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Employer Branding: como atrair talentos através da cultura organizacional

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Fazer com que sua marca vire referência no mercado de trabalho para aqueles que buscam novas oportunidades profissionais é algo que muitos gestores de recursos humanos desejam alcançar.

Contudo, atrair os melhores talentos para sua organização, retê-los e reduzir a taxa de turnover da empresa pode ser um grande desafio. Sabemos que o mercado se torna, a cada dia, mais e mais competitivo.

Sendo assim, pensar não só em atrair consumidores para sua empresa, mas também pensar em atrair pessoas para o time é fundamental para que a empresa possa crescer.

É aí que entra a necessidade de investir no Employer Branding! Mas o que isso quer dizer? Basicamente, investir em estratégias que gerem uma imagem positiva sobre sua organização.

Quer saber mais sobre como fazer sua cultura empresarial conquistar novos talentos? Continue acompanhando nosso post!

Employer Branding, o que é?

Como dito acima, o Employer Branding consiste em estratégias de marketing para que o público possua uma boa percepção sobre sua empresa.

Seu objetivo principal é atrair e reter bons profissionais. Ou seja, fazer com que as pessoas queiram fazer parte da sua empresa! Para isso, é necessário proporcionar um bom ambiente de trabalho.

Além disso, a empresa deve oferecer oportunidades para o âmbito profissional, possibilitando o desenvolvimento de competências, como soft e hard skills.

Assim, a empresa consegue cativar o interesse de novos talentos, obtendo como resultado equipes de alta performance, aumento da competitividade da empresa frente ao mercado, e, também, aumento da produtividade dos colaboradores.

Portanto, o foco principal é o cuidado com a imagem que sua empresa passa. Qual a reputação que ela transmite não só aos clientes, mas ao público como um todo?

A base para tudo isso está diretamente nos colaboradores. São eles quem farão a propaganda orgânica da sua marca, e por isso, eleve o nível de satisfação dos mesmos! Confira nosso post sobre eNPS para saber mais!

Qual a importância do Employer Branding?

Com a concorrência crescendo cada vez mais, é importante que a empresa busque meios de se destacar… e isso também se encaixa à vivência proporcionada aos colaboradores.

Atualmente, por mais que o retorno financeiro ainda seja um fator decisivo para muitas pessoas, ele não é o suficiente para chamar a atenção de um bom profissional.

Pessoas realmente interessadas em se desenvolver profissionalmente pesquisam antes de ingressarem em uma nova organização. Pode-se dizer que, hoje, os interessados por novas oportunidades priorizam muito mais os pilares da empresa.

Isto é, a nova geração busca atuar em empresas com as quais elas se identifiquem. O retorno financeiro vem como uma consequência natural do trabalho realizado.

Vale ressaltar que os próprios colaboradores são os responsáveis pela maior propaganda da sua marca. São eles os defensores da mesma, quem carrega o nome consigo e faz a divulgação natural da companhia.

Além disso, investir em um Employer Branding faz com que tenham mais interessados a ingressar na empresa, fazendo com que a concorrência pela vaga aumente.

Sendo assim, os candidatos darão o melhor de si para conquistarem seu espaço, se esforçando ao máximo. Isso resulta em um aumento de satisfação e de produtividade.

Por fim, o Employer Branding também é importante para outros aspectos empresariais. Para relações externas, ser uma marca bem-vista pelo público faz com que, por exemplo, patrocinadores e fornecedores apoiem a marca.

Afinal, qual organização não quer ser relacionada a um bom nome no mercado, não é mesmo?

Como colocar o Employer Branding em prática?

Pode ser que você esteja se perguntando como colocar o employer branding em prática e fazer com que o mesmo traga resultados para a empresa, certo?

Primeiramente, é importante salientar que os resultados não virão de repente… esse é um processo que demanda tempo e seriedade, e por isso, é importante que todos estejam alinhados e trabalhando em busca do mesmo propósito.

Dessa forma, a equipe responsável pelo employer branding deve encaminhar o projeto baseando-se totalmente na cultura empresarial. Isto é, basear-se na missão e nos valores próprios da empresa.

Aqui, os gestores buscam pessoas que tenham fit cultural, que se encaixem com a cultura da organização. Portanto, esses valores devem condizer com a realidade da companhia.

Sendo assim, separamos aqui algumas estratégias de como aplicar o Employer Branding no seu processo de recrutamento!

Planejamento

Antes de iniciar de fato esse processo, a equipe estratégica por trás do mesmo deve estruturá-lo completamente. Isto é, decidir o que será feito. Qual o objetivo desse recrutamento? Quem você deseja atingir e atrair?

Aqui, é importante definir um cronograma para o processo seletivo da empresa, com as etapas presentes e suas respectivas datas. Ainda, deve-se analisar os recursos disponíveis para colocar em prática.

Priorização

Em seguida, a equipe deve priorizar qual o grupo da empresa mais estratégico para colocar o Employer Branding em prática. Além disso, também é fundamental que a liderança esteja engajada.

Afinal, são os líderes que deverão transmitir para os demais o gás necessário para motivação, uma vez que são eles quem têm contato direto com os feedbacks que são trocados ao longo das gestões.

Experiência

Outra forma de colocar o employer branding em prática é através da demonstração das experiências obtidas com a empresa. Ou seja, quais foram os crescimentos, o que foi feito, quais foram os aprendizados obtidos durante a vivência dos colaboradores.

Uma vez que a equipe responsável possui esses relatos, os mesmos podem ser utilizados para agregar valor ao chamar a atenção de novos colaboradores.

Ainda, é ideal que tenha uma valorização dos colaboradores para que esses tenham uma boa imagem interna sobre a empresa e possam propagar isso aos demais.

Alinhamento com a comunicação

Por fim, é imprescindível que a equipe responsável pelo employer branding faça um alinhamento com o time de comunicação da empresa.

Até porque, é esse time quem irá ficar responsável pela divulgação da marca e como a mesma é apresentada ao público, por exemplo, através das redes sociais.

Portanto, o alinhamento dos valores, missão e do que se deseja passar devem estar condizentes com a realidade e com a estratégia do setor de recursos humanos.

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Referências empresariais

É muito provável que no momento em que você esteve à procura de novas oportunidades, possuía em mente alguns nomes de empresas que te proporcionavam um certo brilho nos olhos, não é mesmo?

A questão é que essas empresas perceberam a necessidade de inovar e deixar os padrões tradicionais de lado, conquistando muito destaque frente à concorrência.

Conheça algumas marcas referências no processo de Employer Branding, conhecidas como excelentes lugares para seguir a carreira profissional!

Google

Com certeza você já ouviu falar no ambiente leve e descontraído que o Google proporciona aos seus colaboradores. Por conta disso, acaba sendo um dos lugares mais procurados para se trabalhar, servindo como referência de inspiração também para outras empresas.

O Google pratica ativamente o Employee Experience, oferece amplos benefícios, e claro, proporciona um ambiente extremamente agradável, despertando o melhor de seus colaboradores.

Starbucks

A Starbucks é uma das marcas com mais presença na questão da cultura organizacional. Sua estratégia está pautada em se referenciar aos colaboradores como “parceiros da marca”.

Assim, a empresa fortalece e aproxima a relação dela com seus colaboradores, o que é nítido para o mercado. Isso reforça a boa imagem que é transmitida para quem está de fora, fazendo com que bons profissionais queiram fazer parte da marca!

Netshoes

Por fim, a Netshoes também se tornou referência no processo de Employer Branding. Entretanto, levou um tempo até que a empresa pudesse se desenvolver e passar uma boa imagem para bons profissionais.

Percebeu que era necessário fortalecer a cultura interna para os próprios colaboradores para que existisse a divulgação natural do ambiente de trabalho para atração de novos talentos.

Conclusão

Assim, vimos que para uma empresa obter sucesso, não basta apenas pensar no consumidor final e na experiência que o cliente terá, mas também, é necessário valorizar a equipe interna.

São os colaboradores que refletem a qualidade do que é ofertado e sem eles, o sucesso da empresa não seria alcançado. Pensando nisso, preparamos um e-book gratuito sobre Employee Experience!

Nele, você poderá entender desde suas vantagens, endormarketing e até a jornada do colaborador dentro da sua empresa!

Caso queira estruturar e proporcionar uma boa experiência para sua equipe, não deixe de checar nosso serviço de Experiência do Colaborador!

Com ele, é possível engajar seus colaboradores, aumentando sua produtividade e eficiência, trazendo inúmeros resultados positivos para ambos os lados!

Para saber mais, entre em contato conosco para aumentarmos o eNPS da sua empresa juntos!






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