empresa-juniorAo deparar-se com o termo empresa júnior, muitas coisas podem passar por sua cabeça, pois o assunto ainda é pouco divulgado se comparado ao impacto que esse tipo de empresa tem gerado no Brasil. Tendo em mente as dúvidas mais comuns de nossos clientes, desenvolvemos esse conteúdo para que você possa entender o que realmente é uma empresa júnior. Confere aí!

O que é uma empresa júnior?

Uma empresa júnior é uma empresa que, assim como qualquer outra, possui CNPJ e responsabilidade jurídica. O diferencial é a composição do quadro de membros. São formadas exclusivamente por estudantes de graduação e recebem suporte dos professores das universidades para a prestação dos serviços. Por esse motivo, conseguem juntar a alta qualidade técnica exigida pelos docentes e a inovação buscada diariamente pelos jovens inconformados que compõem essas empresas.

Além disso, uma empresa júnior pode unir as competências técnicas de vários cursos de uma mesma universidade ou ser focada apenas em uma graduação. Os serviços prestados são embasados na graduação dos membros que compõem essas empresas. Também é importante lembrar que esses serviços são prestados tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

O trabalho prestado por um empresário júnior é voluntário, ou seja, não é remunerado. Logo, você deve se perguntar: para onde vai o lucro obtido com a prestação de serviços? O lucro obtido é revertido em capacitação para os membros da empresa, a fim de ampliar seus conhecimentos e entregar cada vez mais valor para os clientes. Como bônus, profissionais cada dia mais capacitados são inseridos no mercado de trabalho.

Em quais lugares do Brasil existem empresas juniores?

As empresas juniores estão presentes em todos (isso mesmo, TODOS) os estados brasileiros, além de também existirem em diversos outros países. No Brasil, existem mais de 800 empresas juniores que, juntas, faturaram 28 milhões em 2018.

O que é a Brasil Júnior?

A Brasil Júnior é a instância máxima que representa e dá direcionamento para todas as empresas juniores do Brasil, a fim de alinhá-las em torno do mesmo propósito. Com seu planejamento estratégico trienal, define, a cada três anos, os próximos passos a serem dados. Isso para que o Movimento Empresa Júnior continue mudando a realidade do país por meio do fomento ao empreendedorismo e à educação.

O Movimento Empresa Júnior brasileiro, mais conhecido como MEJ, tem como missão “Formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”. Ou seja, formar bons líderes para o futuro, com habilidades para conduzir pessoas e alta qualidade técnica. O movimento surgiu em 1967 na França e existe no Brasil desde 1988.

Por que contratar uma empresa júnior?

Contratar uma empresa júnior significa trazer uma combinação infalível para dentro de sua empresa. Conteúdo técnico aprofundado, que vem da academia, somado a um pensamento inovador, algo que é cultural no MEJ. Outro ponto relevante é a troca de experiências práticas que os eventos promovidos pela Brasil Júnior oferece. Neles é possível acompanhar cases de sucesso de empresas das mesmas áreas de atuação dos mais diversos estados brasileiros e trazer boas práticas para a realidade dos clientes.

Além disso, diferentemente de empresas normais, todo o dinheiro investido no serviço é revertido em capacitação, ou seja, em qualidade na execução dos projetos. Portanto, o custo-benefício parece interessante, não é mesmo?

E, falando em custo-benefício, nossa cultura é a de colocar o cliente no centro e entregar valor. Ou seja, nossos projetos têm foco em alcançar os objetivos do cliente, de maneira a adequar-se exatamente à realidade vivida pela empresa ou empreendedor. Além disso, empresas juniores conseguem prestar serviços a preços competitivos. Isso possibilita que micro e pequenas empresas também tenham acesso às informações mais atualizadas presentes no mercado.

Mas afinal, quem é a Dinâmica Consultoria?

Hoje, a Dinâmica Consultoria está entre as trinta maiores empresas juniores do país. É formada por estudantes do curso de engenharia de produção. Uma engenharia muito versátil, que permite uma atuação tanto na área de gestão, quanto na de produção. O serviço prestado por nossa empresa possui o formato de consultoria. Isso significa que desenvolvemos uma solução personalizada e única para o cliente, com o propósito de resolver os desafios identificados, durante um período especificado antes do início do projeto, e auxiliamos na implementação.

Nossas consultorias são divididos em cinco áreas de atuação: produção, processos, gestão, finanças e mercado. Realizamos projetos tanto para pessoas físicas que estão buscando estruturação para abrir seus negócios, quanto para micro e pequenas empresas e empresas de médio e grande porte. Estamos há 15 anos no mercado maringaense proporcionando a melhor experiência para nossos clientes e entregando soluções de valor.

Para que novos clientes tenham a oportunidade de nos conhecer, oferecemos um diagnóstico gratuito. Nele, são levantadas várias informações à respeito das atividades da empresa e dos desafios enfrentados diariamente. Com base nesses dados, é fornecida uma orientação sobre os passos mais relevantes a serem dados pela empresa em questão de melhoria na entrega de resultados e aumento da competitividade no mercado.

Que tal conversar conosco e conhecer mais sobre a Dinâmica Consultoria? Caso você não saiba por onde começar a otimizar seu negócio, recomendamos que você solicite um Diagnóstico Gratuito. Caso já tenha um direcionamento sobre o que deve ser melhorado em sua empresa e nossas consultorias façam sentido para você, entre em contato e especifique sua necessidade!

Autora: Flávia Akemi