela empresa, afim de que todos tenham acesso às informações necessárias e falem “a mesma língua”. Uma forma muito eficaz e simples de comunicação é a gestão visual. Para saber mais, clique aqui.

Quando tratamos do meio de comunicação mais utilizado por nós, a fala, é importante ressaltar que sua eficiência é pautada no ato de falar e escutar. Ao transmitir alguma informação importante através da fala, certifique-se de que sua mensagem foi recebida e, principalmente, entendida. Na dúvida, explique detalhe a detalhe e não hesite em pedir ao seu ouvinte que explique aquilo que entendeu da sua mensagem.

Lembre-se que ouvir é tão fundamental, talvez ainda mais, quanto falar. Abra espaço para que os operadores expressem suas opiniões e sugiram mudanças, assim eles sentem-se especiais e parte da empresa. Grandes ideias de melhoria surgem dessa maneira e, aliás, quem conhece mais do processo do que aquele que trabalha nele todos os dias?

     2 . Atividades de integração

Cultivar o sentimento de união é algo que vem sendo apontado durante o decorrer deste texto, pois nada melhor que atividades de integração para unir sua equipe. Como dito anteriormente, cada organização possui suas características: algumas gostam de tomar o café da manhã juntos, outras de realizar happy hour, ou até criar um time de futebol para jogar aos finais de semana e, então, emendar com aquele churrasco.

O importante dessas atividades é que, indiferente do cargo que você ocupa, certamente todos estejam reunidos. Nesses momentos, diretores, gerentes e operadores podem confraternizar em um ambiente mais descontraído e até encontrarem soluções para seus problemas da empresa.

     3 . Política de beneficiamento

O beneficiamento aqui refere-se não apenas ao incentivo financeiro, mas outros meios de bonificar as pessoas pelo bom trabalho. Existem inúmeras alternativas a serem levantadas e, novamente, é crucial conhecer quem trabalha em sua empresa.

Algumas empresas investem em cupons de desconto, outras em treinamentos, ou até mesmo viagens de final de ano. O importante é motivar sua equipe a executar trabalhos de qualidade mostrando que a empresa se importa com o desempenho e está disposta a oferecer alguns bônus como reconhecimento.

Incrível como pequenas mudanças podem alterar todo o ambiente e as pessoas que o compõem. Que tal analisar quais ações de Endomarketing se encaixam em sua empresa e colocá-las em prática já?

Autor: Matheus Schiavon